Yuri Gitahy de Oliveira, em seu blog Mundo IT, iniciou em março uma série de artigos sobre Carreiras em TI. Muito instrutivo.
O mais recente, do início de junho, é sobre Arquitetura de Software. Fruto da evolução e aumento da complexidade no desenvolvimento de software, como resume bem Yuri em seu artigo, a carreira de arquiteto de software está em alta — e tende a continuar. Requer, contudo, um profissional sênior de informática, com uma visão abrangente e atual do amplo mundo do desenvolvimento de software.
A formação do arquiteto de software é um desafio, pois nada substituirá a experiência para o bom desempenho profissional nessa área.
Um curso inovador que recomendo ao profissional que quer se aperfeiçoar e se atualizar, para atuar como arquiteto de software, gerente de projetos ou gestor de TI, é a especialização Estratégias em Arquiteturas de Sistemas. Desenvolvido recentemente pelo IEC PUC Minas em parceria com a empresa Archware, em Belo Horizonte, MG, o curso aborda temas amplos e atuais em arquitetura de sistema, partindo dos fundamentos para segmentos específicos: Web, Computação Móvel, Integração, Informação e Dados, e Segurança.
Para saber mais:
- Quem é o arquiteto de software?, por Marco Aurélio Mendes, 9 de outubro de 2006.
- Arquitetura de software, por Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Software Architecture e o texto What are the Duties, Skills, etc. of a Chief Software Architect (em inglês), por Software Engineering Institute (SEI) da Carnegie Mellon University.