Novidades Sun e Oracle no JavaOne 2007

Sun apresenta JavaFX, Oracle traz prévia de JDeveloper e OC4J 11g e anuncia ADF Faces Rich Client livre, no evento JavaOne 2007, que ocorre de 8 a 11 de maio em San Francisco, EUA.

Sun

Dia 8 de maio, na conferência JavaOne 2007, a Sun apresentou prévia da tecnologia JavaFX, para a criação de conteúdo e aplicações ricas — Rich Internet Applications (RIA) — em ambiente Java (JRE) cliente, voltada tanto a dispositivos móveis e aparelhos eletrônicos quanto a desktop e navegadores web.

Há por enquanto dois componentes principais: JavaFX Script, uma linguagem de script radicalmente simples rodando em Java SE, destinada a desktop e web/RIA, e JavaFX Mobile, um sistema de software completo para dispositivos móveis.

JavaFX parece uma mistura de Applet, Flash e Javascript e com uma interface de programação amigável. A tecnologia JavaFX vem concorrer com outras tecnologias RIA como Adobe Flash e Microsoft Silverlight, além do AJAX que vem impulsionando a Web 2.0. O Flash da Adobe (que incorporou a Macromedia em 2005) é base para novas soluções como o emergente projeto Apollo e o IDE/framework Flex. Já o Microsoft Silverlight é codinome do Windows Presentation Foundation/Everywhere (WPF/E), em Beta.

Para saber mais (em inglês):

Oracle

Dia 9 também no JavaOne, a Oracle anunciou a disponibilidade do Oracle Development Kit for Spring, com suporte a Spring Framework 2.0 e integração com o IDE gratuito Oracle JDeveloper, e revelou a próxima geração da Arquitetura para o Oracle Fusion Middleware, sua infra-estrutura integrada e cada vez mais abrangente para computação em Grid, Service-Oriented Architecture (SOA), e Event-Driven Architecture (EDA).

O componente fundamental do Fusion Middleware é o Oracle Application Server. Seu release 10g recentemente superou IBM WebSphere e BEA WebLogic e foi o melhor na avaliação de servidores single-node em plataforma x86, nos Benchmarks SPECJAppServer2004.

A Oracle também anunciou novidades em ferramentas Java: Technical Preview do IDE Oracle JDeveloper 11g, do Oracle Containers for Java EE (OC4J) 11g e do framework de persistência Oracle TopLink 11g; e a doação dos componentes ADF Faces Rich Client para o Projeto Apache, mais uma parte do Oracle Application Development Framework (ADF) que se torna software livre.

OC4J e JDeveloper 11g trazem compatibilidade com Java EE 5 — incluindo suporte a EJB 3, JPA, JAX-WS, JSF 1.2 e WS-Policy (para Web services seguros) –, plataforma de persistência Oracle TopLink melhorada e integração com Spring e Java Transaction Service (JTS).

Oracle ADF Faces Rich Client inclui mais de 80 componentes ricos com suporte a AJAX e RIA baseados em JSF 1.2 e Java EE 5, além de melhor suporte a Web Services.

Para saber mais (em inglês):

2 Replies to “Novidades Sun e Oracle no JavaOne 2007”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *