Microsoft insiste no WGA

Microsoft continua insistindo na introdução da ferramenta de Notificação do Programa de Vantagens do Windows Original (KB905474, português, revisão 4.0, 10/04/2007) — Windows Genuine Advantage (WGA) Notification application (KB905474, inglês, revisão 4.1, 07/03/2007).

Na Atualização Automática ontem, meu Windows XP incluiu mais uma vez o Notificador do WGA como atualização recomendada. É a mesma atualização que eu critiquei em 22 de agosto de 2006, quando foi introduzida pela primeira vez pela Microsoft como atualização crítica.

A Ferramenta de Notificação do Programa de Vantagens do Windows Original o notifica caso a sua cópia do Windows não seja original. Se o seu sistema não for original, a ferramenta o ajudará a obter uma cópia licenciada do Windows.

Mais informações sobre esta atualização podem ser encontradas em http://go.microsoft.com/fwlink/?linkid=39157

Mais uma vez, respondi explicitamente que não concordo com estes termos e que não quero que a instalação desta atualização seja solicitada novamente, conforme mostram os diálogos a seguir. Vamos ver se desta vez a Microsoft deixa um usuário de Windows original em paz e vai caçar piratas em outro lugar. Que coisa constrangedora para um usuário honesto que só quer sua privacidade, ufa!

[photopress:wga_2007_05_01_01.png,full,centered]

A caixa acima é exibida se você tiver as Atualizações Automáticas do Windows configuradas como “Fazer download de atualizações para mim, mas permitir que eu escolha quando instalá-las.” e escolher, quando as atualizações estiverem prontas, a opção de “Instalação personalizada”.

[photopress:wga_2007_05_01_02.png,full,centered]

O link O que é WGA Notifications? no diálogo leva para uma página web com informações adicionais.

[photopress:wga_2007_05_01_03.png,full,centered]

Os termos do Contrato de Licença (EULA – End User Licence Agreement) do WGA Notifications continuam invasivos como antes. Veja meu artigo de agosto de 2006 para uma análise dos detalhes.

[photopress:wga_2007_05_01_04.png,full,centered]

Com o contrato de licença recusado, só resta ao instalador a opção de Cancelar. Porém, existe a opção (marquei, lógico) de “Não solicitar novamente a instalação desta atualização.” Contudo, eu já havia marcado opção similar em agosto de 2006 e, pelo visto, minha instrução foi “esquecida” ou ignorada agora.

[photopress:wga_2007_05_01_05.png,full,centered]
Pronto, me livrei da invasão de privacidade do WGA novamente. Espero que não haja uma próxima vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *