Renovação da CNH

Se você obteve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motorista no Brasil até 1993, não deve ter feito o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros. A partir de junho de 2005, ao renovar sua habilitação, deverá fazer o Curso de Atualização para Renovação da CNH — 10h de Direção Defensiva e 5h de Primeiros Socorros — em um Centro de Formação de Condutores (CFC) — vulgo auto-escola –, ou submeter-se a uma prova de avaliação no Detran de seu estado.

De acordo com a Resolução nº 168 de 14/12/2004 (em vigor desde junho de 2005, alterada pela Resolução 169, de 17/03/2005) do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), seu Artigo 6º, Parágrafo 1º diz o seguinte:

§1º Por ocasião da renovação da CNH o condutor que ainda não tenha freqüentado o curso de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, deverá cumprir o previsto no item 4 do anexo II desta Resolução.

E o item 4 do Anexo II é:

4. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RENOVAÇÃO DA CNH

4.1 CURSO TEÓRICO
4.1.1 Carga Horária Total: 15 (quinze) horas aula

4.1.2 Estrutura curricular

4.1.2.1 Direção Defensiva – Abordagens do CTB – 10 (dez) horas aula
– Conceito
– Condições adversas;
– Como evitar acidentes;
– Cuidados na direção e manutenção de veículos;
– Cuidados com os demais usuários da via;
– Estado físico e mental do condutor;
– Normas gerais de circulação e conduta;
– Infrações e penalidades;
– Noções de respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito: relacionamento interpessoal e diferenças individuais.

4.1.2.2 Noções de Primeiros Socorros – 5 (cinco) horas aula
– Sinalização do local do acidente;
– Acionamento de recursos em caso de acidente;
– Verificação das condições gerais da vítima;
– Cuidados com a vítima.

4.2 DISPOSIÇÕES GERAIS […]

4.3 ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA […]

O DENATRAN disponibiliza cartilhas para o estudo autodidata, mas a página com as publicações alertava que o material é apenas informativo e não deve ser utilizado como fonte única de estudo para a prova de renovação da CNH:

As cartilhas são encontradas também em sítios de Detran estaduais (GO, PR, RN, SP etc.) e em portais de download independentes como no SuperDownloads.

Os Detrans de RJ e PE disponibilizam cartilhas próprias.

Eis aqui alguns simulados eletrônicos diversos sobre conhecimentos teóricos, para 1ª habilitação e/ou renovação:

Para saber mais — Legislação e órgãos de trânsito:

115 Replies to “Renovação da CNH”

  1. Caro Marcio,
    Seu blog foi de grande importância para mim neste momento. Prestarei a prova teórica para renovação da CNH e após entrar em vários sites, inclusive o oficial do DETRAN, não consegui baixar informações necessárias para esta prova.
    O seu texto é claro, simples e bem organizado. Agora é sé eu realizar a prova e ver o resultado…
    Grata
    Cris

  2. Está sendo de muita importancia para mim, uma vez qe estou fazendo o curso de legislação. Muito obrigada pela quantidade de informaçoes, e todas muito importantes.

  3. Oi amigo, vc teria sabe onde posso conseguir a prova para a atualização da cartira de motorista em pdf ou doc, pois quero imrpimir.
    Obrigado

  4. Diego: Imagino que você queira dizer que deseja um modelo ou simulado de prova em versão para imprimir.

    O simulado da Multacar, primeiro dentre os links para simulados no artigo, está em um formato de uma única página que permite facilmente imprimir.
    As referências e informações relacionadas no artigo são todas as que encontrei a respeito.

    Em tempo, aproveito para também agradecer os comentários e o incentivo de Leonardo Machado, Thais e Kátia.

  5. Atualização do artigo: Adicionados links para os Volumes II e IV do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, aprovados em junho e maio de 2007, respectivamente.

  6. Nair: Não sei se entendi seu comentário. Este é um blog pessoal e apenas escrevi um artigo com informações e dicas que descobri sobre a prova de renovação da CNH.

    Se você realizou a prova em um Centro de Formação de Condutores (auto-escola) ou no DETRAN de seu estado, deve procurar diretamente o órgão para saber do resultado.

    Veja a seção final deste artigo, “Para saber mais — Legislação e órgãos de trânsito”, onde há referências para os sites dos Detrans estaduais, para contato e obter informações adicionais.

  7. queria o simulado da prova escrita de renovação de habilitaçao pois ja estive conversando com pessoas que fizeram o simulado on line e si deram bem no dia da prova ok

  8. quero receber em meu e-mail o simulado completo de renovação é a primeira renovação e sou da Bahia. Urgente

  9. Marcelo e Jacira: Os únicos links que conheço para simulado estão citados no texto do artigo. Não sei de nenhum simulado para baixar (download) e/ou imprimir.

    Se alguém conhecer algum simulado não listado aqui e disponível na Internet, por favor poste aqui um comentário com o endereço.

  10. Muito importante foi sua iniciativa de juntar estas imformações, pois tudo Brasil é complicado, sem esses detalhes adicionais, fica difícil saber o que eles querem que estudemos para a prova.
    Obrigado

  11. Oi,Achei sensacional e de grande valia .Pois, estou prestes a fazer Concurso para Agente de Trânsito.E, o material que você possui aqui me ajudou muito.Obrigada.
    Ps.: Se você tiver alguma coisa relacionada ás provas pra esse cargo,estarei muito grata…
    Um grande abraço.

  12. Muito legal sua iniciativa e publicar estas informações!
    Gostaria de pedir sua orientação : vou fazer prova para renovação da CNH e optei por estudar sozinha. Li a cartilha que baixei do site do Detran SP e depois fiz um simulado e percebi que realmente faltam informações na cartilha. O que mais precisaria ler? É preciso saber sobre sinalização, ou ler o CTB ?
    Agradeço desde ja a sua ajuda

  13. oi, você poderia por favor me mandar ou me informar onde posso conseguir as provas da Renovação de CNH. Queria imprimir, pois seria uma grande ajuda para estudar!!

    Obrigado

  14. Marcelo: Procure o Detran de sua cidade/estado como fez em 2002. A diferença é que desta vez, além do exame médico (“Exame de Aptidão Física e Mental”), você terá que fazer a prova de direção defensiva e primeiros socorros abordada neste artigo.

    Esta prova deve ser realizada apenas desta vez; as próximas renovações serão apenas com o exame médico.

    Na dúvida, consulte o texto da Resolução nº 168 (link no segundo parágrafo). Ao final do artigo, há também links (em DENATRAN, Fenasdetran e UOL) com endereços na Internet e telefones dos Detrans.

  15. Em 6 de novembro de 2007, a página do DENATRAN sobre renovação da CNH ( http://www.denatran.gov.br/CNH.htm ) informava o seguinte:

    A Resolução Contran nº. 168/2004, no item 4 do seu anexo II, estabelece a estrutura curricular exigida tanto para o curso como para a prova de validação de estudos e é por ela unicamente que os candidatos à renovação de CNH devem se pautar para os estudos autodidáticos e a prova de validação.

    Assim, esclarecemos que o Denatran não fornece apostilas de estudo para a prova de renovação da CNH e nem se responsabiliza por materiais compilados para tal fim, porém em http://www.denatran.gov.br/publicacao.htmmaterial informativo sobre primeiros socorros e legislação, mas não devem ser utilizados como fonte única de estudo para realização da prova de renovação da CNH.

    Alguns Detrans — como os da Bahia, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Roraima — possuem material de apoio e/ou simulado para estudo. O link para os sites dos Detrans é http://www.denatran.gov.br/detran.htm

  16. Oi! Adorei a sua iniciativa, pois vou fazer a renovação da CNH aqui em João Pessoa – PB e estou apreensiva por ter estudado apenas pela cartilha e no site do próprio Detran.
    Não fiz todos os simulados, fiz apenas dois e passei em ambos. As provas realmente são como essas dos simulados? Se realmente forem assim, ñ há necessidade de me “matar” de estudar…o q vc acha?
    Desde já agradeço imensamente! Valeu!
    Helba (Jampa-PB)

  17. Parabéns!!! Muito bom o conteúdo, principalmente os testes que são quase impossíveis de achar nos sites do detran!

  18. Helba: Obrigado pelo apoio. Olhe, fiz minha prova em um centro de formação (auto-escola) de MG após apenas dois dias de curso, e achei a prova bem fácil, toda de múltipla escolha, tirei 20 em 20.
    Mas não sei como é a aplicação da prova direto no Detran e também não sei em outros estados, pode ser que eu tenha dado sorte… Meu palpite é que não precisa se “matar” de estudar não.

    Davi: Muito obrigado. Que bom que foi útil.

  19. Luciana: Este é um blog pessoal. Aqui você não conseguirá o resultado da sua prova. Por favor procure o Detran de sua cidade/estado.

    Links para listas de Detrans do Brasil podem ser encontrados no final do artigo acima, para os sites do Denatran, Fenasdetran ou UOL.

  20. Vou precisar renovar minha CNH inicio 2008.Visitei o site e fiz dois primeiros simulados(por enquanto).Fui APROVADO nos dois. Achei muito bom e irei prosseguir.Obrigado!
    Bom Natal e Próspero 2008.

  21. Arnaldo Guido de Souza Coelho
    Senhor Márcio.Os testes que fiz me animaram tanto(pelos resultados positivos que obtive),que ontém fui fazer a Prova e …já estou com meu Certificado de Aproveitamento,
    Para Renovação de CNH, em mãos.Vencida minha CNH(inicio 2008), irei fazer o Exame Médico e outras providências legais, para a Renovação. Novamente, Feliz Ano Novo, ao Senhor e todos os leitores,aos quais desejamos sucesso para a renovação de suas Habilitações.

  22. Caro Arnaldo: Fico muito feliz em saber que as informações e referências aqui postadas foram úteis. Parabéns pela sua renovação bem sucedida.

    E Feliz Ano Novo a todos!

  23. O link mais útil que encontrei a respeito do assunto “Renovação de CNH”. Parabéns pela iniciativa!!!

  24. OI! EU JÁ FIZ O CURSO DE RECICLAGEM POR TER PERDIDO A CARTA POR PONTOS A 4 ANOS E O CFC QUER ME COBRAR 30 REAIS PELA DECLARAÇÃO, POIS NÃO ENCONTREI MEU CERTIFICADO.ESTÁ CERTO ISSO?

  25. Olá, Lígia Zeni: Não sei responder, mas sugiro você se informar diretamente no Detran sobre isso. (Veja no final deste artigo os links com informações de contato dos Detrans de todos os estados.)

  26. Opa, encontrei este link que só veio completar o que estou pesquisando, “como se preparar em casa para renovar a CNH, feita antes de 1998”, pois vou fazer a prova no DETRAN/SC, nesta semana. Estas são as “benesses” que a internet pode nos proporcionar.
    Grata, Márcio

  27. Val: Os únicos links que conheço para simulados estão no texto do artigo. Não sei de nenhum simulado para baixar (download) e/ou imprimir.

    Se alguém conhecer algum simulado não listado aqui e disponível na Internet, por favor poste um comentário com o endereço.

  28. Márcio, eu mesma estou indo atrás da minha renovação de CNH e preciso de modelo unico de carta para eviar ao delegado, solicitando a renovação vc por acaso a teria!!!

    Grata

  29. Daiane: Não sei nada sobre essa necessidade de carta ao delegado para renovação de CNH.

    Pesquisei agora na Internet sobre o assunto e apenas encontrei o conceito genérico e exemplo de carta de ofício, que é uma carta onde você informa oficialmente (= oficia) alguém (geralmente uma autoridade pública) sobre algo. Veja:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060811043339AAf9xQG
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061114143516AAxBNqW

    Mas não encontrei nada específico para renovação da CNH. Sugiro você buscar mais informações junto ao Detran do seu estado.

  30. Boa Tarde!
    Tenho uma amiga que está em dificuldade para o exame psicologico. gostaria de saber onde encontro algo similar ao livro teste com figuras para explica-la. Desde já muito abrigado! Sem mais.

  31. Li: Infelizmente, não sei onde encontrar simulados ou exemplos relativos ao exame psicológico. Só conheço mesmo os simulados citados aqui neste artigo sobre direção defensiva, primeiros socorros e legislação de trânsito.

  32. Uma única dúvida: O valor pago pelas 15 h/a nas escolas de condutores credenciadas, é tabelado ou cada uma cobra aquilo que “acha” ser o correto? Pergunto, pois em minha cidade a cobrança chega em torno de R$ 180,00. Isto se não for mais. Penso que seja abusivo. E pelo o que entendi, como fiz minha habilitação em agosto de 1.995, não será necessário os cursos.
    Obrigada!

  33. Por que nao tem simulator de Sao Paulo para Simulados On-line – 2ª Habilitação e Renovação

  34. @Charles:
    Entrei agora no site principal do Detran SP e consegui chegar a uma página de informação:

    Novas regras para renovação de CNH
    http://www.detran.sp.gov.br/renovacao/renovacao.asp

    Porém, neste momento qualquer endereço do Portal e-Detran – http://portal.detran.sp.gov.br/ está retornando erro “500 Internal Server Error”, inclusive o link do artigo para o Simulado On-Line. Sugiro entrar em contato com o Detran SP sobre o problema.

    Quando os links referidos neste artigo foram adicionados, estavam todos válidos, mas infelizmente podem mudar inadvertidamente a qualquer momento, como qualquer endereço na Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *