Há muitos anos adquiri e uso o software shareware gerenciador de downloads chamado GetRight.
No tempo da banda não tão larga assim, um dos recursos do GetRight era buscar a aceleração de downloads com a engenhosa opção de segmentar o arquivo a baixar em vários pedaços simultaneamente, inclusive podendo baixar cada segmento de um servidor diferente. Atualmente, esse recurso tem pouca valia.
Dois recursos do GetRight que me interessam até hoje são os seguintes:
- Opção de gerar um arquivo de log para cada download, onde fica anotado o URL (endereço) de origem do download e pode-se fornecer também uma anotação ou descrição.
- A opção de preservar o horário (timestamp) de modificação do arquivo no servidor, ao invés de deixar o arquivo com a data em que você realizou o download. Esta opção só está disponível na versão paga do GetRight.
Enquanto os navegadores web não implementam esses recursos de forma nativa, eu vou usando o GetRight para gerenciar e organizar meus downloads.
Sobre a preservação do timestamp de modificação de downloads
Apesar da informação da data de última modificação do arquivo no servidor estar facilmente disponível no cabeçalho dos pacotes HTTP para um download, infelizmente os navegadores mais populares ainda não oferecem a opção de preservar a data-hora original do arquivo, embora existam demandas de usuários para que esse recurso seja implementado. Veja:
- Feature request: preserve timestamps on downloaded files, 2008-11-19, projeto de software livre Chromium, base da implementação do Google Chrome.
- Bug 178506 – save original last-modified date on file downloads, 2002-11-05, projeto Mozilla Firefox, fechado com rejeição (RESOLVED WONTFIX).
- Bug 733954 – Option to Preserve Last-Modified Date on Downloaded Files, 2012-03-07, projeto Mozilla Firefox.
Uma extensão para Firefox que promete oferecer essa opção não funciona.
Voltando ao HTTPS
Contudo, já faz um bom tempo que observei que os downloads via HTTP (conexão segura) muitas vezes não estavam funcionando no GetRight, aparentando ficar extremamente lentos ou parados.
Como o GetRight não vem sendo mais atualizado desde a versão 6.5 de fev/2011, suspeitei de problemas de compatibilidade ou mesmo bug com a bibioteca DLL que implementa o OpenSSL no GetRight para suportar HTTPS.
Procurando na pasta do GetRight em Arquivos de Programas (x86), encontrei o arquivo libeay32.dll
. Em Propriedades > Detalhes do arquivo vemos que se trata da OpenSSL Shared Library versão 0.9.8.11 de mar/2009.
Consultei o site do projeto de software livre OpenSSL e vi que a versão estável mais recente disponível no momento em que escrevo este artigo era 1.0.2e.
Por se tratar de um software envolvendo criptografia, que tem restrições de uso e exportação para alguns países mais “complicados”, o site OpenSSL.org só disponibiliza os códigos-fonte do OpenSLL para baixar. Vários sites independentes oferecem o download de versões compiladas para Windows (32 e 64 bits) do OpenSSL. Optei por baixar de https://indy.fulgan.com/SSL/ o arquivo openssl-1.0.2e-i386-win32.zip
(apesar do meu Windows ser 64-bit, o GetRight é antigo e 32-bit).
Extraí do ZIP baixado o arquivo libeay32.dll
atualizado da versão 1.0.2e, substituí esse arquivo na pasta do GetRight e… sucesso! Os downloads via HTTPS voltaram a funcionar rapidamente no GetRight.
#ficaadica … Espero que seja útil para mais alguém.