Certificações em teste e qualidade de software

Ao fazer um levantamento sobre certificações disponíveis no mercado para atestar os conhecimentos teóricos de profissionais de teste e garantia da qualidade de software, descobri que existem mais de 20 certificações de pelo menos sete instituições certificadoras no mundo! Isso sem falar nas certificações em ferramentas e produtos específicos para teste de software (IBM, Borland etc.).

Cada instituição costuma dividir seu caminho de certificações em níveis, que podem estar entre os quatro seguintes: Fundamental, Profissional ou Avançado, Especialista, Gerencial.

Cada instituição certificadora propõe um corpo de conhecimento (body of knowledge – BOK) em teste de software, com a ementa de referência (syllabus) de cada certificação e, em geral, provê também um glossário sistematizado de termos.

Obviamente, como estão todos abordando a mesma disciplina de teste de software, existem muitas similaridades, mas há bastante variação de tópicos e abordagens.

As entidades certificadoras mais populares no Brasil parecem ser a International Software Testing Qualifications Board (ISTQB) de origem européia, através de seu braço nacional Brazilian Software Testing Qualifications Board (BSTQB); a Associação Latino Americana de Teste de Software (ALATS); e o Quality Assurance Global Institute (QAI), de origem americana.

O quadro resumo das certificações e detalhamento das informações está na seção Teste e Garantia da Qualidade de Software da página Hyperlink: Qualidade do Produto, Métricas e Teste de Software.

Mas são tantas siglas de instituições e certificações que você pode se confundir facilmente com essa sopa de letrinhas. Nesse caso, a variedade e diversidade mais complica do que ajuda. Seria muito bom se surgisse um esforço internacional de unificação ou consolidação destas ementas de referência…

One Reply to “Certificações em teste e qualidade de software”

  1. Boa tarde,

    Por gentileza, você tem um modelo de plano de testes de gerador, backup, no-break e replicação de data center? Preciso desenvolver estes planos de testes mais estou com dificuldades, preciso de ver um exemplo.

    Atenciosamente,

    Gleibson Carreiro
    Políticas e Segurança de IT
    062 8432-0580

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *