Segundo a Wikipedia, em 1964 Victor H. Vroom — canadense com PhD pela Universidade de Michigan e atual professor de Organização e Gerenciamento na Escola de Administração da Universidadede Yale, EUA –, desenvolveu a teoria da Expectativa, através de seus estudos das motivações por trás das tomadas de decisão. Sua teoria é relevante para o estudo da motivação em administração e gerenciamento, em especial na gestão de pessoas e talentos.
A Teoria da Expectativa (Expectancy Theory) propõe que uma pessoa decidirá se comportar ou agir de determinada maneira porque é motivada a selecionar um comportamento específico em detrimento de outros, devido ao que ela espera que o resultado do comportamento selecionado seja.
— Oliver, R. Expectancy Theory Predictions of Salesmen’s Performance. Journal of Marketing Research volume 11, p. 243-253, agosto 1974.
Elizeu Araujo, em seu artigo Teorias da Motivação, cita que para Eward Lawler, o modelo de expectativa baseia-se em quatro pressupostos:
- O Comportamento é determinado por uma combinação de fatores do individuo e do ambiente;
- Os indivíduos tomam decisões conscientes sobre seu comportamento;
- Indivíduos distintos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;
- Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamento, baseados em suas expectativas de que um determinado comportamento levará a um resultado desejado.
Segundo Vroom, a motivação do indivíduo para escolher uma das alternativas de comportamento depende de três fatores:
- Expectativa de resultado do desempenho: Os indivíduos esperam certas consequências ou resultados de seus comportamentos, afetando decisões sobre como se comportam.
- Instrumentalidade: a percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação. Fazendo uma escolha, os indivíduos tendem a escolher o nível de desempenho que pareça ter a máxima probabilidade de obter resultado satisfatório.
- Valência: o valor que cada indivíduo atribui ao resultado advindo de cada alternativa, o que se refere ao poder de motivar e varia de individuo para individuo. Ex.: para um indivíduo que valoriza o dinheiro e a realização, a transferência para um cargo com salário mais alto e em outra cidade pode ter uma Valência alta, enquanto que para um indivíduo que prioriza suas raízes e seu círculo de relacionamento na cidade atual, esse benefício terá sua Valência reduzida.
Araújo coloca didaticamente esses pressupostos na forma das seguintes reflexões, em que o indivíduo se questiona:
— Se eu fizer isso, qual será o resultado?
— O resultado vale o meu esforço?
— Quais as chances de alcançar o resultado que valha a pena para mim?
Esta teoria motivacional enfatiza a necessidade das organizações em relacionar as recompensas diretamente ao desempenho e em garantir que as recompensas providas são os benefícios merecidos e desejados por aqueles que recebem.
Os gestores de pessoas devem ter isso em mente ao estabelecer metas e recompensas e, desde o início, alinhar as expectativas junto aos talentos que integram e buscam motivar em suas equipes.
Para saber mais:
- Expectancy theory (em inglês), verbete na Wikipedia, a enciclopédia livre.
- Teorias da Motivação, por Elizeu Araujo, 2009-07-01, em WebArtigos.com, Administração e Negócios.
- A Teoria da Expectativa (Vroom), por Marcos Telles, 2005-01-24, fórum para reflexões sobre a aprendizagem on-line, sobre
“A Teoria da Expectativa (Vroom)”, por Paula de Waal e Marcos Telles, 2004-06-28, em DynamicLab Gazette. - Teoria da expectativa, in: Clima Organizacional: um fator de grande importância para a motivação do empregado, por Cíntia de Oliveira Heleno, monografia de conclusão do Curso de Graduação de Administração da Fasep – Faculdade Serrana de Ensino Superior, Brasília, DF, julho 2008, disponível em Scribd.
- Conceito da Teoria das Expectativas de Vroom, por Paulo Nunes, 2008-06-02, verbete na Enciclopédia de Gestão Knoow.net – Ciências Econômicas e Empresariais.
- Motivação dos Colaboradores, por Anderson Clayton, Luciano Pimentel e Maurício Roberto, monografia no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Prof. Mauro M. Laruccia, novembro 2000.
- Teorias de Motivação: Um estudo de caso sobre a percepção das lideranças [PDF], por André Ferreira, Ana Alice Vilas Boas e Rodrigo Clebicar P. Mota Esteves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – ICHS/PPGEN, Seropédica, RJ, 2006.
- TEORIA DAS EXPECTATIVAS: uma análise da força motivacional dos funcionários do Banco do Brasil [PDF], por Antônio Alves Filho e Maria Aríete Duarte de Araújo, Revista FARN, Natal, RN, v. l, n. l, p. 57 – 68, julho/dezembro 2001.
- Expectancy Theory (Vroom) (em inglês), em 12 Manage.
Olá Sr. Marcio D´Avila:
Muito interessante este seu blog; útil/diria até que ‘conselheiro’ mesmo…
O encontrei após procurar pelo tema “Criança Esperança” – concordo com o senhor, deve ser uma fraude/furada mesmo: no Brasil… Onde não há isso?
Saliento também as mensagens sobre VIRUS/GOLPES mandados por possíveis bancos – coisa incômoda isso! Digo que em INTERNET (e-mails/sites/blogs) todo cuidado DEVERIA SER TUDO.
E vendo seu currículo – bem bom! És um leitor ávido mesmo…
É isso. Sucesso aí com seus trabalhos virtuais valeu pelas dicas…E cuidado com os NOVOS perigos!).
Abraços,
Rodrigo O Rosa (Porto Alegre)
Olá, @Rodrigo.
Muito obrigado por sua participação e pelo comentário. Dentre os temas abordados aqui no blog, espero continuar divulgando informações, alertas e orientações sobre fraudes na internet e como evitá-las e se proteger no mundo digitgal.
Abraços e espero sua visita em futuras postagens!
Caro Márcio. Vi sua postagem, li e gostei. Sou fã de temas ligados à motivação, liderança e competência. Pergunto-lhe: posso postar em meu blog seu artigo dando-lhe o devido crédito? Segue o meu endereço: http://delcycarvalho.blogspot.com.br/
Grato por sua resposta.
Olá @Delcy. Obrigado por sua participação!
Sim, pode reproduzir meu artigo citando o crédito do autor e o link para o artigo original, por favor.
A propósito, parabéns pelo seu blog também!
Abraços!