Gerenciamento de Capacidade (capacity management) é um dos cinco componentes na área de Service Delivery do ITIL (V2) — Information Technology Infrastructure Library (conjunto de boas práticas em gerenciamento de serviços de TI). No ITIL V3, passou a ser organizado como um processo de Projeto/Desenho de Serviço (Service Design).
O trabalho deve ser de natureza proativa ao invés de reativa e responsável por garantir que as necessidades do negócio e definições de serviço sejam satisfeitas usando um mínimo de recursos computacionais.
Atividades de Gerenciamento de Capacidade incluem:
- Monitoramento, análise, calibração e implementação de alterações necessárias em utilização de recursos.
- Gerenciamento de demanda por recursos computacionais, o que requer compreensão das prioridades do negócio.
- Modelagem para simular desempenho da infraestrutura e compreender as futuras necessidades de recursos.
- Dimensionamento de aplicações para garantir que os níveis de serviço requeridos podem ser atingidos.
- Gerenciamento da capacidade de armazenamento de dados.
- Criação de um plano de capacidade (capacity plan) que documente a atual utilização de recursos e preveja necessidades, bem como custos de suporte, para novas aplicações e versões.
- Construção do plano anual de crescimento da infraestrutura com subsídio de outras equipes.
Algumas referências básicas sobre o tema:
- ITIL Capacity Management, em IT Library Open Guide.
- ITIL Capacity Management, em TeamQuest.
- TeamQuest and ITIL: A Series of White Papers on Enterprise IT Best Practices [PDF], Part 3 – Implementing Capacity Management, IT Knowledge Exchange Series, IT Management, por TeamQuest.
A empresa TeamQuest oferece, além de soluções para Gerenciamento de Capacidade ITIL, material informativo sobre Gerenciamento de Capacidade ITIL. Define inclusive um Modelo de Maturidade de TI em cinco estágios:
Nível 0: Caótico
Nível 1: Reativo
Nível 2: Proativo
Nível 3: Serviço
Nível 4: Valor
- IT Management Slideshow: Rate Your Capacity Management Maturity, CIO Insight, Ziff Davis Enterprise.
- Introducing a Capacity Management Maturity Model, TeamQuest ITSO Blog.
- Introducing a Capacity Management Maturity Model [PDF], por Per Bauer, TeamQuest.
- Introducing a Capacity Management Maturity Model, white paper por TeamQuest, em TechRepublic (requer registro gratuito).
- Economic Challenge and Capacity Management: Increasing Value and ROI from Capacity Management – A Maturity Model [PDF], por David Wagner, Solution Labs Inc., em BMC Software.
- Follow IT Maturity Model for Competitive Advantage, PR Newswire.
Best Management Practices – White Papers, parte do portal oficial da OGC sobre ITIL (e outros), traz bom conteúdo introdutório e correlações de ITIL com outros padrões, modelos e melhores práticas de governança.
- ITIL® site oficial.
- IT Service Management – ITIL.
- ITIL: The Basics, por Valerie Arraj, Compliance Process Partners, LLC, maio 2010.
- Aligning CobiT 4.1, ITIL V3 and ISO/IEC 27002 for Business Benefit: A Management Briefing From ITGI and OGC.
- Cross-Reference ITIL V3 and MOF 4.0 (Microsoft Operations Framework).
- ITIL and Corporate Risk Alignment Guide – An introduction to corporate risk and ITIL, and how ITIL supports and is assisted by Management of Risk (M_o_R®), por Michael Faber e Rubina Faber, março 2010.
- ITIL V3 and Information Security, por Jim Clinch, maio 2009.
- TOGAF 9 and ITILV3: Two Frameworks Whitepaper
, por Tom van Sante e Jeroen Ermers, Getronics Consulting, setembro 2009. - ITIL V3 and ISO/IEC 20000, por Jenny Dugmore e Sharon Taylor, março 2008.
Para saber mais:
- Referências sobre Governança e Gerenciamento de Serviços de TI.