Windows Vista 7

Uma análise bem detalhada (e bem ilustrada) do novo Windows 7 está no site Maximum PC: Windows 7 Review: XP vs Vista vs 7 in 80+ Benchmarks (em inglês), por Will Smith, 2009-08-12.

O subtítulo já anuncia: Finalmente, Microsoft lança um sucessor digno do Windows XP. O artigo percorre as novidades e melhorias do Windows 7 e faz uma série de benchmarks com indicadores comparativos de desempenho entre XP, Vista e W7.

Na interface, o controverso novo menu em faixa (Ribbon), que engloba e substitui os menus e barras de ferramentas como no Microsoft Office 2007, se espalhou por todos os aplicativos do Windows 7.

Depois de mais de 10 anos só com mexidas cosméticas, Microsoft finalmente reprojetou a barra de tarefas do Windows, combinando a organização de janelas da barra tradicional do Windows com a conveniência da inicialização de aplicativos do MacOS X Dock — mais uma “inspiração emprestada” de uma interface inovativa da Apple, pra variar.

Para quem se incomodou com as frequentes confirmações de qualquer ação que requer permissão administrativa no Windows Vista, consequência do novo recurso de segurança User Account Control (UAC), o Windows 7 agora permite configurar o nível de notificação (ou “incômodo”) que o usuário quer ter.

Segurança e praticidade parecem finalmente se encontrar na configuração de redes domésticas (compartilhamento entre vários computadores), com o novo recurso HomeGroup.

A conclusão do artigo é que não importa se você vem do XP ou Vista, Windows 7 oferece muitos avanços em usabilidade, segurança e suporte a novos hardwares e tecnologias. Entusiastas e usuários avançados vão adorar, e a nova Taskbar sozinha já vale para usuários regulares que mantêm várias janelas abertas. Melhor de tudo, o novo sistema operacional simplesmente parece mais rápido que o Vista e mesmo o XP (pelo menos até que surja um Service Pack pesadão cheio de remendos…). Parece o melhor de dois mundos — a velocidade de interação do XP e os recursos e segurança do Vista.

Será que é bom assim mesmo?

A propósito: No site Maximum PC, nova descoberta para mim, além de encontrar análise em profundidade do que há de mais novo, encontrei também um retrospecto legal do que há de “mais velho”. O artigo Surfing Since 1991: The Evolution of Web Browsers (em inglês), por Paul Lilly, 2009-08-19, percorre os navegadores internet desde o surgimento da web em 1991 até os dias atuais. É, eu usei o Lynx (modo texto!) e o Mosaic na pré-história…

Para saber mais:

One Reply to “Windows Vista 7”

  1. Márcio,

    O único problema que encontrei come ste Windows 7 Ultimate é que ele não encontrou minha webcam. Estou utilizando ele no notebook Asus F3JC e tenho gostado, apesar de sentir uma pouco de lentidão nas janelas e abas dentro do IDE Eclipse.

    Se souber de alguma maneira de instalar esta câmera, agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *