Referências sobre Gestão de TI

Em meu site Márcio’s Hyperlink, onde mantenho referências comentadas sobre tecnologia da informação em diversas categorias, já existia há algum tempo uma seção de temas relacionados a gestão de TI. O tópico nasceu modestamente associado à categoria Programação. Em agosto de 2007, ele havia crescido a ponto de merecer uma divisão em quatro sub-tópicos.

Agora, com a seção ainda em pleno crescimento, creio ser mais adequado transformá-la em uma categoria principal, e não mais ficar escondida sob o categoria Programação, o que nem era uma associação muito adequada. “Gestão” agora figura no primeiro nível do menu no Márcio’s Hyperlink.

Veja a seguir descrição dos temas que você encontra na categoria Gestão em TI:

  • Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio
    International Project Management Association (IPMA), IPMA Competence Baseline (ICB), Project Management Institute (PMI), Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK), Outras Associações Profissionais, BS ISO 10006, Ferramentas para GP.
  • Gerenciamento de Processos – Maturidade & Qualidade
    MMGP – Modelo de Maturidade Prado, MPS.Br – Melhoria de Processo de Software Brasileira, Capability Maturity Model (CMM/CMMI), PDCA (Plan, Do, Check, Act), Seis Sigma (Six Sigma), ISO 9000 – Sistemas de Gerenciamento da Qualidade, Hoshin Kanri, Gestão de Mudanças (Change Management).
  • Governança
    Governança Corporativa, Governança e Gerenciamento de Serviços de TI, ISO 20000 – Gerenciamento de Serviços de TI, Information Technology Infrastructure Library (ITIL), Control Objectives for Information and related Technology (COBIT), Gestão de Riscos, Compliance, Auditoria.
  • Gestão Estratégica & Corporativa
    Balanced Scorecard (BSC), Prisma de Desempenho (Performance Prism), Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD).

As categorias do Márcio’s Hyperlink refletem as áreas de tecnologia da informação em que eu atuo ou já atuei: Multimídia, Internet, Gestão, Segurança, Programação, Banco de Dados, Unix.

4 Replies to “Referências sobre Gestão de TI”

  1. Interessante o seu blog. Para um cara que é novo na área (só estou a 1 ano e meio), é uma mão na roda! =D

  2. Eduardo, Senhor dos Servers, Ivan Luis:
    Muito obrigado pela participação e o incentivo de vocês, que me motiva a continuar o esforço em contribuir com minhas postagens de conhecimentos e opiniões.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *