OpenSSL atinge status de padrão de segurança FIPS

Não obstante o que parecia ser um esforço organizado para evitar isso, OpenSSL foi revalidado por uma agência de avaliação independente sobre sua habilidade de gerenciar de forma segura dados sensíveis, e está pronto para uso por agências governamentais americanas como o Departamento de Defesa.

OpenSSL é uma implementação livre dos protocolos SSL e TLS para comunicação segura por rede/Internet, provendo uma biblioteca de funções utilitárias para tal, escrito em C e atualmente suportado para uso em uma grande variedade de linguagens de programação. Uma infinidade de softwares livres e comerciais já utilizam ou se baseiam no OpenSSL.

De acordo com o Instituto de Software de Código Aberto (OSSI – Open Source Software Institute), que tem acompanhado o processo de validação nos últimos cinco anos (algo que tipicamente demora apenas alguns meses), parece que a idéia de um software SSL livre não batia bem com fornecedores proprietários de produtos similares. Uma campanha FUD (espalhar Medo, Incerteza e Dúvida) foi deflagrada contra o OpenSSL chegando a resultar na suspensão temporária da sua validação. Desenvolvedores e voluntários se recusaram a desistir até que a validação foi reinstaurada, e Linux.com tem a história da longa estada de sucesso deste projeto de software livre.

Com a conclusão da validação, o OpenSSL passa a ter conformidade com os altos padrões do Governo dos EUA para segurança de computadores, o Federal Information Processing Standard 140 (FIPS 140-2). Muito além do credenciamento para uso nas agências governamentais americanas, é um merecido reconhecimento à qualidade e seriedade deste que é um dos mais amadurecidos e difundidos projetos de software livre na área de segurança digital.

Fonte: OpenSSL Revalidated Following Suspension, Slashdot, 9 de fevereiro de 2007.

Para saber mais (todos em inglês):

One Reply to “OpenSSL atinge status de padrão de segurança FIPS”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *