Você sabe o que é um acrônimo?

Segundo os dicionários, este substantivo e adjetivo masculino significa:

[Do grego acr(o)- (extremo, ponta) + -ônimo (nome)] Palavra formada por uma ou mais letras iniciais de cada um dos segmentos sucessivos de uma locução, ou pela maioria destas partes.

Em termos mais simples, é uma sigla ou espécie de abreviatura com as iniciais de uma expressão formada por várias palavras.

O Houaiss dá como exemplo o acrônimo Sudam = Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. O Aurélio cita o sonar = sound navigation ranging (do termo inglês).

Os americanos também adoram usar siglas e acrônimos. As mensagens — de correio eletrônico e principalmente as instantâneas — na Internet, especialmente as em inglês, costumam conter muitos destes nas frases, para acelerar a digitação. Exemplos: sitcom = situation comedy (comédia de situação, seriado [TV] de situações cotidianas engraçadas), ASAP = as soon as possible (tão logo quanto possível, mais rápido possível), BTW = by the way (diga-se de passagem, a propósito, por falar nisso), AFAIK = as far as I know (até onde sei, pelo que sei), até um caprichado como ROTFLOL = rolling over the floor laughing out loud (rolando no chão de tanto rir).

Se em algum momento você se deparar com uma sequência de letras “suspeita” e desconfiar que trata-se de um acrônimo, eis aqui vários locais onde você pode tirar a dúvida: