Acrônimos

Você sabe o que é um acrônimo?

Segundo os dicionários, este substantivo e adjetivo masculino significa:

[Do grego acr(o)- (extremo, ponta) + -ônimo (nome)] Palavra formada por uma ou mais letras iniciais de cada um dos segmentos sucessivos de uma locução, ou pela maioria destas partes.

Em termos mais simples, é uma sigla ou espécie de abreviatura com as iniciais de uma expressão formada por várias palavras.

O Houaiss dá como exemplo o acrônimo Sudam = Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia. O Aurélio cita o sonar = sound navigation ranging (do termo inglês).

Os americanos também adoram usar siglas e acrônimos. As mensagens — de correio eletrônico e principalmente as instantâneas — na Internet, especialmente as em inglês, costumam conter muitos destes nas frases, para acelerar a digitação. Exemplos: sitcom = situation comedy (comédia de situação, seriado [TV] de situações cotidianas engraçadas), ASAP = as soon as possible (tão logo quanto possível, mais rápido possível), BTW = by the way (diga-se de passagem, a propósito, por falar nisso), AFAIK = as far as I know (até onde sei, pelo que sei), até um caprichado como ROTFLOL = rolling over the floor laughing out loud (rolando no chão de tanto rir).

Se em algum momento você se deparar com uma sequência de letras “suspeita” e desconfiar que trata-se de um acrônimo, eis aqui vários locais onde você pode tirar a dúvida:

5 Replies to “Acrônimos”

  1. Podiam por exemplos de acrónimos e de siglas, pois são coisas completamente diferentes, mas podem baralhar um pouco…
    lol

  2. Segundo os dicionários Houaiss e Aurélio, sigla, ou acrograma, é

    letra ou conjunto de letras iniciais de palavras ou nome, usadas como abreviatura.

    Ambos acrônimo e sigla estão ligados a acrossemia, que é redução de vocábulos ou expressões a seus elementos (letras ou sílabas) iniciais.

    Uma diferença é que o acrônimo ou acrossílabo sempre forma uma palavra (com fonemas e sílabas, que pode ser pronunciada como tal), enquanto que a sigla pode — siglema — ou não — siglóide — formar palavras.

    “B.N.D.E.S.” é uma sigla que não forma palavra, um siglóide. “Petrobas” (Petróleo Brasileiro S.A.) é sigla que forma palavra, siglema e acrônimo. Creio assim que “BTW”, citado como exemplo no artigo, é uma abreviatura ou sigla que não forma palavra, não é acrônimo.

    Portanto, não creio que acrônimo e sigla sejam completamente diferentes. Pelo contrário, em alguns casos são sinônimos.

  3. Eu gostaria de saber se posso chamar de acrônimo a redução de nomes próprios como Sacha para Natacha, Liz para Elizabete, Tião para João, Chico para Francisco, etc.? Caso não, eu gostaria de saber como classificar esse tipo de redução de nomes própros na lingua portuguesa, se é que existe um nome para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *