Fraude do dia: Bagle com senha

A praga virtual (tecnicametne classificada como verme ou, em inglês, worm) Bagle continua a se proliferar, circulando como um anexo de e-mail. A característica que mais me impressiona é que, para tentar despistar os antivírus, o Bagle.GN vem compactado em um arquivo ZIP protegido por senha e anexa também na mensagem uma imagem GIF contendo a senha!

Um exemplo do texto da mensagem de e-mail do Bagle.GN é:

Assunto: Registration is accepted

Thanks for use of our software.
Use password [imagem] to open archive.

O usuário ingênuo praticamente tem que insistir para “conseguir” ter seu computador infectado com o Bagle, pois terá algum trabalho:

  1. Deve abrir o arquivo ZIP anexo. No Windows XP, já existe o Assistente de Pastas Compactadas que já lida com arquivos ZIP. Em versões anteriores do Windows, o usuário teria que possuir instalado um programa à parte capaz de tratar arquivos ZIP, como PowerArchiver ou WinZip.
  2. Ao extrair, é solicitada senha. O usuário teria que digitar a senha fornecida na imagem.
  3. Ao descompactar o executável do programa maléfico, os bons antivírus detectariam o Bagle e o eliminariam. Para chegar até aqui, então, o otário, quero dizer, usuário deveria usar um antivírus ruim ou desatualizado, ou pior ainda: não manter nenhum antivírus ativo.
  4. Por fim, o campeão da ingenuidade ainda tem que executar o programa malicioso extraído, para aí finalmente ativar o Bagle.GN.

Ufa! Hoje em dia é trabalhoso até para ser infectado por verme, hehe. 🙂 E não é que ainda tem gente que cai numa dessa?

[photopress:bagle_senha.png,full,centered]

O Bagle.GN foi primeiramente detectado pela empresa de segurança antivírus Sophos. Ele se instala para execução automática ao iniciar o Windows, se replica por e-mail e permite que um invasor domine o computador infectado.

Para saber mais:

One Reply to “Fraude do dia: Bagle com senha”

  1. Nem todos os bagles são assim, eu tinha uma avast sempre atualizado e o bagle desativou agora estou tentando elimina-lo.
    E ele não pediu senha nenhuma.
    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *