PDAs que falam

É cada vez maior a convergência de recursos de telefone celular, PDA (assistente/organizador pessoal) e câmera digital em um só aparelho. Em geral este tipo de dispositivo é chamado de smartphone.

As agendas dos celulares já estão bastante completas, incluindo múltiplos telefones de contato por pessoa, endereços de e-mail, messenger, endereços residencial e de trabalho, aniversário. Quase todo celular conta também com um calendário com agenda de compromissos. Os mais modernos suportam aplicativos gerais (destaque para Java ME) e com isso vão se aproximando dos PDA. E não raro encontram-se câmeras digitais embutidas, desde uma modesta resolução VGA a até 2 Megapixels ou mais.

A Sony aposta mais na integração de mídias e nem tanto de recursos de aplicação. O Sony Ericsson W810i Walkman GSM com cartão de memória, MP3, rádio FM, câmera de 2 MP com foco e iluminação, Bluetooth e suporte a aplicativos. Para quem não se liga tanto em música, o modelo K790i Cyber-Shot troca o MP3 por uma considerável câmera de 3,2 MP.

Outra vertente é a dos PDAs que integram conexão celular, GSM ou CDMA. No Brasil, a Palm oferece a linha Treo de smartphones com sistema operacional Palm OS. Para quem prefere Windows Mobile, a HP recentemente entrou na competição com os iPAQ Mobile Messenger. O HP iPAQ hw6940 atualmente disponível oferece toda a gama de tecnologias de comunicação sem fio: rede wireless 802.11b, Bluetooth, GPRS, EDGE, GSM e até GPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *