Calcular Páscoa e celebrações relacionadas

A Páscoa

A apresentação mais interessante (e concisa) que achei para a data da Páscoa foi no material do prof. Kepler de Souza Oliveira Filho, do Departamento de Astronomia e Astrofísica, Instituto de Física, da UFRGS:

A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na epoca de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado pelo Faraó, o rei do Egito. Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.

O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24/02/1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre em ou logo após 21 de março, data fixada para o equinócio de Primavera no hemisfério norte.

Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real.

De acordo com essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.

Cálculo da data da Páscoa

Com base nas regras, foram desenvolvidos ao longo do tempo diversas técnicas e algoritmos para o Cálculo da Páscoa, ou Computus em inglês (calculation of the date of Easter), em cada ano do calendário cristão, em especial no Calendário Gregoriano utilizado no Brasil e muitos outros países latinos.

Relaciono a seguir as melhores referências que coletei a respeito:

Datas móveis relacionadas

Dada a data da Páscoa, temos as seguintes celebrações, todas em dias da semana fixos:

  • Terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa; celebração pagã;
  • Quarta-feira de Cinzas (Ash) ocorre 46 dias antes da Páscoa; início do período da Quaresma (Lent) [1], [2];
  • Domingo de Ramos ocorre sete dias antes da Páscoa, marcando a abertura da Semana Santa; festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém;
  • Quinta-feira Santa ocorre três dias antes da Páscoa; marca o fim da Quaresma e início do Tríduo Pascal na Semana Santa; celebração da ultima ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos;
  • Sexta-feira da Paixão ocorre dois dias antes da Páscoa, na Semana Santa; dia em que os cristãos contemplam a paixão e morte de Jesus Cristo;
  • Domingo de Páscoa (Easter); celebração da Ressurreição de Jesus Cristo;
  • Domingo de Pentecostes ocorre no 50º dia desde a Páscoa;
  • Domingo da Santíssima Trindade é o domingo seguinte ao de Pentecostes;
  • Quinta-feira de Corpus Christi (Corpo de Deus) ocorre no 60 dias após a Páscoa; celebração da presença do corpo de Cristo na Eucaristia.

4 Replies to “Calcular Páscoa e celebrações relacionadas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *