Jogos de cartas

Jogos de cartas Ok, hoje é fim de semana, vamos dar um pequeno tempo na tecnologia e falar sobre algum entretenimento.

Ao fazer algumas pesquisas no Google sobre jogos de cartas, descobri coisas curiosas.

A maioria dos jogos de cartas têm origem pouco conhecida ou precisa. Em geral surgem de tradições de um local ou região e, ao se espalhar mundo afora, vão ganhando variantes de regras e de nomes. Por isso, raramente existe “regra oficial” de determinado jogo de baralho.

Por exemplo, o Buraco. Muito jogado no Brasil, também é conhecido como Canastra ou ainda Biriba. Existe também uma variante chamada Tranca, também conhecida como Canastra Argentina, Chilena ou Uruguaia.

A julgar pelo nome e por sua popularidade na América Latina, pode-se supor que o jogo tenha surgido em algum país de língua espanhola. Canasta é um termo que em espanhol significa cesta.

Dada a grande quantidade de variantes existentes, o bom mesmo é: Quando for jogar cartas com os amigos, validem e combinem entre si antecipadamente as regras que serão usadas, para não gerar confusão ou desavença depois.

Assim, jogos de cartas costumam ser passatempo animado e, em geral, um bom exercício de atenção e raciocínio (com uma dose de sorte, claro). E quando se fala em entretenimento, é bom lembrar: ganhar ou perder é o de menos, o importe é se divertir!

Para saber mais:

13 Replies to “Jogos de cartas”

  1. @Chris:
    Oi Chris. Só pelos links que achei nas referências do artigo, você vê como a coisa varia.

    Em “Regras dos Jogos”, Buraco, Canastra e Tranca são três jogos distintos. Segundo este site, Tranca e Canastra atribuem significado especial para as cartas Três.

    Wikipédia e Mega Jogos apresentam Canastra como sinônimo de Buraco. Já “Jogos on-line” lista Canastra como sinônimo de Tranca, diferendo da maioria dos demais.

    E quase todos apresentam consenso que Biriba e Buraco são sinônimos do mesmo jogo.

    É como eu disse: Com tantas variantes por aí, seja qual for o nome do jogo de baralho se for jogar pela primeira vez, deve-se primeiro combinar bem as regras que serão utilizadas.

  2. gostaria de saber se esta situação e válida:

    “eu pego todo o lixo e só deixo um três de paus,o jogador seguinte pega o três de paus e troca por um outro três de paus, esta jogada é válida??????

  3. @Guimara:
    Como você pode ler no artigo, não existe regra oficial do jogo. O melhor é que os detalhes da regra e o acerto do que será ou não considerado válido ou não seja esclarecido e acordado previamente entre os jogadores.

  4. A situação é a seguinte : um dos mortos já foi para a mesa porque as cartas do monte acabaram. A primeira dupla bate com descarte e logo a seguir o primeiro jogador da outra dupla bate direto .Dúvida: de quem é morto – da dupla 1 que bateu indireto ou da dupla 2 que bateu em seguida, porém direto?

  5. A situação é a seguinte : um dos mortos já foi para a mesa porque as cartas do monte acabaram. A primeira dupla bate com descarte e logo a seguir o primeiro jogador da outra dupla bate direto .Dúvida: de quem é morto – da dupla 1 que bateu indireto ou da dupla 2 que bateu em seguida, porém direto?

  6. Ninguém respondeu a minha pergunta dos dias 03 e 05 de abril !!Estou curiosa! Será quealguém pode me responder ?

  7. É uma pergunta: No Buraco, para bater, o jogador poderá colocar dois coringas num mesmo jogo sem canastra ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *