Personalidades por trás da tecnologia (4)

Edições anteriores: Personalidades por trás da tecnologia, Personalidades … (2), Personalidades … (3).

  • World Wide Web (WWW) – A web
    Tim Berners-Lee – inventou o conceito, os padrões (URI, HTTP, HTML) e as primeiras ferramentas (servidor e navegador) para a web, quando estava no European Particle Physics Laboratory (CERN).
  • Pretty Good Privacy (PGP)pgp.com e pgpi.org
    Phil Zimmermann – Eleito um dos 50 maiores visionários em tecnologia (PC World, maio 2008) dos últimos 50 anos, Philip R. Zimmermann Jr. revolucionou e popularizou o uso de ferramentas poderosas de criptografia e privacidade fácil por qualquer pessoa, em e-mails e computadores pessoais, criando o software PGP. PGP foi adotado como padrão internacional aberto OpenPGP, RFC 4880.
    – Veja também: OpenPGP Alliance.
  • Linux
    Linus Torvalds – insatisfeito com o MS-DOS do seu PC que não explorava as potencialidades do processador Intel 386, e sem dinheiro para adquirir um Unix para PC, em 1991 Linus criou o que seria o maior projeto de software livre colaborativo do mundo, o núcleo (kernel) de um sistema operacional baseado do UNIX e no MINIX portado para a plataforma PC, distribuído livre e gratuitamente através da Internet: o Linux.
    – Veja também: The Linux Documentation Project (TLDP).
  • Software Livre
    Richard Stallman – fundador do Projeto GNU — desenvolvimento de um sistema compatível com Unix como software livre — em 1984 e da Free Software Foudation — fundação sem fins lucrativos para promover o movimento de software livre — em 1985. O projeto GNU pretendia ser um sistema operacional completo, mas não teve seu kernel concluído, focando mais a implementação livre das ferramentas e utilitários de software existentes no Unix. Com o kernel do Linux, a combinação GNU/Linux se tornou uma base abrangente e poderosa, presente em milhões de computadores por todo o mundo.
  • Google
    Larry Page e Sergey Brin – se conheceram quando cursavam o doutorado em Ciência da Computação na Universidade de Stanford, ambos concluíram o mestrado e se licenciaram do curso para criar um mecanismo de pesquisa e a partir dele fundar a empresa que se tornou maior império da era da Internet.
  • Yahoo!
    David Filo e Jerry Yang – Outros dois candidatos a Ph.D., estes em Engenharia elétrica, da Universidade de Stanford que se juntaram em 1994 para criar o primeiro catálogo de endereços na web que se tornaria um dos maiores portais de conteúdo e serviços da Internet.
  • Microsoft
    Bill Gates – Fechar o acordo para fornecer o sistema operacional DOS para o então recém-criado computador pessoal (PC) da IBM foi o trampolim que levou William Gates III a construir o maior império de software do reino da microinformática.

One Reply to “Personalidades por trás da tecnologia (4)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *