Novidades PMI

Olhando a página de Projetos atuais de Padrões PMI, vi que o PMI prepara um bocado de novidades à frente.

O padrão mais difundido do PMI é o excelente Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, mais conhecido como Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Atualmente em sua terceira edição, o guia editado em forma de livro está disponível em diversos idiomas, inclusive português do Brasil (ISBN 1-930699-74-3, 2004, Editora PMI, EUA/importado).

O Guia PMBOK vem sendo atualizado a cada quatro anos. A terceira edição foi lançada em 2004, depois da segunda em 2000 e a primeira em 1996. A página de projetos do PMI informa que a atualização na quarta edição está planejada para o final de 2008, a ser publicada concorrentemente com a segunda edição atualizada de outros três padrões do PMI: Gerenciamento de Programas, Gerenciamento de Portfólio e Modelo de Maturidade OMP3.

Outro importante trabalho que ocorre em conjunto é a elaboração do Lexicon Unificado sobre Gerenciamento de Projetos. Para que o gerenciamento de projetos atinja o grau de profissões como advocacia, medicina ou engenharia, os praticantes da atividade devem ter uma fundação integrada de práticas, avaliações e certificações. Estes elementos requerem que haja um conjunto de terminologia que seja específico, não ambíguo e amplamente utilizado. O objetivo do projeto Lexicon PMI é desenvolver um dicionário unificado para a comunidade de gerenciamento de projetos.

Então, no quatro trimestre de 2008, os seguintes padrões PMI serão publicados:

  • A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) — Fourth Edition
  • The Standard for Program Management — Second Edition
  • The Standard for Portfolio Management — Second Edition
  • Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®) — Second Edition
  • Unified Project Management Lexicon

Para saber mais sobre os padrões atuais e futuros (novos/atualizados) do PMI, veja (em inglês):

Fundado em 1969 nos Estados Unidos, o PMI – Project Management Institute é a associação profissional líder mundial para a atividade/profissão de gerenciamento de projetos. Tem hoje mais de 240 mil membros associados, em capítulos presentes em mais de 160 países. A instituição está engajada em advogar, difundir e capacitar esta profissão através de padrões, pesquisa, informação e outros recursos. Também promove o desenvolvimento profissional e da carreira através de certificações, networking e oportunidades de envolvimento da comunidade global de gerenciamento de projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *