Keyloggers em foco

Kaspersky Lab — renomada empresa russa especializada em ferramentas de segurança digital, como o excelente Kaspersky Antivírus, para proteção contra a pragas virtuais ou software malicioso (malware) — publicou hoje um artigo esclarecedor sobre os keyloggers. Keylogger é um programa gravador de digitação/mouse, usado para capturar dados introduzidos pelo usuário de um computador. Este tipo de programa pode ser usado para fins legítimos como monitoramento de segurança, mas na maioria das vezes é utilizado de forma maliciosa e mesmo criminosa.

Keyloggers representam grande ameaça aos usuários de Internet, sendo em geral proliferados por spam com mensagens fraudulentas (phishing scam). O objetivo dessas fraudes é instalar furtivamente programas keylogger, para capturar dados pessoais digitados pelos usuários, que são enviados para malfeitores pela Internet. No Brasil, fraudes utilizando keyloggers, visando roubar contas e senhas de bancos brasileiros daqueles que acessam bancos pela Internet, têm sido largamente aplicadas.

Em linguagem clara voltada ao entendimento do público geral, o texto apresenta os keyloggers, explica porque eles são uma ameaça, como os criminosos cibernéticos os utilizam, como eles se proliferam e como se proteger contra keyloggers.

O artigo conclui (tradução livre):

Atualmente, keyloggers — junto com técnicas de phishing e engenharia social — são um dos métodos de fraude cibernética mais utilizados. Empresas de segurança de TI têm registrado um firme crescimento no número de programas maliciosos que têm funcionalidade de gravação de digitação/mouse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *