Revista Mundo PM Fev/Mar 2007

A Revista Mundo PM número 13, de Fev/Mar 2007, é Edição Comemorativa de 2 anos da revista. Mundo PM é uma publicação bimestral que traz artigos sobre gerenciamento de projetos, programas e portfólio. Veja destaques e temas desta edição da revista.

Paul Campbell Dinsmore, PMI Fellow, autoridade mundial em gerenciamento de projetos, autor de vários livros sobre o tema e Diretor-Presidente da Dinsmore Associates, fala sobre VIPs – Value Improving Practices: Método Gerencial para Otimizar o Valor de Empreendimentos. Disnmore também escreve o Editorial convidado.

José Finocchio Jr. explica o método da Corrente Crítica e seus benefícios em Atrase as tarefas e termine o projeto mais cedo! José Finocchio estará, assim como Ricardo Vargas, no evento MPM Special Day em 13 de abril, organizado pela Revista Mundo PM.

Na matéria sobre mercado PM, Liderança efetiva em projetos — Liderando times de projetos para elevados níveis de competência e de efetividade — Frank P. Saladis, PMP, Presidente do Capítulo PMI Nova Iorque e co-editor do periódico allPM.com, aborda um tema que continua a ser explorado, revisado, analisado e inspecionado por autores e por grupos em diversos meio institucionais, acadêmicos e privados: liderança.

Entrevistado pela Mundo PM, o sr. James (Jim) R. Snyder, um dos fundadores do PMI, fala sobre a fundação do PMI e as iniciativas atuais da Fundação Educacional PMI (PMIEF), na qual Snyder participa ativamente, em disseminar a carreira e as habilidades de gerenciamento de projetos nos jovens de escolas primárias e secundárias, onde hoje estão os futuros gerentes de projeto.

  • PMIEF Teaching Zone – Materiais (manuais, apresentações, apostilas) disponíveis para baixar, em inglês, espanhol e português.

Beth Ouellette, MBA e PMP, Líder da equipe que desenvolveu o padrão PPM-PMI, e Barbara Edington, DSP, PMP e consultora da Ouellette Group, apresentam Gerenciamento de Portfólio de Projetos — O Monte Everest dos Projetos — à luz da norma do PMI sobre gerenciamento de portfólio de projetos (Project Portfolio Management – PPM, Maio 2006) e com uma interessante analogia a escalar o Monte Everest.

Luis Alberto de Negreiros, PMP, fala sobre o novo Código de Ética do PMI.

Em Espaço PMI, Linda Vella, PMP, atual Presidente do PMI Internacional, fala rapidamente sobre Novidades do PMI em 2007, que continuará focando em levar sucesso aos seus membros e colaboradores, citando credenciamentos profissionais como o novo PgMPSM, CAPM e para o padrão OPM3.

Um artigo de vários autores destaca o curso Vivendo e Aprendendo Gerenciamento de Projetos, uma iniciativa inédita na educação corporativa de gerenciamento de projetos.

Balanced Scorecard (BSC) para projetos é abordado na matéria sobre caso de sucesso da DBA Engenharia de Sistemas, por Marcelo Raducziner, Alcione Maria M. A. Lima e Fabrício Aiala. BSC também é comparado à medida de desempenho Performance Prism, modelo moderno para gerenciar o sucesso dos negócios, em artigo de Luís Augusto Lobão Mendes, professor da Fundação Dom Cabral.

A ferramenta OPM3 ProductSuite, recém-lançada pelo PMI, é tema do artigo Negócios são negócios — Projetos à parte — que aborda alinhamento estratégico e prontidão organizacional, por Terry Cooke-Davies, PhD, e Gerhald J. Tekes, PMP, ambos assessores e consultores certificados OPM3 pelo PMI.

Na matéria Da Teoria à Prática — 10 Passos para Inovação em Outsorcing — Pedro L. Bicudo Maschio e Ronei Pereira da Silva, consultores e sócios da TGT Consult, se baseiam em sua experiência e nos princípios de governança para apresentar um modelo moderno e eficaz para um tema quentíssimo: a terceirização (outsorcing) de serviços de TI.

A revista se encerra com a apresentação de resultados da nova Pesquisa sobre maturidade em gerenciamento de projetos, realizada por prof. Darci Prado e Russell Archibald, que desta vez contou com 258 participantes pela Internet. Os resultados detalhados estão em MaturityResearch.com.

One Reply to “Revista Mundo PM Fev/Mar 2007”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *