JasperReports e iReport 1.3.1

Dia 22 de fevereiro foi lançada nova versão 1.3.1 do framework Java para relatórios JasperReports. Simultaneamente, foi lançada a atualização do editor/construtor visual de relatórios iReport 1.3.1, oferecendo suporte total aos recursos do JasperReports.

As novidades do JasperReports, desde a versão 1.3 de dezembro de 2006, não são muitas:

  • suporte a gráfico de área empilhado;
  • herança de propriedades de estilo para gráficos;
  • executor de consultas XMLA, mapeado para linguagem de consulta “MDX”;
  • pequenas correções de bugs e melhorias.

Já o iReport 1.3.1, além de suportar os novos recursos do JasperReports 1.3.1, traz melhoria do suporte a internacionalização e à fontes de dados XML, melhor auto-refactoring quando um nome de campo/variável/parâmetro muda, e oferece integração com Rex – waRehouse EXplorer (construtor de consultas MDX) e com SQLeonardo (construtor de consultas SQL).

Atualmente, as ferramentas de relatório para Java JasperReports e iReports são componentes do portal de desenvolvimento aberto (open source) JasperForge. É iniciativa da empresa JasperSoft para prover uma solução abrangente de ferramentas livres para a área de Inteligência de Negócios (BI – Business Intelligence), chamada JasperIntelligence. Também fazem parte do portal os projetos JasperAnalysis e JasperETL.

Para saber mais (todas as referências em inglês):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *