Chuva congelante

Folhas após chuva congelante (from Wikipedia)Brasil! A maior parte dele tem climas tropical e equatorial, apenas o sul tem clima temperado. O pessoal do Rio Grande do Sul, principalmente no inverno, deve saber o que é chuva congelante. Algo que Americanos, canadenses, europeus e outros tantos povos que moram em regiões da Terra sujeitas a climas frios e invernos com neve e gelo conhecem bem. E, tirando alguns espetáculos visuais propiciados pela chuva congelante, duvido que gostem.

Chuva congelante (freezing rain em inglês) é uma chuva que cai na forma líquida (em gotas super-resfriadas) mas congela ao sofrer impacto, formando uma camada de gelo no chão, telhados, árvores e qualquer outro objeto exposto ao tempo. A chuva congelante forma também pingentes e respingos de gelo — que em inglês se chamam icicles — em fios e bordas.

É pior do que neve, pois o gelo no chão fica escorregadio, dificultando perigosamente o caminhar e o tráfego de veículos. Além disso, o peso do gelo costuma tombar árvores e fiações. O gelo pode também causar estragos ao cair de locais mais altos, quando se acumula muito ou inicia o degelo.

Para saber mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *