Velocity de casa nova

O projeto Velocity, da Apache Software Foundation, está de casa nova. Anteriormente Velocity era um subprojeto (jakarta.apache.org/velocity/) dentro do Projeto Jakarta, “guarda-chuva” de componentes de software livre Java na Fundação Apache. Promovido a “projeto de primeiro nível” (TLP – top level project) em 26 de outubro de 2006, o Velocity teve seu repositório de código-fonte no Subversion movido em 1º de dezembro e, agora em 7 de janeiro de 2007, o portal do projeto foi movido para velocity.apache.org.

O projeto Apache Velocity desenvolve o Mecanismo Velocity, uma ferramenta de software livre para construção e manipulação de modelos (templates), incluindo uma linguagem de geração de conteúdo dinâmico — com condicionais, repetição etc. — capaz de referenciar objetos definidos em código Java. Pode ser usado para geração de conteúdo dinâmico em HTML, XML, PostScript, mensagens de e-mail ou qualquer outro tipo de saída, especialmente em formato texto.

Foi no Projeto Jakarta que surgiu o super popular servidor Tomcat de aplicações Java para web, atualmente também um TLP. E ainda estão hospedados no Jakarta projetos importantes como o Commons — conjunto de componentes utilitários de programação Java que é um verdadeiro complemento à API Java SE — e o Taglibs — repositório de implementações de Bibliotecas de Tags JSP –, entre vários outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *