ORDB sai de operação

O CAIS informa que o Open Relay Database (ORDB), um banco de dados que armazenava os endereços IP de hosts verificados como Open Relay, saiu de operação em 18 de dezembro de 2006, conforme anúncio do próprio ORDB.

O serviço é encerrado depois de 5 anos e meio em atividade, por indisponibilidade de voluntários para manutenção do ORDB, além do fato de ser consenso geral que as listas de bloqueio (RBL) de relays abertos atualmente não são a forma mais efetiva de prevenir a entrada de spam nas redes, devido às mudanças de tática dos spammers bem como da comunidade anti-spam, nos últimos anos.

O site da organização (www.ordb.org) será desativado em 31 de dezembro de 2006. Assim, o CAIS recomenda aos administradores que fazem uso deste serviço que se informem sobre como remover a consulta a este RBL (Realtime Blackhole List) o mais breve possível.

A seção FAQ (Frequently Asked Questions) do site do ORDB conta com informações sobre como é a integração do RBL com diversos sistemas, e a forma correta de desativá-la.

Fonte: Alerta do CAIS 20061219, 19 de dezembro de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *