Roteador ADSL SpeedTouch 510v6

[Atualizado em 28 de janeiro de 2008 e 22 de agosto de 2009.]
[Em 2010, a Thomson passou a se chamar Technicolor.]

 Recebi do meu provedor de acesso um “modem ADSL”, especificamente o roteador digital Ethernet/ADSL2+ SpeedTouch 510v6 da Thomson Multimídia (agora Technicolor), produzido no Brasil (exceto os cabos, Made in China).

A caixa vem com tudo o que pode ser necessário: o roteador (super compacto e leve), seu cabo/adaptador de alimentação elétrica, cabo telefônico DSL (com conectores “padrão americano” RJ11), cabo de rede Ethernet (com conectores RJ45), um adaptador de tomada telefônica padrão Telebrás (4 pinos chatos em quadrado) com saídas Telebrás e RJ11, dois micro filtros para pontos telefônicos ligados na linha do roteador ADSL, folheto do Guia de Instalação Rápida e CD-ROM de instalação.

De início, uma frustração: Coloquei o CD no computador e… nada. A unidade de CD/DVD sequer reconheceu a existência de algo lá dentro. Desisti após diversas tentativas frustadas. Parti para o “Plano B” de sempre: o Google. Logo de cara, vários links úteis:

E da primeira resposta do fórum Guia do Hardware, os links “definitivos”:

Descompactei o pacote baixado do Configurador para Windows, com os arquivos de instalação no disco. [Dica: para descompactar o pacote em formato RAR, você pode usar um utilitário gratuito/livre como 7-Zip para Windows.]

Abri a pasta criada, executei stInstall.exe, escolhi o idioma Português e um fácil assistente de instalação se iniciou. Detectou o roteador (que já estava devidamente conectado à rede ADSL e ao computador), informou que o aparelho já havia sido configurado antes, permitindo nova configuração.

[photopress:st510v6_04.png,full,centered]

Figura 1: Verificando o SpeedTouch, detecta o roteador conectado

[photopress:st510v6_05.png,full,centered]

Figura 2: Configuração do SpeedTouch, Sim, nova configuração

Escolhi nova configuração [Figura 2], selecionei o serviço como Roteador [Figura 3], VPI/VCI da minha companhia telefônica (conforme relação apresentada pelo próprio assistente) [Figura 4].

[photopress:st510v6_06.png,full,centered]

Figura 3: Serviço como Roteador

[photopress:st510v6_07.png,full,centered]

Figura 4: VPI/VCI de acordo com a Região da sua operadora

Em seguida, preenchi o nome de usuário e senha do meu provedor de acesso [Figura 5], defini usuário e senha para acesso à interface administativa do aparelho via web, aguardei as configurações serem aplicadas e pronto! O assistente concluiu com sucesso e já abriu no navegador a interface administativa, no endereço http://192.168.1.254/ (ou http://speedtouch.lan/, ou ainda o endereço IP alternativo 10.0.0.138), com o roteador já totalmente operacional!

[photopress:st510v6_08.png,full,centered]

Figura 5: Usuário e senha do seu provedor Internet banda larga

A interface administrativa é muito completa em recursos, porém simples e amigável, com opção de exibição em português. Na opção de Rede Doméstica, vi que o roteador ativou NAT e DHCP (atribuição automática de configurações de rede a cada computador conectado) e que meu computador havia ganho o IP 192.168.1.64 na rede interna (veja RFC 1918).

[photopress:st510v6_14.png,full,centered]

Figura 6: Interface administrativa web, em http://192.168.1.254/

Na Caixa de Ferramentas, o Firewall do equipamento vem inicialmente desativado, mas pode ser ligado com duas opções de nível de segurança (“Padrão” e “Bloqueia Tudo”). A Padrão, para permitir todas as conexões de saída e bloquear todo o tráfego de entrada, deve ser indicada para a maioria das pessoas.

O Firewall permite ainda facilmente liberar compartilhamento de jogos e aplicativos, com opção de UPnP (Universal Plug and Play) e muitos programas com a configuração pré-cadastrada, prontos para adicionar. Com isso, permitir o uso em rede de jogos como Counter Strike ou Unreal Tournment, ou liberar o compartilhamento de arquivos via BitTorrent ou eMule, por exemplo, é bem fácil. Primeiro, escolha a tarefa “Atribuir jogo ou aplicativo a um dispositivo de rede local” [Figura 7], disponível na opção Firewall e também no Compartilhamento de jogos e aplicativos, dentro do menu Caixa de ferramentas. Depois, basta selecionar cada aplicação desejada na extensa lista e escolher Adicionar.

[photopress:st510v6_liberar_portas.png,full,centered]

Figura 7: Liberar portas para jogos e aplicativos

Na tela inicial, em Conexão de banda larga, ao selecionar Internet, há a opção de Verificar conectividade deste serviço. Em meu caso, o teste resulta em êxito para os tópicos DSL, ATM, Ethernet, PPP e IP. No teste de Internet, a conectividade com o Gateway retorna OK, mas como não foi possível validar contato com os Servidores de DNS (tradução de nomes de domínio), o teste falha, como se pode ver na [Figura 8]. Não conseguir testar contato com os servidores não significa, porém, que o serviço não vá funcionar. Se você acessar normalmente a Internet, é o que realmente importa.

[photopress:st510v6_15.png,full,centered]

Figura 8: Verificação de conectividade

Em resumo, a primeira impressão é de um ótimo roteador ADSL, com suporte a DSL até 25 Mb/s downstream e 1,5 Mb/s upstream, compatível com os padrões mais recentes ADSL, ADSL2 e ADSL2+, homologado pela Anatel. Gostei!

Eis outros links úteis contribuídos pelos leitores deste blog:

À parte: sobre firmware

No fórum do Guia do Hardware, que citei no início do artigo, e neste tópico do Baboo Fórum haviam links para atualizações de firmware (software interno do aparelho) do SpeedTouch. E encontrei outros links relacionados pesquisando na Internet.

Atenção! Atualização/alteração de firmware é uma operação delicada e arriscada, altera a característica original do aparelho, pode inutilizá-lo ou torná-lo inoperante se mal sucedida, e pode invalidar a garantia de fábrica se realizada sem autorização do suporte técnico. Mas se alguém mais ousado e com o devido conhecimento técnico quiser (por sua conta e risco!) fazer esse tipo de alteração, depois conte aqui como foi. Eis os links:

291 Replies to “Roteador ADSL SpeedTouch 510v6”

  1. Ola Marcio e demais colegas, li alguns textos postados, mas ainda estou com o problema que reseto o modem, entro na configuracao de firmware ou direto no ip do modem e no final na conclusao nao posso continuar porque tem uma dita cuja senha que nao passa. Como limpar realmente essa senha que é o problema: Usuario: administrator e senhas das mais varias nao tiveram exito.. se alguem puder ajudar agradeço. t++

  2. Amigo, como faço para destravar esse maldito modem que vem com a placa cant-k, não consigo achar um firmware compatível para poder desbloquear esse modem tá difícil demais isso.

    complicação. Me mande um email se possível. Obrigado.

  3. Olá Márcio,
    Achei esse site pois estou procurando resolver e ou saber um pequeno detalhe a respeito do modem speed touch 510 v6, no qual meu firware ou versao do sotfware: 6.2.15.7
    Meu modem esta roteado e funciona tudo ok entre os PCs.

    -A questão é-
    Ao desligar o modem roteado e liga-lo ele deverá conectar automaticamente na Internet ? Porque o meu nao faz isso. Para que isso aconteça tenho que entrar na página de configuração do Modem via PC e clicar “Conecta”. O usuário e senha para logon estao Salvos. Mas nao efetua conecçao automatica quando depois de desligado e ligado o modem.

    Vi um post do FELIPE dizendo meu modem “não conecta automaticamente ” e diz que conseguiu resolver essa questão mas não colocou como fez isso.

    Gostaria de uma ajuda a esse respeito.
    Espero que tenha feito me entender.

    Meu messenger/email: [email protected]

    Grato

  4. Olá Márcio
    Kra estou com um grande problema, fui atualizar o firmware do meu modem 510v6 para eu poder rotear, mas qdo estava com 14% deu um erro e disse que o modem foi reiniciado de forma errada.
    Daí em diante não consigo mais atualiza-lo e a luz power fica piscando verde/vermelho e a ethernet fica acendendo e apagando.
    Tem alguma solução para esse problema?
    Agradeço desde já vossa atenção

    Willian

  5. Olá Pessoal.
    Alguem sabe como Liberar TODAS as portas deste modem, com o Firmware 6.2.15.7?????

    Vi em outro site uma maneira, mas nao
    funciona com esta versao. Nao quero usar
    Bridge.

    Se alguem souber (via DMZ seria o ideal),
    ficaria muito grato.

  6. Segui os passos descritos aqui para rotear o modem ADSL SpeedTouch 510v6, com a versao de firmware 5.0.4.15, usei o configurador, e segui passo a passo as telas acima, e deu certinho.
    Esta ok.
    Obrigado marcio

  7. Estou com um problema no meu modem, speedtouch 510, tenho ele há mais de um ano, nunca deu problema, só que recentemente o modem fica ligado por uns 2 minutos e logo em seguida as 3 luzes se apagam e começam a acender como se o modem tivesse acabo de ser ligado, isso fica se repetindo sem parar, alguém sabe uma solução para este problema?

  8. @Vinicius (#208 e #209):
    Olá Vinicius. Fico feliz em saber que minhas anotações deram certo e ajudaram mais uma pessoa! Obrigado pela sua participação!

  9. pra essa versão do speedtouch 6.2.*** tem um programa que roteia automatico própria pra essa versão ai do firmware.. eu consegui utilizando apenas este soft atualizado liberado pela thomson..

    abs

  10. oI, GOSTARIA DE SABER SE SEM POSSUIR UM PROVEDOR ,MAS COM A SENHA DO TECNICO DA TELEMAR, POSSO ROTEAR O MEU MODEM?
    \ACREDITO QUE SEJA SÓ EU COLOCAR NO USUARIO E SENHA A SENHA E USUARIO QUE POSSUO.ISSO PROCEDE?DESSE JEITO CONSIGO ROTEAR MEU MODEM SEM PROBLEMAS?CASO DÊ ALGUM PROBLEMA COMO FAÇO PARA VOLTAR AS CONFIGURAÇÕES ANTERIORES?
    UM FORTE ABRAÇO.

  11. marcio:consegui rotear meu modem spped touch ,mas agora não consigo instalar o meu roteador linksys WRT300N que me dava a rede sem fio.Sabe como instalá-lo novamente? o q pode ter ocorrido?

  12. @Diego:
    Se você tem um roteador wireless ligado depois do roteador ADSL, talvez seja melhor deixar o ADSL (SpeedTouch) configurado apenas como bridge, e deixar toda a configuração de roteamento, NAT, firewall etc. no roteador wireless (Linksys), não? Por que você teve a necessidade de ativar o modo de roteamento do SpeedTouch, mesmo com o roteador linksys?

  13. Não tenho mais de um computador, mas me disseram que seria bom em termos de conectividade routear o modem, ate conseguiria me conectar a internet sem precisar clicar em nada so ligando o micro e unsando um programa de ip fixo tipo ddns.Uso vista home basic, speed telefonica sp 256 kbps.
    Isso é valido?
    Grato pela atenção

  14. Referente a pergunta acima 01:38 7/2/09 A pergunta certa seria : Há vantagens em routear um modem para uso em um unico micro?
    Márcio desculpa duplicar , corrige pra mim por favor.

  15. @Edu: É válido sim, mesmo com um computador só.

    O roteador ADSL:

    1. Passa a receber o número IP válido do seu provedor. Se o roteador permanecer ligado, poupa o trabalho de reconectar, mesmo que o(s) computador(es) conectado(s) ao roteador seja(m) desligado(s).

    2. Pode (re)conectar-se automaticamente ao serviço/provedor internet (Speed, Velox etc.) sempre que necessário (menu do SpeedTouch: Conexão de banda larga > Serviços de Internet > Internet). Assim, qualquer computador ligado a ele já estará sempre conectado à Internet via rede local, realmente.

    3. Oferece serviços de NAT e DHCP, firewall e DNS dinâmico. Assim, se você em algum momento passar a ter mais de um computador, todos os recursos básicos para configurar uma rede local doméstica estarão prontos. Bastará adquirir um hub/switch, para ter mais portas de rede interna (o SpeedTouch só tem uma); veja mais em http://www.infowester.com/hubswitchrouter.php .

  16. Oi Marcio, primeiro quero agradecer sua dica foi muito util,me deu coragem de seguir adiante pela simplicidade e clareza do tutorial, confesso que antes entrei em contato com a thomson que respondeu prontamente e me enviou o link para baixar o configurator.exe, muda pouco na verdade parece apenas mais atualizado que este que vc usou, segui adiante com suas dicas e consegui, não preciso mais clicar para conectar ja vai direto.Agora penso em fazer uma rede wireless para usar o note no quarto sem fios e deixar o computador para minha mulher (orkutar..rss).Mas ainda tenho mais uma pergunta pra vc, como configurar o serviço dns dinâmico ? é preciso? instalei o agente DDNS da Winco aqui disseram que era bom, eu preciso configurar o dns dinamico da pagina da thomson tmb? Cara muito Obrigado mais uma vez , ganhou mais um fã.Valeu

  17. Socorro!!!… tenho o speedy touche 510v6 Versão do software:6.2.15.7 provedor Terra, já rotiei, e aparentemente deu tudo certo as luzes acenderam todas a 4, ping de conectividade ok… porem os 8 micros conectados não recebem o sinal, não navegam, como se estivessem com a conectividade limitada… liguei para telefonica e tambem não souberam me explicar o pq…estou em modo Bridge 8/35 agora com apenas um micro recebendo o sinal e navegando… acho que o meu problema é mais ou menos parecido com o do Marcelo(#186). Até agora não consegui solução, será que estou fazendo alguma coisa errada, tem algum configurador especifico para speedy touche 510v6 Versão do software:6.2.15.7 provedor Terra? Socorro o pessoal que faz parte da rede que administro já estão pegando no meu pé por estarem sem poder navegar na internet. Pelo amor de Deus alguem ai me ajude! se não vou acabar jogando este modem pela janela!

  18. Gilson provavelmente vc esqueceu de abrir as portas para conectar as outras maquinas, esta usando um ip fixo (dns) ou VPN , tente depois me fala!

  19. CONSEGUI! Karaaaaaaaaaaaaaacaaaaasssss!!!!! Consegui na kagadaaa! me desculpem ai gente pelo palavriado, mas depois de dias tentando configurar o modem SPEEDYTOUCH 510V6 com A VERSÃO DE FIRMWARE 6.2.15.7 CONSEGUI!
    Acho que li todos os tutoriais da Net… mas na verdade nada me ajudou nesta versão:
    vou tentar explicar oque fiz, que na verdade não sei se foi kagada mesmo ou milagre…rs!

    Então vamos ao que interessa, usei o configurador deste link: http://www.speedtouch.com.br/st510v6/configurador510v6.exe

    O usando o programa o modem ficou roteado, porem eu não conseguia navegar, assim como eu tinha dito no meu pedido de socorro (#221), enfim achei que era por causa do HUB, deliquei oHube, desconectei os cabos de rede e conectei tudo novamente como orientava um dos tantos foruns que entrei, por fim a grande Kagada foi:

    Rotear novamente com o programinha de configuração sem resetar o modem…tipo rotiei por cima do roteado, colocar todos as informações novamente etc,etc…funcionou perfeitamente… agora tá tudo normal…e eu com um baita sono…mas bem aliviado agora…eu mesmo não entendi o porque, mas quem sabe que essa minha kagada possa ajudar alguem que esteja com o mesmo problemão que eu estava.. pois ainda não vi nenhum forum dar esta dica. Boa sorte a todo!

  20. @Willians Martins (#224): Muito obrigado pelo apoio e a participação!

    Não sou pago nem ligado a nenhuma organização. Tanto este blog quanto meu sítio (www.mhavila.com.br) são pessoais, mantidos por mim em meu pouco tempo livre.

    A alegria que tenho nesse hobby é ver que minha contribuição à comunidade é útil.

    E minha esperança é contagiar muitas outras pessoas com esse espírito colaborativo da Internet. Se cada um que sabe algo útil puder contribuir em qualquer lugar (desde um e-mail, um comentário de um fórum ou blog até o seu próprio site), a teia mundial será uma verdadeira rede do conhecimento.

  21. Boa noite a todos, a telemar trocou um modem huawei verde(queimou) por um speedtouch 510, porem os enderecos ips sao diferentes, alguem saberia como trocar o endereco ip do modem speedtouch? desde ja agradeco

  22. Boa tarde, comprei este modem speed touch 510 v6 porem ele veio homologado pela speedy (sp) , minha dúvida, será que basta mudar VCI/VPI para que ele funcione para a Telemar RJ ? ainda nao entrei no configurador pq nao sabia o íp, vou tentar o que consegui aqui na net, mas estou com esta dúvida, agradeço qualquer ajuda.

  23. comprei este modem speed touch 510 v6 não estou conseguindo entrar no configurador ja coloquei os ip 192.168.0.254 e não consigo ai baixei o firmeware fiz todos os procedimentos de um atela pula para a outra.Quando digito o nome de usuario e senha ele ja vai para o concluido e não consigo entrar na configuração mais sera que veio com defeito já resetei mesmo assim não entra na configuração se alguem poder me ajudar eu agradeço. [email protected]

  24. Olá.

    Vou escrever aqui a solução que encontrei para rotear esse modem na rede da empresa. Antes de por a mão na massa, falei com o suporte técnico da Speedtouch/Thomson e o cara que me atendeu disse que era necessário mandar e-mail para o suporte empresas e aguardar 48 hs, e que caso eu tentasse fazer sozinho e desse problema, perderia garantia, o modem pifaria, blá, blá, blá. Bem, estamos numa crise, mas esperar 48 hs para por uma rede corporativa para rodar já é demais. Depois de muito papo consegui arrancar dele duas informações preciosas: meu modem tem firmware 6.2.15.7 e o IP 192.168.1.1 (logo, o IP 192.168.1.254 não funciona). Com o modem conectado direto no servidor e o Speedy instalado, acessei a página http://www.speedtouch.com.br, escolhi a versão ST 510 v6 do lado esquerdo e, na guia configurações, escolhi o software de configuração do meu firmware 6.2.15.7. Descompactei na Área de Trabalho, clique duplo em stInstall.exe e segui as orientações pedidas: Roteador, VPI 8/ VCI 35 (Telefônica), usuário e senha Terra e, voilá!
    Reiniciei Win2000Server com o modem e o PC conectado ao Hub e lá estavam todos os Pc’s navegando numa boa.

  25. Excelente POST.
    Yo tengo un Speedtouch 780WL en Chile y me funciono de maravilla. Este estaba bloqueado para otro proveedor y lo he configurado para Telefonica actualizando el firmware y utilizando el configurador que vi en este pagina.
    Para configurarlo en Chile modifique el archivo PPPoe.tpl de la carpeta TEMPLATES del configurador y modifique el VPI/VCI correspondiente a mi proveedor actual y listo.
    Nota… Hay que utilizar el cable rojo que viene junto con el Speedtouch 780WL o cualquier cable par trenzado ya que con otro cable no me funciono.

  26. Pessoal,
    Preciso de uma ajuda!
    Quero configurar ele como BRIDGE, mas quando vou em Setup não possui essa opção, apenas ROUTER…

    Acredito que seja os arquivos de template, alquem sabe como configurar isso novamente ?

    E-mail: [email protected]
    Obrigado!
    Denis

  27. Oi Márcio!
    Parabéns pelo tópico… muito bom e de grande ajuda.
    Enfim… fiz tudo e roteou certinho, só tem um “PEQUENO” problema, quando desligo o modem ele zera as configurações. Tipo, eu tenho voltar e fazer tudo novamente, ele não deixa as configurações salvas… se for pra toda vez que desligar o infeliz do modem e reconfigurar para rotear é melhor deixar o discador. Me ajude pois já tentei de tudo e ele não segura as configurações, e só desligar e pronto, quabdo ligo o dito cujo… lá vai eu reconfigurar novamente.
    Afff… isso é chato, não sei masi o que fazer!!!!!!!!!!!

  28. aguem sabe desbloquear o UOL 510v6 de firmware 5.4.0.17 placa CANT… para as versões anteriores obtive sucesso, mas essa ai ateh agora nada….

  29. Márcio, quero agradecer-lhe, pois possuo um modem exatamente igual ao seu e seguindo suas configurações consegui perfeitamente compartilhar a internet aqui em casa.
    Obrigado.

  30. Olá marcio!

    Gostaria de sua ajuda, cra é o seguinte tenho modem speedtouch 520v6 e um switer com 4 pcs ligados, bom queria saber como faço para bloqueiar alguns sites para o pc 2,3e4 ou dividir a velocidade da net ex: 50kb para pc1 50 para cada ums dos outros lembrando que tenho 2 magas.

    Na verdade entrei no firewall do modem e la tem uma opção de vc criar sua propia segurança, mais não entendi como funciona e se vc puder me dar essa força ficaria muito agradecido.

    Obrigado!

  31. Olá marcio!

    Gostaria de sua ajuda, cra é o seguinte tenho modem speedtouch 520v6 e um switer com 4 pcs ligados, bom queria saber como faço para bloqueiar alguns sites para o pc 2,3e4 ou dividir a velocidade da net ex: 50kb para pc1 50 para cada ums dos outros lembrando que tenho 2 magas.

    Na verdade entrei no firewall do modem e la tem uma opção de vc criar sua propia segurança, mais não entendi como funciona e se vc puder me dar essa força ficaria muito agradecido.

    Obrigado!

  32. boa tarde márcio, eu queria uma ajuda sua se possível, tenho uma internet banda larga em 4mb(comprovei isso pela configuração do modem), e meu modem(speedtouch 510V6)é novo e nunca fiz nenhum tipo de configuração nele, fiquei sabendo que ele suporta 2mb de velocidade,mais se eu rotear ele vai passar a suportar 24mb…é isso mesmo?e eu preciso so disso pra poder utilizar a internet de 4mb numa boa? o meu email é [email protected] e espero q vc me ajude…desde ha agradeço…ate mais!

  33. Olá amigo
    Sempre que estou conctada,aparece uma mensagem avisando que estou trabalhando em of e quando vou em ferramentas e habilito a conexão aparece uma tela dizendo que eu tenho que escolher uma conexão dial-up,que faço pra fazer desaparecer isto?
    muito obrigada

  34. Bom dia Márcio e a todos que participaram,
    com sugestões para rotear o complicado e famoso modem 510v6/F.W 62157 da telefônica.
    Depois de 4 dias,tentando e pesquisando na net vários foruns para rotear e atualizar o
    F.W 62157, achei esse forum.
    Bom lendo e relendo, as dúvidas e sugestões aqui postadas, consegui finalmente rotear o bichim, isso sem ter que atualizar o F.W…
    Foi so baixar e usar o configurador especifico para esse F.W, configuralo conforme a operadora reiniciar o pc clicar no I.E e pronto, la estava eu
    navegando blz e com ele espetado em um hub.
    Pensei também, q esse modelo vinha travado e para somente usar 1 provedor, mas não vem não, pode-se usar qualquer um que vai blz.
    Já roteei vários outros modelos, mas esse tava “dificil”.

    Duvidas: [email protected]

    Valeu pessoal até mais..

  35. Olá companheiros, depois de varios dias pesquisando, achei este ótimo blog e gostaria de compartilhar minha experiencia.
    Vamos lá:
    Fiz uma assinatura do oi velox e contratei como provedor, a globo.com que me enviou um
    Speedtouch 510 v6, muito bem, logo que chegou instalei o discador sem rotealo, pois queria testa-lo antes, ele acessa a maioria dos sites sem problema mas alguns não ex: o site do provedor não entra, globo.com, fica carregando infinitamente, outros sites também não entram, como mercado livre etc, os que entram funcionam numa velocidade muito boa.
    Ai fui rotea-lo com um Dlink 524, para minha surpresa ele conecta normalmente porém só acessa os sites do google, ou seja:
    orkut, gmail, buscas, todos os sites do google menhum outro mais.
    Por favor me ajudem, alguem já pegou este defeito,
    obs: já usei todos os programas do fabricante como todas as atualizaçoes disponiveis.
    Abraços.

  36. Olá, eu estou tentando rotear esse modem SpeedTouch 510 v6 da VELOX – 6.2.15.7,Já tentei pelo Configurador do Site da SpeedTouch mas quando chega no 2 a Configuração do SpeedTouch aparece um X e não da pra continuar… Se alguem poder mim ajudar

  37. Pessoal,

    Olá a todos. O problema é que eu instalei esse firmware que é dedicado para a Inglaterra e agora nenhum outro firmware seja mais atualizado não consegue mais atualizar o chip do modem. Eu fui retornar as configurações de fábrica, e perdi a opção VCP 0.35 da GVT/Oi-Brasil Telecom. E não tem jeito. Por sorte que tenho outro modem que não é para ADSL 2+, mas está funcionando super bem, todavia, eu não queria jogar fora o SpeedTouch 510 v6.

    Quem puder contatar-me, gostaria.
    hobbytrem (arroba) gmail.com

  38. Oi marcio;
    cara eu estou comum problemão fiz tudo sou tecnico e quando terminei de rotear o computador nem na net entra mais!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *