Roteador ADSL SpeedTouch 510v6

[Atualizado em 28 de janeiro de 2008 e 22 de agosto de 2009.]
[Em 2010, a Thomson passou a se chamar Technicolor.]

 Recebi do meu provedor de acesso um “modem ADSL”, especificamente o roteador digital Ethernet/ADSL2+ SpeedTouch 510v6 da Thomson Multimídia (agora Technicolor), produzido no Brasil (exceto os cabos, Made in China).

A caixa vem com tudo o que pode ser necessário: o roteador (super compacto e leve), seu cabo/adaptador de alimentação elétrica, cabo telefônico DSL (com conectores “padrão americano” RJ11), cabo de rede Ethernet (com conectores RJ45), um adaptador de tomada telefônica padrão Telebrás (4 pinos chatos em quadrado) com saídas Telebrás e RJ11, dois micro filtros para pontos telefônicos ligados na linha do roteador ADSL, folheto do Guia de Instalação Rápida e CD-ROM de instalação.

De início, uma frustração: Coloquei o CD no computador e… nada. A unidade de CD/DVD sequer reconheceu a existência de algo lá dentro. Desisti após diversas tentativas frustadas. Parti para o “Plano B” de sempre: o Google. Logo de cara, vários links úteis:

E da primeira resposta do fórum Guia do Hardware, os links “definitivos”:

Descompactei o pacote baixado do Configurador para Windows, com os arquivos de instalação no disco. [Dica: para descompactar o pacote em formato RAR, você pode usar um utilitário gratuito/livre como 7-Zip para Windows.]

Abri a pasta criada, executei stInstall.exe, escolhi o idioma Português e um fácil assistente de instalação se iniciou. Detectou o roteador (que já estava devidamente conectado à rede ADSL e ao computador), informou que o aparelho já havia sido configurado antes, permitindo nova configuração.

[photopress:st510v6_04.png,full,centered]

Figura 1: Verificando o SpeedTouch, detecta o roteador conectado

[photopress:st510v6_05.png,full,centered]

Figura 2: Configuração do SpeedTouch, Sim, nova configuração

Escolhi nova configuração [Figura 2], selecionei o serviço como Roteador [Figura 3], VPI/VCI da minha companhia telefônica (conforme relação apresentada pelo próprio assistente) [Figura 4].

[photopress:st510v6_06.png,full,centered]

Figura 3: Serviço como Roteador

[photopress:st510v6_07.png,full,centered]

Figura 4: VPI/VCI de acordo com a Região da sua operadora

Em seguida, preenchi o nome de usuário e senha do meu provedor de acesso [Figura 5], defini usuário e senha para acesso à interface administativa do aparelho via web, aguardei as configurações serem aplicadas e pronto! O assistente concluiu com sucesso e já abriu no navegador a interface administativa, no endereço http://192.168.1.254/ (ou http://speedtouch.lan/, ou ainda o endereço IP alternativo 10.0.0.138), com o roteador já totalmente operacional!

[photopress:st510v6_08.png,full,centered]

Figura 5: Usuário e senha do seu provedor Internet banda larga

A interface administrativa é muito completa em recursos, porém simples e amigável, com opção de exibição em português. Na opção de Rede Doméstica, vi que o roteador ativou NAT e DHCP (atribuição automática de configurações de rede a cada computador conectado) e que meu computador havia ganho o IP 192.168.1.64 na rede interna (veja RFC 1918).

[photopress:st510v6_14.png,full,centered]

Figura 6: Interface administrativa web, em http://192.168.1.254/

Na Caixa de Ferramentas, o Firewall do equipamento vem inicialmente desativado, mas pode ser ligado com duas opções de nível de segurança (“Padrão” e “Bloqueia Tudo”). A Padrão, para permitir todas as conexões de saída e bloquear todo o tráfego de entrada, deve ser indicada para a maioria das pessoas.

O Firewall permite ainda facilmente liberar compartilhamento de jogos e aplicativos, com opção de UPnP (Universal Plug and Play) e muitos programas com a configuração pré-cadastrada, prontos para adicionar. Com isso, permitir o uso em rede de jogos como Counter Strike ou Unreal Tournment, ou liberar o compartilhamento de arquivos via BitTorrent ou eMule, por exemplo, é bem fácil. Primeiro, escolha a tarefa “Atribuir jogo ou aplicativo a um dispositivo de rede local” [Figura 7], disponível na opção Firewall e também no Compartilhamento de jogos e aplicativos, dentro do menu Caixa de ferramentas. Depois, basta selecionar cada aplicação desejada na extensa lista e escolher Adicionar.

[photopress:st510v6_liberar_portas.png,full,centered]

Figura 7: Liberar portas para jogos e aplicativos

Na tela inicial, em Conexão de banda larga, ao selecionar Internet, há a opção de Verificar conectividade deste serviço. Em meu caso, o teste resulta em êxito para os tópicos DSL, ATM, Ethernet, PPP e IP. No teste de Internet, a conectividade com o Gateway retorna OK, mas como não foi possível validar contato com os Servidores de DNS (tradução de nomes de domínio), o teste falha, como se pode ver na [Figura 8]. Não conseguir testar contato com os servidores não significa, porém, que o serviço não vá funcionar. Se você acessar normalmente a Internet, é o que realmente importa.

[photopress:st510v6_15.png,full,centered]

Figura 8: Verificação de conectividade

Em resumo, a primeira impressão é de um ótimo roteador ADSL, com suporte a DSL até 25 Mb/s downstream e 1,5 Mb/s upstream, compatível com os padrões mais recentes ADSL, ADSL2 e ADSL2+, homologado pela Anatel. Gostei!

Eis outros links úteis contribuídos pelos leitores deste blog:

À parte: sobre firmware

No fórum do Guia do Hardware, que citei no início do artigo, e neste tópico do Baboo Fórum haviam links para atualizações de firmware (software interno do aparelho) do SpeedTouch. E encontrei outros links relacionados pesquisando na Internet.

Atenção! Atualização/alteração de firmware é uma operação delicada e arriscada, altera a característica original do aparelho, pode inutilizá-lo ou torná-lo inoperante se mal sucedida, e pode invalidar a garantia de fábrica se realizada sem autorização do suporte técnico. Mas se alguém mais ousado e com o devido conhecimento técnico quiser (por sua conta e risco!) fazer esse tipo de alteração, depois conte aqui como foi. Eis os links:

291 Replies to “Roteador ADSL SpeedTouch 510v6”

  1. Olá, estou precisando de uma ajuda:
    Tenho este modem Speedtouch 510 V6! Porém quando vou colocar ele para ligar no Xbox 360 via HUB e conectar na LIVE, ele informa que estou a NAT estreita e que precisa abrir esta NAT. Estava com a versão 6.1.4.3 e apesar de estar com as portas todas atribuidas, não consigo conectar na live. Ele rodava tudo perfeito (torrent, emule dentre outros) tudo beleza, sem quedas. Hoje, fazendo tentativas, coloquei esta firmware 5.4.0.14 e colocando em modo bridge, consegui conectar o xbox, porém não consigo ficar com ele ao mesmo tempo que o computador navegando! Tem que ser um ou outro! Agora, a NET fica caindo toda hora e estou pensando em voltar para a firmware que estava usando, mas preciso saber como abrir esta NAT e deixar o modem em router funcionando o xbox e a net?????

  2. ola a todos, estou tentando desbloquea o modem da uol, speedtouch 510v6 com placa Cant-k, depois de seguir a risca todos os tutoriais que eu encontrei pela internet, nada rendeu muito resultado, quando entro em modo kernel, (pressione reset ate os leds piscarem em vermelho e verde),consigo encontrar o maldito neste modo, so que quando vou fazer o downgrade, ele sozinho sai do modo kernel e inicia, perdendo assim a comunicaçao com o programa de upgrade, nao sei mais oq fazer, se alguem tiver algum link que aponte a soluçao deste problema, por favor poste aqui, Obrigado!

    Aqui estao as duas unicas firmwares que realmente quase funcionaram

    http://rapidshare.com/files/137178023/Firmwares_para_510_v6_Cant-k.rar.html

  3. Galara, seguinte:
    Depois de muitas tentativas e pesquisas, finalmente consegui desbloquear este bendito modem da uol. Todos estão procurando solução através de atualização de Firmware, mas esta placa Cant-K não tem atualização, o esquema é o seguinte :

    1º alternativa – quem tiver o mesmo equipamento 510V6 sem ser este da uol, é só ir no menu configuração e fazer um backup da configuração, lembrando que tem que estar em modo bridge e não roteado. O arquivo irá salvar com o nome “user.bin”, fazendo isso, ligue o modem da uol na sua máquina e entre na configuração via home page, geralmente o ip é 192.168.1.254, na configuração entre na opção “Salvar ou restaurar a configuração”, clique no botão restaurar e escolha o arquivo “user.bin”, espere carregar e pronto, já estará desbloqueado para usar qualquer outro provedor, a conexão será feita através do computador já que esta em modo bridge.

    2º alternativa – na pagina do fabricante: http://www.speedtouch.com.br/ , tem opção de fazer download do programa de configuração, quando vc fizer o download deste aplicativo , tera uma pasta chamada “Templates” nesta pasta contém arquivos com extensões “*.TPL ” Bridge ppoe, PPPa e PPPoe, entre no arquivo “Bridge” pelo blocos de notas e altere o campo “set var=ATM_addr value=”8.35” somente os números para a conexão da sua região, no exemplo acima esta 8.35 (telefonica). Selecione todo o conteúdo e dê um CTRL + C (copie) , agora entre na configuração do modem da uol e nas configurações crie um backup da configuração ao qual irá criar um arquivo chamdo “user.bin”, após feito o backup, entre neste arquivo e apague tudo dentro dele e cole as configurações arquivo TPL(bridge) e Salve-o . Volte novamente nas configurações do modem e desta vez vc irá restaurar configuração, procure o arquivo “user.bin” que vc modificou e restaure a configuração através dele, pronto, seu modem já esta liberado em modo bridge e poderá utilizar qualquer provedor conectando pelo seu computador.

    Obs: Não precisa instalar nada, tudo feito manualmente.

  4. Muito Obrigada!!! Tentei de diversas maneiras rotear meu modem, olhei em diversos tutoriais via google, e apenas o conteúdo do seu blog conseguiu me ajudar a configurar meu modem!!!

  5. @Sheila: Também agradeço sua participação aqui no Blog. Além de ser útil para os outros compartilhar os casos de sucesso, fico muito feliz em saber que minha experiência ajudou mais pessoas. Obrigado e abraços!

    @Mag: Não sei. Mas vi hoje no site da Thomson Multimídia Brasil que existe um novo Firmware versão 6.2.15.7 para quem está com poblemas na conexão OiVelox. Atualizei o artigo com o link. Nao usei essa atualização e, como sempre, vale o aviso dos riscos e cuidados para quem quer atualizar o firmware do aparelho, que pode ficar inutilizado em caso de problema e ainda perder a garantia. Abraço.

  6. Cara estava com o problema com esse modem pois o aplicativo de deletação de paramentos nos outros sites semprem estavam fora do ar mas me parece que aqui resolveu irei testar na 2 feira mesmo que não funcione fico grato por coloca o aplicativo de configuração disponivel nesse blog.

  7. consegui!!!!!! ja tinha pesquisado e tentado em outros sites e nunca conseguia.
    entrei nesse bloog e co0nsegui compartilhar a internet e rotear o maldito modem speed touch.
    e obrigado pela dica

  8. @Felipe: Fico feliz em saber que você e vários outros terminam aqui uma busca pela solução de rotear seu SpeedTouch! O objetivo do artigo era mesmo, ajudar outros em situação similar. Obrigado pelo retorno.

    Abraços

  9. Preciso mudar o ip do modem SpeedTouch 510v6 de 192.168.1.254 para 192.168.100.1 para que ele possa ingressar em nossa rede. Alguém pode me dizer como faço para mudar?

    Abs e obrigado desde já!
    Gladson

  10. Amigo,

    Tenho uma rede interna em minha empresa com 3 micros ligados atraves de um switch, cada microcom um ip fixo (10.199.0.50, 10.199.0.100, 10.199.0.200) e a sub Mask 255.255.0.0 , Coloquei este modem, ja roteado, no switch e os micros so o enxergam de eu botar a configuracao de rede deles com ip automatico. Tem como modificar o speed touch para q ele enxergue os micros e vice-versa, sem mudar o ip e mascara de rede dos micros?

  11. Rapaz, tudo bem?
    Seguinte, to com um desses thomson 510 com FW 5.4.0.14 que funciona normalmente quando ligado direto no pc. Se ligo ele num hub ou no router DI 524 (wifi) ele fica um pouco mais lento pra navegar e download, e o upload nao funciona de jeito nenhum. O suporte da Thomson é nulo, da operadora diz que está tudo normal e o problema deve ser com o hub. Liguei somente o hub e a rede fica normal. Me ajude, o que pode ser?

  12. Com a bondade e a experiencia do amigo, gostaria q me informasse se conheces um link de um “passo a passo” de como conectar 2 PC c/ Windows Vista entre se e c/acesso de ambos a net? Meu Modem é o ST510v6.Grato desde já.

  13. @Elder: Basicamente, você vai precisar de:
    – Um switch (com portas cabo ou wireless) para interligar os computadores e o “modem” Roteador ADSL (no caso, seu ST510v6);
    – Cabos ethernet (com conectores RJ45) para ligar os PCs no switch, ou adaptadores wireless nos PCs se for uma switch para rede sem fio (nota: dizem que adaptadores da mesma marca do switch wireless tende a maximizar a velocidade obtida).

    Os passos básicos são:
    1. Ligue o cabo ethernet que sai do roteador ADSL na entrada normalmente identificada por “Internet” ou “WAN” do switch.
    2. Se for uma rede a cabo, ligue cabos ethernet entre a saída da placa de rede de cada computador e uma entrada ethernet do switch (comumente há 4 disponíveis no total).
    3. Siga as instruções do fabricante do switch para configurá-lo, lembrando que ele deve prover o serviço de NAT/DHCP para os PCs a ele conectados.

    Agora, alguns links a respeito:

    Microsoft:
    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/Setting-up-a-home-network
    http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/Networking-home-computers-running-different-versions-of-Windows
    http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc757494(WS.10).aspx
    http://social.technet.microsoft.com/forums/pt-BR/winvistapt/thread/85d52209-4bb2-4153-aaf8-6fedce3ec285/

    Sites independentes:
    http://www.grupomh.net/Download/Montar-Rede-Domestica-E-Compartilhar-A-Conexao.html

  14. Boa Noite…

    ja procurei em tudo quanto é lugar e todos dizem a mesma coisa, ja fiz todos os procedimento e o mesmo resultado.

    antes de mais nada segue as especificações.
    modem
    SpeedTouch
    SpeedTouch
    Informações
    Nome do produto: ST510
    Versão do software: 6.2.15.7
    IP do modem 192.168.1.1

    vamos la…
    fiz todas as configuraçoes e ele, conecta a o luz internet do modem mais nao navega de jeito algum, pega IP externo verificado pelo browser, mas ao efetuar um ping em algum endereco nao responde, ja nao sei mais o fazer…

    alguem poderia me ajudar?

  15. esse software que vc esta usando deve ser especifico somente para os modens ST510 V6 com firmwares 5.4.0.13 / 5.4.0.15
    modens ST510 V6 com firmwares 6.2.15.7 necessitam do software adequado para sua versao de firmaware correta, mas o softaware adequado para modens 6.2.15.7 não roteia eles ou seja ele não executa essa função, talvez o ideal seria usar o software de modens 5.4.0.13 / 5.4.0.15 em modens 6.2.15.7, eu nao testei isso mas acredito que de certo para mais informaçoes acesse http://www.speedtouch.com.br/
    abraços

  16. esse software que vc esta usando é especifico somente para os modens ST510 V6 com firmwares 5.4.0.13 / 5.4.0.15 para essas versões o roteamento funciona perfeito, mas modens ST510 V6 com firmwares 6.2.15.7 necessitam de uma outra versao desse mesmo software, mas o software correto para modens 6.2.15.7 não roteia eles ou seja ele não tem essa função, talvez o ideal seria usar o software de modens 5.4.0.13 / 5.4.0.15 em modens 6.2.15.7, eu nao testei esse procedimento mas acredito que pode funcionar, vc encontra as duas versoes do software em http://www.speedtouch.com.br/
    ou tente mudar a versao do firmware de seu modem
    abraços

  17. estou precisando da versao 5.4.0.13 pois atualizei para a versao 5.4.0.14 e qndo termina o processo de roteamento o led da internet fica apagado e nao conecta de forma alguma jah restei qndo reseta o led volta a funcionar mas da msm forma nao conecta e qndo tento conectar pelo acesso do provedor informa q o computador remoto nao responde, algm me ajuda!!!huahu por fvr tow sem ideia doq fzr!!! desde ja grato!!!

  18. Help, meu modem (510v6 bloqueado pela uol com placa cant-K) de um dia para outro parou de salvar minhas configurações (senhas para entrar na net) e tambem não aceita fazer backup da sua configuração nem restaurar uma jah existente (não foi pssivel armazenar o arquivo) e toda vez q ligo o modem tenho q reconfigura-lo)

    =X

  19. Amigo, como faço para configurar o speedtouch 510v6 (da uol) para utilizar um ovislink evo-w108ar (wireless)?
    Estou apanhando um monte e não consigo, acredito que haja alguma porta específica para liberar no mesmo.
    Parabens pelo blog, excelente.
    Obrigado

  20. Dúvida tem como eu mudar o IP do modem sem ter que desligar ele. Baixo varios arquivos de forma simultanea em diversos sites como rapidshare, megaupload, deposit etc. Mas sempre preciso ligar e desligar o modem. Tem alguma forma de configurar no serup pra que possa mudar sem ter que desligar ele. obrigado

  21. to precisando abrir portas do modem speedtouch 510 v6…portas 80,,,,9000,,,9001,,,9002,,,,alguem pode me ajudar aí?…quem poder ,,,favor enviar para email de [email protected]

  22. Marcio
    Tenho TP link WR642G e não sei como colocar senha para bloquear usuários.Vc pode me ajudar?
    obrigado

  23. Ola amigo, Estou precisando de ajuda, Gostaria de trocar o ip do meu modem thomson 510v6, não consigo fazer isso, se alguem poder me ajudar… desde já agradeço…

  24. ja tentei de tudo no ST510v6 e nao consegui, baixei no site da ST, a versao 6.2, e a 4.0.15 que e o meu… tentei tbm baixando uk e nada. Na configuracao do modem ate que aparece pppoe, porem a luz de internet permanece apagada, ja desliguei e liguei o modem, ja reiniciei pelo navegador, e nada, ja perdi horas e horas e nao consigo rotear este modem.
    Qdo tento conectar o modem no meu dlink 524(150), e tento acessar a configuracao do speed touch, nao consigo. Aluz de internet so acende qd esta em bridge.
    Alguem pode me ajudar.
    desde ja agradeço.

  25. Pessoal acabei de consegui rotear.
    O problema era que o usuario e senha da internet que eu configurava o modem p/ router, nao pertencia ao dominio, troquei a senha e consegui.
    Abraco.

  26. queria saber por que a luz dsl do meu SpeedTouch 510v6 não está assendendo.
    axo que é pq não liberaram o sinal ainda.
    pode ser por isso ?
    obrigado.

  27. Boa tarde a todos,em 1ºlugar parabens a todos que participam e participaram com perguntas,duvidas e resposta pois muitos aprenderam.agora eu estou com um problema e quem sabe alguem possa me ajudar.Tenho um
    speedtouch 510 v6 que consegui deixar como roteador agora quero colocar um roteador sem fio, como devo proceder esta instalação, e pergunto será que posso fazer isto, desde já agradeço a todos

  28. @Gildo: Esta parte é fácil: Basta conectar um cabo de rede ligando a saída Ethernet do SpeedTouch à entrada Internet/WAN do roteador wireless.

    Também acho que o ideal, quando se usa um roteador wireless, é retornar a configuração do SpeedTouch para o modo bridge (e não roteador), e deixar as funções de firewall, DHCP etc. apenas par o roteador sem-fio. Dessa forma, você deixa a estrutura da sua rede simples e menos sujeita a conflitos de configuração de firewall, portas e protocolos.

    Na dúvida, verifique as orientações e recomendações nos manuais dos dois equipamentos.

  29. Por… foi matador esse tutorial esplicado 100% baixei o meu TG508 ,coloquei no modo roteador po segui o passo a passo é ai que vem o velho ditado “depois que o leão esta morto dodo mundo dis que mato o leão,putis roteou numa boa,alias primeira vez que um moudem me deu dor de cabeça,a se não existisse jente boa como o nosso amigão Marcio e o glog.valeu fui

  30. eu tento abrir o configurador do modem510v6 , no meu windows7 , mas ao envés de abrir para eu configurar , abre uma mensagem ( a mascara deve ser fornecida).
    O q devo fazer?

  31. I can’t upgrade the ST530v6 firmware. The wizard crash in 3rd step. I use winVista. Can you help me?

    No puedo actualizar el firmware del ST530v6. El asistenta falla en el 3er paso. Uso winvista. ¿Podrían ayudarme?

  32. @leonia, creio ser improvável encontrar esse modelo do Thomson para vender novo, por se tratar de um equipamento bem antigo e defasado. Se precisar exatamente desse modelo por algum motivo, talvez no Mercado Livre, OLX (Brasil) ou mesmo eBay (Estados Unidos) você encontre usado ou semi-novo.
    Existem modelos mais recentes de roteador com suporte à conexão ADSL2+ e com Wi-Fi, de marcas como TP-Link e D-Link: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/listagem/listagem.cgi?string=roteador+adsl2%2B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *