Eleições

Em época de eleições no Brasil — principalmente essa em que elegemos de uma vez presidente, governador, senador e deputados — é oportuno falar um pouco de política, mesmo em um blog focado em tecnologia como este.

Gostaria de parabenizar a Justiça Eleitoral (TSE) pela campanha Vota Brasil 2006, que tem como slogans “O Brasil é tão bom quanto o seu voto” e “Pense e Vote – O Brasil está em suas mãos”. Pela primeira vez, vejo uma campanha de conscientização clara, direta e objetiva, que espero realmente educar um pouco mais o eleitor brasileiro. Os spots de TV e rádio do TSE trazem mensagens essenciais, como:

Dia 1º de outubro o Brasil vai contratar 1.627 servidores públicos. (…) deputados, 27 senadores, 27 governadores, um presidente da república. E quem contrata é você! Você [eleitor] é o patrão.

Preste atenção em tudo que os candidatos fazem e dizem.

Se você não lembrar em quem votou, como vai poder cobrar depois?

O lado triste que vejo é que o Brasil não é exatamente tão bom quanto o nosso voto. Antes de tudo, ele é tão bom quanto os candidatos que se apresentam como opções para esse voto!

E aos eleitores internautas do Brasil, recomendo pelo menos estes links:

  • Ranking dos Políticos: ranking dos políticos brasileiros, baseado em uma pontuação objetiva a partir de critérios como Presença nas sessões, Privilégios, Participação Pública, Processos judiciais, Qualidade Legislativa. Veja também o ótimo vídeo “Como consertar o Brasil?” (simples, direto e muito didático), o livro “Carregando o Elefante – Como livrar-se do peso que impede os brasileiros de decolar” (PDF/eBook que pode ser baixado gratuitamente) e outros recursos disponíveis no portal. Uma iniciativa independente dos administradores Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder.
  • Excelências – Perfis de candidatos à Câmara dos Deputados em 2006: ótimo trabalho de levantamento realizado pela ONG Transparência Brasil, que lista uma ficha de cada candidato a deputado, incluindo principais menções na imprensa ligando o candidato a casos de corrupção e processos em que o candidato é indiciado como réu. Para você não votar desavisado em nenhum mensaleiro ou sanguessuga!
  • Políticos do Brasil: resultado da pesquisa feita durante cinco anos pelo jornalista Fernando Rodrigues e também publicado em livro, reúne um balanço de bens de políticos brasileiros, com base no que os candidatos declararam à Justiça Eleitoral, nas eleições de de 1998, 2000 e 2006.

One Reply to “Eleições”

  1. Tio Márcio…
    Acho que nesse post eu posso comentar.
    Apesar de eu não ter tirado meu título esse ano, estou atenta à tudo que está acontecendo por aí.
    Agora me arrependi de não ter tirado o bendito titulozinho, porque acho que é importante participar dessas coisas. Apesar de toda a ‘futilidade’ que aparento ter, estou, digamos, ‘ligada’ no que está acontecendo com o Brasil.
    Entrei nesses dois sites e estou esprando carregar.
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *