Há nove anos atrás, eu inocentemente duvidava que algo fosse capaz de superar a tecnologia força-bruta do mecanismo de pesquisa AltaVista, criado em 1995 por cientistas do laboratório de pesquisa da Digital Equipment Corporation, em Palo Alto, Califórnia, EUA.
O AltaVista foi a primeira base de dados pesquisável por texto de toda as páginas HTML da World Wide Web, com sua tecnologia de armazenamento de todas as palavras de todas as páginas HTML da Internet em um índice de pesquisa rápida.
Mal sabia eu que, naquela época, os estudantes Larry Page e Sergey Brin, colegas da Universidade de Stanford, EUA, já estavam preparando a idéia que iria alavancar uma nova era de tecnologia em serviços interativos na Internet: o Google.
O mecanismo de pesquisa do Google, primeira empreitada dos estudantes que se tornariam donos de uma megacorporação de tecnologia, explorava idéias inovativas para ranking dos resultados — envolvendo fatores — como o número de links apontando para a página, relevância e qualidade do conteúdo da página destino e das que a referenciam — em uma composição complexa mas brilhantemente eficaz.
A grande vantagem foi resumida por um colega de trabalho que me apresentou e fez começar a usar o Google — até hoje, nunca mais parei –: “Os resultados vêm em ordem inteligente, geralmente um dos primeiros é exatamente o que você procura!”
Com o talento de seus criadores como empreendedores, despontaram os sucessos em cascata do Google. A corporação Google foi tem sido pioneira em explorar os recursos de interatividade Web 2.0. Emplaca um sucesso atrás do outro: Google Mail (gmail), Google Calendar, Google Maps, Google Earth, Google Video, Google Docs… A lista inclui o Orkut, que no Brasil se tornou tamanha febre a ponto dos brasileiros liderarem seu uso.
Tão fantástico quanto os serviços do Google é o seu modelo de negócios: todos os serviços são gratuitos! Quase toda a captação financeira vem de veiculação de propaganda on-line, outro segmento em que o Google atingiu domínio mundial.
Para saber mais:
- Blog oficial do Google Brasil.
- Blog Undergoogle – tudo sobre o Google.
- Google’s weakness and AltaVista’s strength (em inglês), por Richard Seltzer, 2002.
Para satisfação dos brasileiros que usam os serviços do Google, o G1 divulgou a notícia de que o portal no Brasil google.com.br é o mais estável, com 99,999% de uptime (disponibilidade). Ficou “fora do ar” apenas 3 minutos ao longo de um ano (set/2006 a set/2007).
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL138878-6174,00.html