Em 2004, a agência de publicidade Foote Cone & Belding (FCB) de Lisboa, Portugal, fez uma campanha publicitária fantástica para a revista portuguesa Grande Reportagem. A campanha, intitulada “Bandeiras”, apresentava bandeiras de algumas nações, usando a proporção das cores que preenchem a bandeira como infográfico de algum dado estatístico — uma mazela social — local, acrescido do slogan “Conheça o mundo em que vive.”
A campanha foi tão bem sucedida que levou a FCB a ser premiada com um Leão de Ouro no Festival Internacional de Publicidade de Cannes em 2005.
Eis a peça publicitária que tem a bandeira do Brasil como tema (clique na imagem para ampilar):
[photopress:bandeira_brasil.jpg,full,centered]
Legenda: Verde – Pessoas que vivem com menos de 10 dólares por mês
Amarelo – Pessoas que vivem com menos de 100 dólares por mês
Azul – Pessoas que vivem com menos de 1000 dólares por mês
Branco – Pessoas que vivem com mais de 100.000 dólares por mês
O conjunto de oito bandeiras que compõem a campanha publicitária pode ser visto em Consciência.Net, 2004. As mesmas imagens estão também reproduzidas com legenda em texto no blog Issamu, em O mundo em que vivemos, Maringá, Brasil, 2007-05-21. Eis a lista de bandeiras e o respectivo fato ilustrado:
- Angola (endemias/saúde)
- Brasil (má distribuição de renda)
- Burkina Faso (mortalidade infantil)
- China (trabalho infantil)
- Colômbia (tráfico de drogas)
- Estados Unidos (guerra no Iraque)
- Somália (mutilação genital feminina)
- União Européia (escassez de petróleo)
Como não podia deixar de ser, as imagens das bandeiras começaram a circular em correntes por e-mail, na forma de uma lenda urbana, no seguinte boato, obviamente inventado e falso:
O diplomata norueguês Charung Gollar foi incumbido de apresentar, na ONU, um gráfico mostrando os principais problemas que preocuparam o mundo no decorrer de 2005.
Apresentou oito gráficos, intitulado ‘O Poder das Estrelas’. Foi aplaudido de pé! E seu trabalho foi indicado a concorrer para o prêmio Nobel em Marketing político… Vejam os gráficos!
As duas coisas são incríveis pela sua criatividade: a campanha publicitária da FCB e a lorota mirabolante do boato!
Para saber mais:
- Revista ‘Grande Reportagem’ brilha em Cannes com ‘Bandeiras’, Diário de Notícias Online, Lisboa, Portugal, 2005-06-22.
- FCB “Bandeiras” o único Leão português, SEE-Lions 2005 Cannes Especial.
- Flags as Infographics (em inglês), NewsDesigner.com, EUA, 2005-04-27.
- Grande Reportagem – Realidade em cores, blog Brainstorm #9, Brasil, 2005-01-04.
- Lo mejor del 2005: Bandeiras (em espanhol), blog Llámame Lola, 2005-12-17.
- O Poder das Estrelas, blog Caixa Preta, Brasil, fevereiro 2007.
Outra grande lorota, não sei se foi erro da própria reportagem, é que na bandeira da Angola está escrito “pessoas infectadas pelo vírus da malária”. A malária é causada por um parasita, não um vírus.
Boa observação, David! Aposto que esse é um deslize da agência de publicidade mesmo…
Da Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mal%C3%A1ria