Na hora de preparar minhas apresentações (slides), eu prefiro gerá-las em PDF do que usá-las em formato nativo do Microsoft PowerPoint (PPS), por exemplo. Primeiro porque é mais fácil haver um Acrobat Reader instalado em qualquer computador do que um PowerPoint Viewer, garantindo assim maior compatibilidade. Segundo, porque o formato PDF é muito mais “universal” para se distribuir. E por fim, mas não menos importante, porque o formato PDF garante a correta exibição de fontes e objetos, independente da configuração ou recursos instalados no computador destino.
Além disso, o Acrobat conta igualmente com um modo tela-cheia (full-screen) para apresentações. Só não conta com adereços de transição, que eu particularmente acho cansativos e dispensáveis na maior parte dos casos.
[Atualização] No PowerPoint 2007 (Service Pack 2) e no BrOffice.org, é possível exportar a apresentação diretamente para formato PDF.
No Windows, se você tem o FreePDF instalado ou outra impressora PostScript/PDF para a geração de arquivos PDF, as configurações a seguir gerarão sua apresentação PowerPoint como PDF no tamanho ideal para tela cheia.
No PowerPoint:
- Menu: Arquivo » Configurar página
- Slides dimensionados para: “Apresentação na tela” (Largura 25,4cm × Altura 19,05cm)
- Orientação – Slides: “Paisagem”
No FreePDF (pela impressão do PowerPoint):
- Menu: Arquivo » Imprimir
- Botão Propriedades
- Orientação: “Retrato”
- Botão Avançado
- Papel/Saída » Tamanho do papel: “Tamanho de página personalizada PostScript”
- Editar tamanho: Largura 190.50 × Altura 254.00, Unidade: “Milímetro”
Na hora de apresentar, coloque o Acrobat Reader em modo tela-cheia: Ctrl+L
Excelente dica. E anotada!
Olá Márcio.
Existe uma possiblidade de gravar o pdf, de forma que ao abrir, automaticamente visualize em full screen, sem precisar apertar ctrl+L?
Valeu!
Olá Fabio. Existe. Na ferramenta Adobe Acrobat Professional, você pode editar, dentre as Propriedades de um documento PDF, a opção “Initial View” (visualização inicial, ao abrir o arquivo) para “Full screen”.
Não sei, porém, uma maneira de definir essa propriedade usando ferramentas livres/gratuitas.
http://www.planetpdf.com/enterprise/article.asp?ContentID=Opening_PDF_documents_in_Full-Screen_mode_in_Acrobat&gid=7463
Sempre faço isto com meus treinamentos. Fiquei muito feliz em saber que não sou o único que privilegia estabilidade e segurança Vs animações e transições esteticas.
Adorei a dica sobre “Initial View” ! Já estou utilizando.
@Bernardo: Olá Bernardo. Obrigado pela participação! Pois é. Atualmente, tenho preferido usar o recurso nativo do Office ou do BrOffice em exportar PDF, que em geral resultam em um PDF menor, mais leve e mais preciso. Em caso de alguma falha de formatação, uso a impressora PDF conforme o artigo.
Olá!
Não tenho power point no meu note, porém, consigo abrir em onedrive pelo hotmail, e assim, consegui converter o arquivo de PPTX para PDF, então o arquivo ficou em 3,89MB, achei um pouco pesado para PDF. Há alguma outra possibilidade de converter deixando arquivo menos pesado? Ou os 3,89MB é comum?
É possível uma mensagem de e-mail não suportar e não chegar ao destinatário ou não carregar, devido a isso?
Olá @Henrique.
Apresentações PowerPoint frequentemente incluem imagens e ilustrações e estas são em geral o principal elemento a aumentar rapidamente o tamanho do arquivo PDF resultante. Dessa forma, se sua apresentação inclui imagens, um tamanho de ~4 MB como você citou soa comum.
As ferramentas de geração de PDF costumam permitir que você escolha a qualidade das imagens, o que em geral implica na taxa de compactação JPG que será utilizada nas imagens. Quanto maior a compactação, menor o arquivo resultante, mas pior o qualidade (nitidez e detalhes) das imagens. Ou seja, você tem que escolher entre qualidade e tamanho do arquivo.
Se você anexa um arquivo com vários MB de tamanho, tanto o seu provedor (remetente) quando o provedor do destinatário podem ter limitações de tamanho máximo permitido, é preciso verificar.