Minha página de referências sobre Gestão, com enfoque em gestão de TI, recebeu a adição de um novo tópico na seção de Gestão Estratégica e Corporativa: Performance Prism – Prisma de Desempenho.
Performance Prism é uma nova medida de desempenho e ferramenta de gerenciamento estratégico, desenvolvida na Cranfield School of Management, Inglaterra. Seu modelo tem sido considerado uma nova geração para o gerenciamento estratégico, quando comparado ao Balanced Scorecard (BSC).
O Performance Prism leva em conta não só acionistas e clientes (como no BSC), mas todos os stakeholders (mantenedores) chave: investidores, acionistas, clientes, empregados, fornecedores, agentes reguladores, comunidade. Além disso, rompe o paradigma de que o sistema de medição deriva unicamente da estratégia. De forma inovadora, o Performance Prism se fundamenta em considerar o que realmente querem os stakeholders (seus desejos e necessidades) e quais contribuições eles podem trazer para a organização. Dessas bases advém Estratégias, Processos e Capacidades.
Performance Prism foi tema do artigo de Luís Augusto Lobão Mendes, professor da Fundação Dom Cabral, na revista Mundo PM de fevereiro-março 2007, que comentei aqui em 25 de fevereiro.