Fonte: Oracle Press Release, Redwood Shores, Califórnia – 15 de agosto de 2011.
A Oracle anunciou a disponibilidade do Java Platform, Standard Edition 7 (Java SE 7), a primeira versão da plataforma Java sob administração da Oracle.
A versão Java SE 7 é o resultado do desenvolvimento que envolveu revisão aberta, compilações semanais e extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e membros do ecossistema Java em todo o mundo por meio da comunidade OpenJDK e do Java Community Process (JCP).
O Java SE 7 oferece:
- Mudanças na linguagem para ajudar a aumentar a produtividade dos desenvolvedores e simplificar as tarefas comuns de programação, reduzindo o volume de código necessário, esclarecendo a sintaxe e facilitando a leitura do código. (JSR 334: Project Coin)
- Suporte aprimorado para linguagens dinâmicas (como, Ruby, Python e JavaScript), resultando em melhoria substancial no desempenho do JVM. (JSR 292: InvokeDynamic)
- A nova API multicore-ready oferece aos desenvolvedores maior facilidade para detalhar falhas em tarefas que podem ser executadas em paralelo por números arbitrários de núcleos do processador. (JSR 166: Fork/Join Framework)
- A interface de I/O (entrada/saída) completa para trabalhar com sistemas de arquivos permite acesso a uma ampla variedade de atributos de arquivos e oferece mais informações quando ocorrem erros. (JSR 203: NIO.2)
- Novos recursos de rede (suporte a Transport Layer Security – TLS 1.2, pilha Windows Vista IPv6, Sockets Direct Protocol – SDP para stream de rede com conexões Infiniband em Solaris e Linux, Stream Control Transmission Protocol – SCTP em Solaris) e segurança (algortismos de criptografia curva-elíptica – ECC).
- Suporte ampliado a internacionalização com Unicode 6.0 e Locale com suporte a IETF BCP 47 (Tags for Identifying Languages) e UTR 35 (Local Data Markup Language).
- Versões atualizadas de várias bibliotecas (JDBC 4.1 e Rowset 1.1, pilha XML com JAXP 1.4, JAXB 2.2a, JAX-WS 2.2).
- Melhorias para cliente desktop (pipeline gráfico Java2D baseado na extensão X11 XRender, Nimbus look-and-feel e componente JLayer para Swing, substituição do velho sintetizador de som pelo Gervill criado pelo Audio Synthesis Engine Project).
A compatibilidade do Java SE 7 com versões anteriores da plataforma preserva os conjuntos de habilidades dos atuais desenvolvedores de software em Java e protege os investimentos nesta tecnologia.
Os desenvolvedores interessados podem usar imediatamente o Java SE 7 e aproveitar o NetBeans IDE 7.0, o Eclipse Indigo com o plug-in Java SE 7 adicional ou o IntelliJ IDEA 10.5, compatível com os mais novos recursos da plataforma Java SE 7. O lançamento do suporte do Oracle JDeveloper para o JDK 7 está programado para acontecer ainda este ano.
Exemplos de nova sintaxe introduzida pelo Project Coin
Tipo String permitido em cada case da cláusula switch:
[sourcecode lang=”java” highlight=”3,5″]
switch(diaDaSemana)
{
case "segunda": msg = "Mais uma semana de trabalho"; break;
….
case "sábado": msg = "O fim de semana chegou"; break;
}
[/sourcecode]
Multicatch – várias exceções capturadas em um só catch:
[sourcecode lang=”java” highlight=”4″]
try {
String fileText = getFile(nomeArq);
//…
} catch (FileNotFoundException | ParseException | FileLockInterruptionException e) {
System.err.println("Erro ao abrir arquivo");
} catch (IOException iox) {
System.err.println("Erro ao processar arquivo");
}
[/sourcecode]
Sintaxe diamante simplificada:
De
[sourcecode lang=”java”]
Map<Filme, Trilha> m = new HashMap<Filme, Trilha>();
[/sourcecode]
Para
[sourcecode lang=”java”]
Map<Filme, Trilha> m = new HashMap<>();
[/sourcecode]
Estas foram algumas novidades na sintaxe, exemplificadas aqui. Existem outras.
Fatos e Números de Java
- 97% dos desktops empresariais executam Java;
- São feitos 1 bilhão de downloads de Java por ano;
- Há nove milhões de desenvolvedores em todo o mundo;
- É a linguagem de programação número um do setor (segundo TIOBE Programming Community Index);
- Mais de três bilhões de dispositivos funcionam sob a tecnologia Java.
Para saber mais
- Java 7 Celebration Webcast Replay (em inglês) Introducing Java 7.
- JDK 7 Project in OpenJDK (em inglês) – JDK 7 Features.
- Project Coin at the Java 7 Launch (em inglês), por Joseph D. Darcy, 2011-07-07, Oracle Weblog.
- Project Coin – Java 7 new features (em inglês), por Jitendra Zaa, 2011-04-11.
É amigos… pra quem pensava que a Oracle poderia salvar o java, tornando-a uma linguagem decente e investindo num standard, pode esquecer …
A cada versão do java vemos besteiras novas que não resolvem os problemas que já vem arraizados no java desde a sua criação. E o pior, programador java nenhum sabe o que são features da linguagem e o que são features de JVM. E mais, backward-compatibility é uma palavra que não existe no dicionária da Oracle nem sa SUN …
E dá-lhe modificações na sintaxe… Tenho pena dos parsers dessas IDE.