A Módulo Education fechou uma parceria com a organização global EXIN (Examination Institute for Information Science), instituto internacional que oferece certificações em segurança e tecnologia da informação. A companhia é a primeira instituição da América Latina, e a sexta no mundo, credenciada pelo EXIN, com instrutores certificados pelo instituto, para ministrar os treinamentos e provas da linha de certificações “Information Security Based on ISO/IEC 27002” do EXIN.
Com a parceria, a Módulo passa a oferecer inicialmente o curso preparatório para a certificação ISFS (Information Security Foundation Based on ISO/IEC 27002). As primeiras turmas começam já neste mês de abril.
“As certificações da EXIN vêm completar o portfólio de certificações da Módulo, encaixando-se perfeitamente em nosso framework de cursos”, declara Fernando Fonseca, Gerente de Conteúdo da Módulo Education.
Fonte: TI INSIDE Online, da Redação, segunda-feira, 22 de março de 2010, 19h45.
CISSP
Também o (ISC)² – International Information Systems Security Certification Consortium, instituição que mantém o (ISC)² CBK® (Common Body of Knowledge) [PDF], compêndio de tópicos relevantes para profissionais de segurança da informação, está ampliando sua atuação no Brasil quanto à realização da sua mundialmente reconhecida certificação Certified Information Systems Security Professional (CISSP).
A certificação CISSP já era realizada no Brasil desde 2004, trazida pela empresa Etek International (SP). Em 2010, a rede de afiliados educacionais para veiculação de treinamentos e certificações (ISC)² no país foi ampliada com mais três instituições: LanLink Informática (Nordeste, DF), Sec2b – Security to Business (RS), e Strong Security Brasil (SP).
Sugiro o portal GUIA CISSP, um Guia de Certificação CISSP independente em português, mantido pro Luciano Lima. Veja também o artigo Segurança certificada, por Aline Brandão, 28 de junho de 2007, na Revista TI Master.
A (ISC)² disponibiliza também seu Guia de Recursos para o Profissional de Segurança da Informação de Hoje (em inglês), disponível gratuitamente em PDF – Global Edition — com uma relação de centros educacionais, eventos do ano, publicações e recursos on-line relacionados a segurança da informação –, ou na versão (ISC)² Online Resource Guide.
Outras certificações
Outras reconhecidas certificações em segurança da informação são a de auditor CISA – Certified Information Systems Auditor e a de gerente CISM – Certified Information Security Manager, mantidas pela associação internacional ISACA – Information Systems Audit and Control Association, com presença no Brasil.
A própria brasileira Módulo também possui sua própria certificação MCSO – Modulo Certified Security Officer, para a qual oferece treinamentos divididos em dois módulos, MCSO I mais geral e conceitual, e MCSO II mais técnico abordando as ferramentas de segurança de TIC.
Veja também o artigo Certificação anticracker, por Viviane Zandonadi, fevereiro 2005, em INFO Online.
Existem também mais outras certificações interessantes em segurança da informação que são: CEH (Certified Ethical Hacker) e CHFI (Certified Hacker Forence Invertigator) da EC-COUNCIL que pode ser encontrada também na Strong Security. Estas certificações pelo que pude acompanhar são muito utilizadas para formação de agentes do governo Americano como Pentágono entre outros.
@Carlos Alberto: Bela dica, muito obrigado pela contribuição!
Abraço.
Muito interessante esse post dentro da área de segurança da informação, estou sedenta sempre por posts nesse estilo, escolhi a faculdade Iesb aqui em Brasília para fazer segurança da informação, a faculdade é muito boa. Por ainda não ter muito conhecimento na área fico sempre acompanhando os post, é de suma importancia buscar discussões e informações em sites e blogs para complementar a minha formação acadêmica e profissional na área, e esses espaços contribuem muito para isso. Muito bom isso aqui, grande abraço.
@Viviane:
Fico feliz que meus posts sobre segurança da informação lhe sejam úteis, espero continuar assim! É uma área profissional que creio realmente valer a pena você investir, porque além de muito útil e interessante, ainda há muita carência de conhecimento difundido e de profissionais qualificados.
Abraço.