Provedor banda larga – cuidado com promoções

A oferta e variedade no mercado de banda larga do Brasil tem crescido muito. Com isso, aumenta a concorrência, as promoções e ofertas de provedores.

Mas tenha muito cuidado com estas promoções. Os famosos micro preços anunciados “Banda larga por apenas R$ X*” têm sempre o famigerado asterisco no final, que aponta para as reais condições em letras miúdas.

Via de regra, as letras miúdas indicam que aquele preço é promocional apenas nos primeiros 3 — ou no máximo 6 — meses.

Por isso, recomendo fortemente que o usuário avalie o custo real considerando um prazo acumulado de no mínimo 36 meses (três anos).

Veja o que uma pequena comparação de provedores banda Oi Velox (ADSL) em Minas Gerais me revelou (sem o custo do meio de conexão, apenas o provedor de acesso):

Provedor Condições mensais ofertadas 24 m. R$ 36 m. R$ 48 m. R$
Terra 6 meses a R$ 5,90 + 18 meses a R$ 8,90; depois R$ 14,90 195,60 374,40 553,20
Uai 6 meses a R$ 3,90; depois R$ 14,90 291,60 470,40 649,20
Globo.com 3 meses a R$ 3,90; depois R$ 19,90 429,60 668,40 907,20
Oi Internet 3 meses a R$ 3,90; do 4º ao 24º mês R$ 8,50; depois R$ 29,90 190,20 549,00 907,80
UOL 3 meses a R$ 9,90; depois R$ 19,90 447,60 686,40 925,20

Valores encontrados nos URLs apontados na tabela acima, na data de hoje, para acesso Oi Velox residencial em Belo Horizonte, MG.

Análise: Antes de mais nada, não se deixe enganar pelo preço promocional dos primeiros meses. Em seguida, note que dadas as condições promocionais vigentes, até o final do segundo ano (24 meses), algumas promoções podem tornar transitoriamente o preço de alguns provedores mais vantajoso, mas no terceiro ano em diante é que a situação de longo prazo dos custos se define.

Conclusão: A menos que você pretenda usar um provedor por menos de dois anos, ou ficar todo ano horas no telefone renegociando com o provedor (com direito à tradicional ameaça do “quero cancelar!”), avalie os custos acumulados no horizonte de 36 meses ou mais. Acrescente à avaliação de custos outros benefícios oferecidos que podem ser realmente úteis a você, como conteúdo exclusivo, descontos em outros produtos e serviços etc. Estes benefícios adicionais eu não abordei aqui, pois são muito variados e sua relevância é subjetiva, depende de perfil, necessidades e interesses de cada um.

Este artigo não tem a pretensão de ser um comparativo de preços nem avaliação criteriosa. Apenas tomo uma pequena amostra para embasar o seguinte conselho: Não deixe de pesquisar suas opções!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *