Com o início da vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil em 2009, uma necessidade decorrente dos usuários de computador é o suporte a esta reforma ortográfica nos programas.
O mais importante são os revisores ortográficos e gramaticais dos editores de texto, bem como dos programas onde há campos de entrada/digitação de texto, como os clientes de e-mail e os campos de texto dos navegadores/browsers internet.
Veja a seguir quais já oferecem suporte ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
LibreOffice/BrOffice/OpenOffice e Mozilla
O VERO – Verificador Ortográfico do projeto BrOffice.org inclui suporte ao acordo ortográfico, corretores ortográfico e gramatical e divisão de sílabas, desde a versão 2.0 já disponível em 1º de janeiro de 2009, graças ao trabalho do sergipano Raimundo Santos Moura.
Está disponível para uso com os programas do pacote de escritório LibreOffice/BrOffice.org (editor de texto, planilha, apresentações, desenho) versões 2.x em diante.
Disponível também com os programas de internet da fundação Mozilla — o navegador Firefox, o cliente de e-mail Thunderbird, a suíte Seamonkey — na forma de extensão como dicionário pt_BR para o corretor ortográfico nativo.
Microsoft Office
O Microsoft Office 2010 já tem suporte nativo ao Acordo Ortográfico.
A Microsoft liberou em 14/10/2009 o pacote de atualização KB972854 de 30/09/2009 para o Microsoft Office 2007, provendo suporte ao Acordo Ortográfico.
A página sobre a Atualização para o Verificador Ortográfico, Dicionário de Sinônimos e Verificador Gramatical do Microsoft Office 2007 também apresenta informações adicionais sobre a reforma ortográfica e indica Artigos sobre a Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa.
Como o Microsoft Office 2003 já encerrou seu ciclo de vida principal de suporte — em 14/04/2009, e entrou em suporte estendido apenas para atualizações de segurança até 2014 — a Microsoft deixou o suporte a essa versão de fora da atualização.
No Office 2007 com a atualização, observei que permanecia a autocorreção ao digitar de “linguiça” para “lingüiça” (com trema). Foi preciso eu remover manualmente: Opções do Word > Revisão de Texto > Opções de AutoCorreção > Substituir texto ao digitar > selecionar a substituição de linguiça > escolher o botão Excluir.
Para saber mais:
- Acordo ortográfico no Office 2007, por Rodrigo P. Ghedin, 2009-10-14, no blog WinAjuda.
- Office 2003 sem novo acordo ortográfico, 2009-10-16, no blog Windows All About.
- Office 2003 está fora da atualização da reforma ortográfica, por Nando Rodrigues, PC World, 2009-10-14, em IDG Now! Brasil.
- Reforma ortográfica para o seu computador, fonte: O Dia Online, 2009-02-04, em BrOffice.org.
- ieSpell – Corretor ortográfico para Internet Explorer, 2009-09-11, no blog Infoescravo. ieSpell, plug-in independente gratuito para uso pessoal; a empresa brasileira Portall disponibiliza um dicionário Português, mas não é atualizado para o Acordo Ortográfico.
Ola!
Eu ne imaginava que o novo acordo poderia afetar tanto assim. Obrigado por juntar estes ajuntos de numha so ves. Vou checar sues outros posts agora.
grato!
Hugo