A empresa de segurança Symantec divulgou em setembro seu XII Relatório de Ameaças à Segurança na Internet, publicação semestral que fornece uma atualização do cenário mundial de ameaças virtuais. Ele inclui a análise de ataques em redes, um resumo das vulnerabilidades conhecidas e de códigos maliciosos. Também avalia tendências nas atividades de phishing scam (fraudes “pega-bobos”) e spam (mala-direta/lixo em massa por e-mail).
Informações e resumos sobre o relatório estão disponíveis em Inglês, Português e Espanhol, mas o relatório completo é só em inglês. Essa é a décima-segunda edição semestral do relatório, publicado pela Symantec desde 2002. Na página Internet Security Threat Report (em inglês) estão disponíveis mais informações e todas as edições anteriores do relatório.
Eis os pontos de destaque do XII Relatório Symantec, disponíveis em documentos de resumo em português:
- Introdução
- Dados mundiais:
- Crescente profissionalização e comercialização de atividades maliciosas
- Ameaças cada vez mais feitas sob medida para certas regiões
- Número crescente de ataques em múltiplos estágios
- Criminosos exploram sites confiáveis para atingir vítimas
- Convergência dos métodos de ataque
- América Latina:
- Principais ataques
- Principais países-fonte
- Número de computadores infectados por Bot em cada país
- As 10 principais amostras de códigos maliciosos
- Spam
Outra empresa de segurança que divulga relatórios periódicos similares é a Modulo Security, principal empresa brasileira especializada em gestão de riscos e segurança da informação. Desde 1994, a Modulo realiza anualmente Pesquisas Nacionais sobre Segurança da Informação, focadas no Brasil.
Para saber mais:
- Referências em Informação sobre Segurança, por Márcio d’Ávila.