Neste mês, o mercado global dominado pelas corporações gigantes andou apontando novos líderes em alguns segmentos: Google (audiência de sites), Toyota (venda de automóveis) e Carrefour (varejo no Brasil).
Google supera Microsoft em audiência, segundo o relatório da comScore relativo a março/2007. O número diz respeito ao número de visitantes únicos em todos os portais/sites de propriedade das marcas: 528 milhões para o Google, contra 527 mi para Microsoft. Em fevereiro, a Microsoft ainda liderava com 507 mi contra 503 mi do Google.
Embora só agora o Google tenha tingido a liderança de audiência de sites, quando o assunto é mecanismo de pesquisa, a busca do Google já tem larga folga na dianteira há muito tempo: sendundo a mesma comScore, o domínio é de 48% do Google, contra distantes 28% do Yahoo e 11% da Microsoft/MSN.
As conquistas do Google refletem outra vitória: de acordo com o artigo de Luciana Schmoeler, Google é considerada a marca mais valiosa do mundo. Segundo pesquisa realizada pela empresa de consultoria Millward Brown e pelo jornal Financial Times, o Google foi avaliado em US$66,4 bilhões, deixando para trás General Electric em US$61,9 bi, a Microsoft em US$54,9 bi e a Coca-Cola em US$44,1 bi.
Para saber mais:
- Google ultrapassa Microsoft em número de visitas na web, 25/04/2007, G1 – Portal de Notícias da Globo.
- Google supera Microsoft como maior site mundial, por JC Online, 26/04/2007, fonte: Diário do Grande ABC.
- Google supera Microsoft como maior site mundial pela primeira vez, 26/04/2007, em iG Último Segundo – Mundo Virtual.
- Google surpasses Microsoft as world’s most-visited site (em inglês), por Verne Kopytoff e Chronicle Staff Writer, 25/04/2007, San Francisco Chronicle.
- Google Bests Microsoft in ComScore Site Visitor Rankings, por Scott M. Fulton, III, 25/04/2007, em BetaNews.
Toyota
Toyota supera General Motors (GM) como líder mundial em venda de automóveis.
Para saber mais:
- Toyota supera GM como líder mundial em vendas, 24/04/2007, da France Presse em Tóquio, em Folha Online – Dinheiro.
- Toyota supera GM e vira líder mundial em vendas, 24/04/2007, em G1 – Portal de Notícias da Globo.
Carrefour
No Brasil, o Carrefour comprou a rede Atacadão e se tornou a maior rede de varejo brasileira, superando Pão de Açúcar e Wal-Mart. No mundo, a rede francesa Carrefour é o segundo maior grupo varejista, atrás apenas do americano Wal-Mart.
Para saber mais:
- Carrefour negocia compra do Atacadão para voltar à liderança, por Tiago Lethbridge e Cristiane Correa, 19/04/2007, em Portal EXAME.
- Carrefour compra Atacadão e vira líder do setor no Brasil, 23/04/2007, em G1 – Portal de Notícias da Globo.
- Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil, da EFE em Paris, 23/04/2007, em Folha Online – Dinheiro.
- Carrefour compra Atacadão por R$ 2,27 bilhões, por Jamil Chade, 23/04/2007, Estadão.com.br.