[Atualizado em 2007-12-02.]
O recente artigo de Marco Aurélio Mendes, BPM — Business Process Management — para Leigos, postado em seu blog de 29 de janeiro, é excelente. Objetivo, claro e direto, o texto não só explica BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), mas contextualiza a aplicação de tecnologia da informação (TI) à luz dos processos de negócio.
A definição de [Jeston & Nelis, 2006], extraída do artigo O que é o que é (2007-09-03) do consultor Gart Capote, no blog Mundo BPM, diz:
BPM é a realização dos objetivos de uma organização através da melhoria, do gerenciamento e controle dos seus processos de negócio essenciais.
Para mim, BPM é uma reencarnação atualizada do bom e velho conceito de O&M — Organização e Métodos. A atual popularização e expansão dos conceitos e do uso de BPM em TI é o reflexo da grande onda do setor tecnológico em todo mundo: o alinhamento estratégico da área de tecnologia com a gestão estratégica de uma instituição ou negócio.
Creio que o grande diferencial, e ao mesmo tempo grande desafio, dos CTO‘s e analistas de TI é: aproveitar sua visão sistematizada dos cenários, das atividades e das informações e não apenas prover tecnologia, mas melhorar processos de negócio. Isso porque, como bem colocou Marco, “a TI não tem fim em si mesma”. E complemento: TI sozinha não realiza nada nem integra nada.
Modernização competitiva em qualquer negócio requer três pilares fundamentais e indissociáveis entre si: pessoas, processos/métodos e tecnologia.
Parabéns pelo artigo, Marco Aurélio! Continue assim.
Para saber mais:
BPM
- Business Process Management (BPM) (em inglês), em Wikipedia, the free encyclopedia.
- Business Modeling & Integration Domain Task Force (em inglês), fusão das atividades de promoção de BPM de Business Process Management Initiative (BPMI.org) e Object Management Group (OMG).
- Modelo de Alinhamento Estratégico para Implementação dos Planos de Negócio e de Tecnologia de Informação (PDF), por Ângela F. Brodbeck e Norberto Hoppen, artigo publicado nos Anais da ANPAD de Setembro/2000.
- As empresas são grandes coleções de processos (PDF), por José Ernesto Lima Gonçalves, consultor e professor da EAESP/FGV. In: Revista de Administração de Empresas (RAE), jan/mar. 2000, vol. 40, nº 1, p. 6-19, São Paulo.
- Business Process Management (BPM) – What is Business Process Management? (em inglês), por BPMEnterprise.com. Veja também BPM Roles and Responsibilities, por Dian Schaffhauser; e Business Process Management (BPM) Best Practices.
- Gartner’s Position on Business Process Management, 2006 (PDF, em inglês), por Janelle B. Hill, Jim Sinur, David Flint, Michael James Melenovsky. Relatório de 26 páginas, traz o posicionamento do instituto Gartner sobre desenvolvimento, situação e perspectivas da modelagem de processos de negócio (BPM), incluindo contexto, mercado e aplicação.
- BPM – Porquê toda essa excitação, apresentação por João Penha-Lopes, CEO da Enginea, agosto 2007, em SlideShare.
- Revista Portal BPM.
Pessoas e Processos
- O Novo Papel do Profissional de Processos, por Renata Almeida, Analista de Processos, ProcessMind, 11 de julho de 2007, no blog The BPM Experience.
- Gestão de Processos, Tecnologia e PESSOAS, por Maurício A. Santos, ProcessMind, 30 de maio de 2006, no blog The BPM Experience — Conceitos, idéias e insights sobre Business Process Management.
- Pessoas, Processos e Tecnologia: Os Três Grandes Eixos da Modernização da Administração Pública. In: SINFIC Newsletter nº 35, 17/out/2005, Portugal.
- Junte pessoas, processos e informação através das soluções de TI, análise da plataforma de aplicações da Microsoft, Microsoft Portugal. “A tecnologia é a ferramenta, mas o ponto chave são as pessoas. Veja também Microsoft People Ready Brasil.
- Gestão do Conhecimento – Pessoas e Tecnologia, um bom negócio, por Alexandre Mendes, 19/dez/2006, artigo em iMasters.
Notação de Modelagem – BPMN
- Business Process Modeling Notation (BPMN) Information (em inglês), por OMG BPM Initiative.
- BPMN Poster (PDF para baixar em SourceForge.net), por ITPoster.net.
- Business Process Modeling Notation (em inglês), em Wikipedia, the free encyclopedia.
Linguagem de Execução – BPEL
- Business Process Execution Language (BPEL) (em inglês), em Wikipedia, the free encyclopedia.
- Comitê Técnico (TC) OASIS de WS-BPEL (em inglês): Web Services Business Process Execution Language (WS BPEL) version 2.0, OASIS Standard, 2007-04-11; e WS-BPEL 2.0 Primer, 2007-05-09; por OASIS Open, ambos também disponíveis em formatos PDF e DOC.
- Business Process Execution Language for Web Services version 1.1 (em inglês), IBM developerWorks – SOA and Web services. Participantes: IBM, BEA Systems, Microsoft, SAP AG, Siebel Systems; 30/jul/2002, atualizado em 08/fev/2007.
Obrigado pelos elogios, Márcio. Em tempo, voce compilou um excelente conjunto de recursos sobre BPM neste blog aqui.
Continue também o excelente trabalho como blogger! 😉
Novos artigos sobre processos de negócio:
Learning BPMN: a 6 part eLearning Series and an Eclipse STP Tutorial (inglês)
Por Jean-Jacques Dubray, InfoQ, 2008-03-11.
http://www.infoq.com/news/2008/03/learning-bpmn
BPM: em busca do salto de competitividade
Por Michael Wooton, TI Inside, 2008-03-10.
http://www.tiinside.com.br/Filtro.asp?C=265&ID=86247
Bom dia Marcio,
estou desenvolvendo um trabalho de validação de sistemas computadorizados na empresa que eu trabalho e achei o BPM uma ferramenta interessante, pois meu trabalho tem muita interface com TI. Gostaria de saber se é possivel aplicar BPM para processo produtivos de sistemas envolvendo tecnologia de informação e qualidade.
Lucimeire
Olá Lucimeire,
Sim é possível utilizar BPM para desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de serviços de TI. Veja o link http://www.supravizio.com/Onde-aplicar/Gerenciamento-de-Servicos-de-TI-com-ITIL.aspx