Em final de maio de 2006, Buscapé, maior portal de pesquisa de preços na Internet da América Latina, havia anunciado que comprara seu maior concorrente, o Bondfaro. De acordo com o anunciado, as ferramentas de conteúdo do Bondfaro seriam implementadas no Buscapé e vice-versa, mas os sites e as estruturas e negócios das empresas seriam mantidos de forma independente. Buscapé.com e Bondfaro têm atuação no Brasil, Argentina, Chile, México e Colômbia.
À época, pelo ano-base 2005, as companhias tinham juntas um faturamento de R$ 29,8 milhões, sendo 18,1 milhões do Buscapé, com 9 milhões de usuários cadastrados, e 11,7 milhões do Bondfaro e seus 1,8 milhão de usuários.
Logo o Programa de Afiliados das duas empresas foi unificado, havendo até hoje um FAQ na Central de Negócios do Buscapé que oferece orientações aos afiliados.
Hoje, sábado, 10 de fevereiro, parece que a pesquisa pelo site do Bondfaro foi desativada, pois os acessos a seus domínios (bondfaro/bomdefaro .com e .com.br) redirecionam para o endereço buscape.com.br.
Sem Bondfaro no mercado de buscadores de preço do e-comércio, as principais alternativas ao gigante Buscapé no Brasil atualmente são Shopping UOL e Jacotei. Para o mercado dos EUA, você encontra serviço similar em portais como Price Grabber e PriceSCAN.
Para saber mais:
- BuscaPé anuncia compra da Bondfaro, segunda-feira, 29 de maio de 2006, Plantão INFO Online.
- BuscaPé compra Bondfaro, por Daniela Moreira, repórter do IDG Now!, 29 de maio de 2006 (atualizada 02 de junho de 2006).
- BuscaPé e Bondfaro anunciam fusão, por Alexandre Barbosa, 29 de maio de 2006, Estadão.com.br.
- Los buscadores de precios Bondfaro y Buscape se fusionan (em espanhol), 02/06/2006, no Bureau de Prensa do Bondfaro Argentina.
Oops! Na segunda-feira, o Bondfaro voltou a funcionar normalmente, sem redirecionamento para o Buscapé como no fim de semana.
Não encontrei nenhuma informação ou notícia sobre o ocorrido até agora.