Desde janeiro de 2005, a Microsoft oferecia em versão beta para avaliação o Windows AntiSpyware, depois renomeado para Windows Defender, fruto da aquisição da empresa Giant Software que desenvolvia originalmente o produto. A versão Beta 2 expira a validade em 31 de dezembro deste ano.
Agora em 23 de outubro, depois de quase 2 anos de avaliação e amadurecimento, foi disponibilizada gratuitamente a primeira versão final (não beta) do Microsoft Windows Defender. Este programa utilitário ajuda a proteger o computador contra ameaças de segurança, pop-ups e perda de desempenho do Windows causados por programas espiões (spyware) e outros softwares indesejados. Funciona em tempo-real, monitorando continuamente o sistema Windows.
O programa, compatível com Windows XP (Service Pack 2) e 2003 e atualmente com opções de interface apenas em inglês, alemão e japonês, é oferecido para download gratuito, como parte do programa de Vantagens de Software Microsoft Original (Windows Genuine Advantage – WGA). Assim, o download exige primeiro que o Windows do usuário seja validado como software original.
Para saber mais:
- Um 2005 mais seguro no Windows, por Márcio d’Ávila, 15 de janeiro de 2005.
- Windows Defender home (em inglês), página oficial do produto na Microsoft.
- Página inicial do Windows Defender em português na Microsoft Brasil. Quando acessada na data deste artigo, suas informações estavam desatualizadas, citando ainda a versão Beta 2 do produto.
- Download do Windows Defender.
- Microsoft releases antispyware tool (em inglês). Rivais continam a brigar por acesso ao Windows Vista para desenvolver produtos competidores. Por James Niccolai, IDG News, 24 de outubro de 2006.