Atualizações: Gerenciamento de projetos e impressora PDF

Estou tão corrido e sem tempo que fiz uma grande revisão no meu artigo sobre Gerenciamento de Projetos em 11 de julho (!) e só hoje vou comentar aqui.

Uma grande parte da revisão foi atualizar informações para a quinta edição do PMBOK. Desde o alinhamento com a norma ISO 21500, até as figuras e textos refletindo a incorporação da nova área de conhecimento “Partes Interessadas” e a revisão dos processos de GP, que passaram de 42 para 47.

Outra grande parte foi na última seção, que citava como referencial de organização para guias e boas práticas em gerenciamento de projetos apenas o IPMA, de origem européia (e sua afiliada brasileira ABGP). Agora são citados também o PRINCE2, de origem inglesa, e os métodos e ferramentas ágeis como Scrum, Kanban e Project Model Canvas (este último do brasileiro José Finocchio Júnior).

Confira o artigo atualizado: PMBOK e Gerenciamento de Projetos.

Ainda no assunto de atualização de artigos mas com bem menor abrangência, revisei hoje o artigo sobre criação de arquivos PDF a partir de conteúdo no Windows. Basicamente percorri os sites do Ghostscript e das impressoras PDF avaliadas, verificando suas versões atualizadas e novidades trazidas, como compatibilidade com o Windows 10, por exemplo.

Confira: Gerando PDFs com (ou sem) o Ghostscript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *