IBM centenária

Quantas pessoas você conhece com cem anos de idade? Se essa meta de longevidade já é um desafio para o homem, mais ainda o é para empresas. Os números revelam o quanto isso é raro. Segundo análise da Standard & Poor’s Capital IQ para o noticiário USA TODAY, de um universo de mais de 5 mil empresas de capital aberto dos Estados Unidos, apenas 488 completaram 100 anos de idade, e somente 23 firmas americanas privadas (com declaração financeira auditada) tem 100 anos ou mais.

IBM 100 anos E é nesse raro universo que a IBM — International Business Machine — completou 100 anos de existência em 16 de junho de 2011.

Mais impressionante ainda é chegar ao centenário inteiríssima, com um valor de mercado de US$197 bi, o que faz da IBM atualmente a quinta empresa mais valiosa dos EUA — pouco atrás de Microsoft e bem à frente da Google (Financial Times US 500) –, e a 18ª no ranking anual Fortune 500 das maiores corporações da América para 2011 — a primeira no ramo de Tecnologia da Informação.

Quando se fala em tecnologia, a invenção do computador pessoal — ou Personal Computer, o famoso PC — pela IBM em 1981 já parece um passado remoto. Ter em 1913 sua máquina de tabulação Holerith em aplicação industrial, então, isso sim é história da tecnologia. E em 1917 a IBM chega ao Brasil, sendo a primeira filial fora dos Estados Unidos!

O senhor Thomas J. Watson assumiu a presidência da empresa em 1915. Em 1924, renomeou a empresa, de Computing Tabulating Recording Corporation (CTR) para International Business Machines (IBM). Seu lema sempre foi “THINK” (pense). A crença do senhor Watson é simples e profunda:

“Todos os problemas do mundo podem ser facilmente resolvidos, se as pessoas estiverem dispostas a PENSAR”.

Isso e muito mais está no vídeo IBM 100 × 100 (13 minutos), que pode ser visto legendado em português, em que 100 IBMers — com idades em ordem decrescente — contam fatos marcantes da empresa ocorridos no ano em que nasceram:


Fonte: IBM 100:100 x 100 — Um centenário de conquistas que mudaram o mundo (legendado em português), IBM Brasil em Youtube.

Em 100 anos de existência, a IBM soube evoluir não apenas a tecnologia mundial, mas o perfil da própria empresa, que passou pelas máquinas automáticas, grandes computadores, computadores pessoais e software, e hoje continua com produtos líderes de mercado, em famílias de software como Rational, WebSphere, Cognos, Tivoli, Lotus e FileNet, além de sistemas, servidores e storages de grande porte.

Parabéns IBM!

Para saber mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *