Informação sobre segurança digital

Já falei aqui no blog dezeneas de vezes que as ameaças e a preocupação com segurança digital na internet são tão importantes quanto quando se vive em qualquer grande cidade do Brasil ou do mundo — e em maior escala. A internet apresenta riscos para inocentes, ingênuos e desinformados: tanto crianças quanto adultos despreparados.

Na internet, como na vida, existem perigos: boatos, trotes, mentiras, engodos, fraudes, ataques, crimes.

Mas não é por isso que devemos deixar de lado todo o potencial de benefícios do mundo de informações e serviços que a internet também nos propicia na comodidade do computador.

A chave de tudo é informação sobre segurança digital. E, felizmente, isso também é o que não falta, livremente disponível na própria internet, inclusive em bom português.

A maior parte desses recursos tem linguagem acessível a qualquer pessoa, em geral na forma de cartilhas didáticas. Outros são relatórios e informativos mais técnicos, como pesquisas sobre segurança que servem para pautar as diretrizes e ações de profissionais e equipes de tecnologia. Faço aqui uma coletânea de algumas das principais fontes de informação disponíveis.

Cartilhas

Relatórios e Pesquisas

Para saber mais:

Pronto. Agora você não tem desculpa que tem medo da internet por falta de informação. Boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *