Análises de mercado Cross-Check por Real Story Group

O Real Story Group — anteriormente CMS Watch — publica desde 2001 relatórios e análises dos fornecedores de produtos no mercado de gerenciamento de conteúdo, do simples CMS até as abrangentes soluções de ECM, incluindo os segmentos de colaboração e software social, gestão de recursos digitais (DAM), gestão de documentos e registros (gestão arquivística), portais e integração de conteúdo, pesquisa e acesso a informação, e, claro, conteúdo para web.

É de autoria do Real Story o interessante Content Technology Vendor Map, um diagrama inspirado em mapa de metrô que mostra os diversos segmentos de mercado como “caminhos” ou “linhas” de cores distintas no mapa, e as junções representam os fornecedores que atuam nos diversos segmentos que ali se cortam.

2011 Content Technology Vendor Map - Real Story Group

Há tempos o Real Story também publica informações e notícias públicas resumidas em seu blog.

E descobri agora um novo tipo de análise publicada por este grupo, a análise Cross-Check, que inclui um diagrama de dois eixos para representação de posicionamento de fornecedores de mercado.

É importante notar que a filosofia do diagrama da análise Cross-Check difere dos gráficos de institutos de análise de mercado, como Quadrante Mágico do Gartner e Ondas do Forrester, onde um fornecedor é tanto melhor quanto mais se aproxima do extremo superior direito do gráfico.

[photopress:X_Check_CMSW_2010_Platforms.jpg,full,centered]
Fonte: Web Content Management Marketplace Cross-Check, por Tony Byrne, Real Story Group, 2010-09-14 – Platform-oriented WCM Vendors.

As seguintes análises Cross-Check já foram publicadas pelo Real Story Group:

Em dezembro de 2010, Real Story Group redesenhou sua análise Cross-Check, destacando que o extremo superior direito do gráfico, onde há alta velocidade de mudanças tanto do fornecedor quanto do produto, pode significar alto Risco potencial. Para entender melhor a metodologia, é interessante ler o artigo no blog por Jarrod Gingras, 2010-12-21.

A análise de Gerenciamento de Documentos e Registros feita em 2011 já está nesse novo modelo:

[photopress:Cross_Check_DocMgt_2011.jpg,full,centered]
Fonte: 2011 Document and Records Management Market Analysis, por Alan Pelz-Sharpe, Real Story Group, 2011-01-05.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *