Restaurar ícone padrão de pastas do Windows

Um usuário do Windows ou algum programa pode alterar o ícone padrão (predefinido) de uma pasta. Isso em geral dificulta a identificação visual da pasta, principalmente quando se tratar de uma das pastas especiais do Windows, como “Documentos”, “Downloads”, “Imagens”, “Vídeos” (nas versões anteriores ao Windows Vista, estas pastas tinham o pronome Meus/Minhas) etc.

Um utilitário gratuito chamado WinBubble oferece, entre outros recursos úteis de diagnóstico, ajustes e configuração do Windows, uma opção fácil para restaurar o ícone ilustrativo original destas pastas.

  1. Baixe e instale o WinBubble, a partir do site “Unlock for Us”; role a página até encontrar os banners dos sites mirror do download: CNET Download.com, Major Geeks, Softpedia, Freeware Files, SnapFiles e outros.
  2. Abra o pacote ZIP baixado e execute o instalador do WinBubble (versão 2.0.37 à época deste artigo).
  3. Execute o WinBubble, pelo atalho WinBubbles instalado no Menu Iniciar ou na área de trabalho.
  4. Na aba “Icons”, encontre a pasta para a qual deseja restaurar o ícone padrão e clique no respectivo botão “Restore” (o “X” laranja em frente ao nome da pasta/folder).
  5. Selecione o botão “Apply” para aplicar a mudança. Depois pode fechar o programa.
  6. Pronto. Em alguns casos, pode ser necessário reiniciar o Windows, ou aguardar um tempo até que ele atualize o cache de ícones do sistema.

WinBubble - Icons - Restore

Para saber mais:

Restauração manual do arquivo DESKTOP.INI:

Outros utilitários e tópicos relacionados:

2 Replies to “Restaurar ícone padrão de pastas do Windows”

  1. Muito bom o programa, baixei uma música e a pasta downloads foi altera pela album art inbutido na faixa, somente assim consegui restourar o ícone padrão. Parabéns e obrigado pela dica.

  2. haha, cara esse poste é de 2010 e em pleno 2014 me ajudou com um problema causado pelo iconpackager.Esse programa é muito bom parabéns pelo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *