LastPass vs KeePass – round 1

Nas minhas primeiras impressões comparando os gerenciadores de senha (e outros dados privados) LastPass e KeePass, sai na frente o LastPass por enquanto. Veja a seguir.

Instalação e configuração inicial

LastPass

O LastPass mostra facilidades desde o download e a instalação: O link para Download já sugere a versão recomendada para a plataforma do usuário (Windows, Mac, Linux, dispositivos móveis) [+]. Tudo bem que não me ofereceu de cara a versão 64-bits otimizada para o meu Windows [-], mas o link “todos os downloads para esta plataforma” trouxe essa opção. O LastPass Universal Windows Installer 1.68.2 é em inglês [-], mas simples de instalar.

[photopress:lastpass_01.png,full,centered]

Ofereceu a opção de já instalar plug-ins de integração com os navegadores Web instalados (Internet Explorer e Firefox) e de substituir os respectivos gerenciadores de senha destes [+]. A instalação permitiu importar facilmente todas as senhas armazenadas no gerenciador do Firefox (bastou me solicitar a senha mestre deste) [+].

O programa instalado inclui interface localizada em português (e muitos outros idiomas) [+]. Nos dois navegadores Web, surgiu na barra de ferramentas o botão do LastPass, com seus menus e recursos, comportando-se de forma bem similar em ambos [+].

KeePass

Já o KeePass, em Downloads, oferece opção do KeePass 1.7 Classic Edition, e do KeyPass 2.11 Professional Edition, ambos gratuitos/livres [+] e apenas para Windows [-]. A segunda opção requer o Microsoft .NET Framework 2.0 ou superior, mas em compensação traz mais recursos, além de suportar também Linux e Mac OS X [+] se estiver instalado o Mono Framework 2.6 ou superior (projeto de software livre que implementa a especificação do .NET Framework em plataformas tipo Unix). Na dúvida sobre qual opção escolher, o link Edition Comparison Table compara as características das edições Classic e Professional lado a lado [+]. Escolhi o Professional. Existem também opções de ports contribuídos ou não oficiais para diversas plataformas móveis e o KeePassX for Linux / Mac OS X.

Oposto ao LastPass, o instalador do KeyPass 2.11 tem opção em Português do Brasil [+], mas o software instalado não traz essa opção nativamente no pacote [-], sendo necessário para isso baixar um ZIP à parte, referente à tradução de interface contribuída pela comunidade, descompactar manualmente na pasta da aplicação [-] e selecionar o novo idioma (View > Change language) no programa.

Princípios básicos

LastPass

O LastPass é voltado para o armazenamento seguro e centralizado de senhas e integração com navegadores e páginas Web. É necessário criar uma conta on-line gratuita onde as informações são armazenadas, o que possibilita sincronizar automaticamente seus dados e acessá-los de diferentes computadores e dispositivos, a qualquer momento.

Na navegação Web, o LastPass oferece para armazenar e preencher automaticamente dados de usuário e senha de acesso (autenticação) em qualquer site [+].

KeePass

O KeePass tem uma interface agradável e objetiva [+], exibindo em sua janela uma listagem em árvore das senhas (inicialmente vazia só com uma entrada exemplo, já que o programa não importa nada automaticamente).

[photopress:keepass_01.png,full,centered]

Diferente do LastPass, não há para o KeePass uma conta on-line [-], o que contudo privilegia a privacidade máxima no armazenamento dos dados [+]. A proposta original de mobilidade entre computadores do KeePass é através do seu uso em um pendrive USB, já que sua instalação não envolve arquivos de DLL ou configurações em pastas de sistema nem entradas no registro do Windows [+]. A base de dados consiste em um único arquivo que pode ser facilmente transferido a outro computador ou dispositivo.

Quanto a autopreencher algum formulário na Web, precisou o comentário do amigo Paulinho no artigo anterior me antecipar que havia o recurso Auto-Type, e o tutorial Primeiros Passos me ensinar o atalho Ctrl+V e outros meios, mas a automação de preenchimento na Web não é tão integrada com os navegadores quanto o LastPass [-]. Não cheguei a experimentar o plug-in de terceiros KeeFox que promete integrar o KeePass ao Firefox.

O KeePass tem uma arquitetura aberta a plug-ins, com diversos disponíveis para download [+].

Conclusão do round 1

Neste primeiro round, sai na frente o LastPass por suas facilidades de instalação e de integração.

4 Replies to “LastPass vs KeePass – round 1”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *