Gartner – TI mais eficiente em 2010

No relatório Gartner Perspective: IT Spending 2010 (PDF, em inglês, disponível mediante registro gratuito), o Gartner apresenta os resultados dos seus forecasts sobre gastos com TI para 2010 em todo mundo, incluindo visões segmentadas por área (hardware, software, telecomunicações e serviços), região do mundo, mercado vertical (financeiro, setor público, manufatura, comércio, serviços…).

Depois de um 2009 que sofreu globalmente aperto e encolhimento com a crise desencadeada com as quebras da Bolsa de NY no final de 2008, as perspectivas para 2010 são de retomada de crescimento do mercado e dos investimentos em TI no mundo, com especial fôlego na América Latina, certamente encabeçado pelo próspero momento do Brasil. A previsão de crescimento nos gastos de produtos e serviços de TI para usuários finais em 2010 é de 8,8% para a América Latina, ante à média total de 3,3% no mundo.

Mas o que mais me chamou a atenção na seção conclusiva CIO Agenda 2010, por Mark McDonald, Vice-Presidente do Grupo e Chefe da Pesquisa do Gartner Executive Programs, foi o ranking das Top 10 Prioridades em Negócios. Veja as três primeiras:

  1. Melhoria de processos de negócio
  2. Redução dos custos
  3. Melhoria de efetividade na força de trabalho

Ou seja, a prioridade da TI é aumentar a eficiência. Fazer mais e melhor com menos. Creio que foi essa a grande marca e lição que a crise deixou.

Por falar em momento próspero do Brasil, eu gostaria de citar um fato relevante. A mais influente revista de negócios do mundo, The Economist, e a revista semanal de maior circulação no Brasil, Veja, ambas tiveram recentes reportagens de capa (note a similaridade das ilustrações) sobre o momento favorável do Brasil. É algo notável e a hora é essa!

[photopress:TheEconomist_2009_11_Brazil_takes_off.jpg,thumb,alignleft_caixa] [photopress:Veja_2009_11_Carreira.jpg,thumb,alignright_caixa] The Economist – O Brasil decola, 2009-11-12, reportagem especial (em inglês) de 14 páginas sobre a história de maior sucesso na América Latina.

 
Veja – Carreira: Agora é com você! – O Brasil decolou e as oportunidades estão aí, 2009-11-11, reportagem especial Vocações de 41 páginas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *