Notificação do Office Genuíno (OGA) chega ao Brasil

Depois do WGA – Windows Genuine Advantage, o esforço da Microsoft para reduzir a pirataria do Windows, chega agora ao Brasil o OGA, Office Genuine Advantage para combater a pirataria do Microsoft Office.

Como sempre, sutilmente introduzido através das Atualizações Automáticas do Windows (Windows Update), o Notificador do Programa de Vantagens do Office Original da Microsoft é um utilitário que, se o usuário aceita instalar, não oferece recurso para ser desinstalado ou desativado posteriormente.

Se detecta uma cópia não original de um programa do Office (XP, 2003 ou 2007), o Notificador OGA passa a gerar uma série insistente de notificações com mensagens de programa não original:

  • Na inicialização de uma cópia do Office não original, exibe uma janela de mensagem e mantém um ícone na área de notificação do Windows;
  • Adiciona uma barra de ferramentas aos programas do Office não original, que exibe mensagem de notificação;
  • Para programas do Office 2007 pirata, adiciona também uma faixa (ribbon) com mensagem de notificação.

[photopress:oga.png,full,centered]

Imagem: Reprodução do Windows Update para Notificador OGA.

Veja transcrição dos termos de uso do Notificador OGA [TXT]. Você aceita?

Expansão

Conforme anúncio do Gerente Geral Microsoft para a Iniciativa de Software Genuíno (o programa anti-pirataria da Microsoft) em final de agosto, as Notificações OGA foram primeiro veiculadas como a atualização KB949810 para usuários do Office em quatro países — Itália, Espanha, Turquia e Chile — como um pequeno programa piloto, e não trouxe muitas reclamações, exceto quando o serviço de administração corporativa do Windows WSUS (Windows Server Update Services) acidentalmente publicou o notificador como atualização crítica durante 24 horas.

Assim, a Microsoft está gradativamente expandindo o OGA para mais países. A validação e notificações de Office Genuíno está sendo agora expandida para mais 13 países, que incluem Estados Unidos, Reino Unido, Peru, Porto Rico, Brasil, Austrália, Grécia, Irlanda, Países Baixos, Finlândia, Suíça, Índia, Taiwan e outros, chegando a um total de 41 países ainda este mês.

Com a expansão do programa, já há relatos de casos de incômodos ou problemas, principalmente em redes corporativas, de usuários legítimos de cópias originais do Office. Por isso, alguns especialistas recomendam que a instalação não seja feita e/ou que administradores de redes corporativas desabilitem a distribuição e instalação do OGA através do WSUS.

OpenOffice / BrOffice.org

Quem tiver uma cópia ilegítima (não original, pirata) do Microsoft Office, e quiser evitar todo esse incômodo, não perca mais tempo e faça como eu já fiz há muito tempo: adote o BrOffice.org (OpenOffice em português do Brasil) 3.1.1.

Gratuito, livre (software de código aberto e de livre distribuição) e cada vez mais completo e bem acabado, o OpenOffice/BrOffice.org inclui editores de documentos texto, planilhas, apresentações e bases de dados, e ainda um bom programa editor de desenhos e ilustrações (estilo CorelDraw) e um editor de fórmulas matemáticas e científicas.

O OpenOffice é totalmente compatível com os formatos de documento do Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint), inclusive os novos formatos do Office 2007. Mas oferece seu próprio formato nativo de documentos OpenDocument (ODF) que é completo e compacto, além de ser um padrão conciso e realmente aberto, norma internacional ISO. O OpenOffice ainda exporta nativamente documentos para o formato PDF.

O editor de textos (Writer) e de planilhas (Calc) do BrOffice são muito completos e robustos, oferecendo todos os recursos dos simples aos mais avançados encontrados no Word e no Excel.

O editor de apresentações (Impress) ainda não é tão inteligente como as facilidades de formatação automática do PowerPoint, mas atende bem e, espero, tende a melhorar ainda mais no futuro. Quanto ao banco de dados (Base), confesso que ainda não utilizo e por isso não tenho como opinar.

O único recurso que, creio, ainda pode melhorar compatibilidade é a linguagem de macros. O OpenOffice/BrOffice.org possui o recurso de macros, que podem ser programadas em BROffice Basic, Python, JavaScript ou BeanShell, mas a compatibilidade com o VBA (Visual Basic for Applications) do Microsoft Office ainda não é plena, principalmente porque esta última está intimamente integrada à própria API do Windows, o que obviamente traz dificuldades para programas independentes e multiplataforma como o OpenOffice.

Para quem não abre mão do Microsoft Office de jeito nenhum, saiba que você consegue comprar o Office Home and Student 2007 (Word, Excel, PowerPoint) com licença para instalar em três computadores por aproximadamente 150 reais. Nos Estados Unidos essa edição custa perto de 88 dólares.

Convenhamos, 50 reais por cópia doméstica instalada não serve mais de desculpa para pirataria, para aqueles radicais que ainda se remetem aos tempos em que ter um Microsoft Office original em casa custava quase mil reais. Já nas empresas, onde a licença Home Student não serve, o caminho econômico viável é o BrOffice.org mesmo.

Para saber mais

25 Replies to “Notificação do Office Genuíno (OGA) chega ao Brasil”

  1. Olá boa tarde Márcio, infelizmente cai na besteira de colocar essa atualização para ser concluída,com isso,eu q ue nem sabia que meu office não era original, agora fico recebendo essa msg chata.Nela diz q dentro de alguns dias será notificado q meu office não é original. Será que vc poderia me responder o q vai acontecer com o meu office? Obrigado.

  2. Mais uma vez, a questão aqui é a pirataria. De música pela web, de filmes, de livros, de programas… Não importa. São os fabricantes se mobilizando para impedir a perda de $$$$.
    Acontece que ninguém se questiona se o lucro é indefinido e inesgotável. Para todo o sempre, gente como o pessoal da RIAA, das editoras, da Microsoft, dos grandes estúdios de Hollywood, ou seja, todos os tubarões da terra, vão continuar amealhando bilhões (em qualquer moeda) porque tem algo chamado de “direito autoral”.
    No caso da música, por exemplo, ela tem um componente interessante: ela marca a vida das pessoas. Quem não se sente imediatamente enviado ao seu passado e se põe a lembrar (com a alma e o coração profundamente tocados) de uma cena ou um evento qualquer, ao ouvir uma música que tocava à época, e que o marcou? De forma tão indelével qto um ferro em brasa?
    O autor da música já foi pago regiamente mtas vezes e a partir daí a música passa a ser de propriedade da humanidade. Já foi paga. Faz parte da vida das pessoas e as marca, como um selo pregasdo na alma e as vai acompanhar até o fim de suas vidas.
    Mas os tubarões das gravadoras são agora os donos dos “direitos autorais” e querem continuar para todo o sempre lucrando e lucrando.

    Assim é com a Microsoft, cujo faturamento é maior que o PIB de + de 100 nações do mundo. Que produziu o homem mais rico do mundo.
    Tudo certo mas tá esquisito. Me pergunto pq o Office tem que custar 400, 500 reais. Se a fome inaplacável de lucros desses gigantes fosse diminuida um pouco, e o Office, por exemplo, fosse vendido a R$40, ninguém pirateava. E o lucro continuaria sem fim.
    Mas não, eles não querem muito. Eles querem TUDO. Por isso essa ferramentazinha dos infernos,a OGA e a famigerada WGA. Tudo vindo da sede de lucros infidáveis. Não me incomodo em ver ou usar software pirata, música mp3 ou filme, baixados da internet.
    Me incomodo é com aqueles que, a propósito de lucrarem indefinidamente, não se detém na busca dos meios de garantir o fluxo do dinheiro em sua direção. E mais ainda me importo com aqueles que (como disse o Millor Fernandes) lucram com o seu ideal.

  3. @Jaff: Não concordo quando diz que os donos dos direitos autorais querem continuar lucrando para sempre.

    No Brasil, a Lei dos Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/1998 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm ), em seu Artigo 41, determina que o prazo de proteção dos direitos patrimoniais do autor é de 70 anos, passando depois disso a domínio público. Ou seja, como você mesmo falou, a partir daí a música [ou livro, ou qualquer outra obra autoral] passa a ser de propriedade da humanidade.

    Quanto a software, há também o ciclo de vida útil destes, e só interessa às empresas produtoras os direitos das versões recentes. Note por exemplo que o OGA só se aplica ao Microsoft Office XP, 2003 e 2007. Quem usa ainda o Office 2000 não é afetado.

    Ou seja, os autores e detentores de direitos não querem tudo. Eles querem ser remunerados por algo que criaram, dentro de um prazo válido, e que tem valor (tanto de criação quanto de necessidade e uso no mercado de consumo).

    E quanto ao valor do Office, parece que você não leu o artigo todo. Ele não custa 400, 500 reais como você disse. Ele custa 150 pra três computadores, praticamente os R$40 reais onde você falou que assim ninguém pirateava!! Você parece então ter pulado esse parágrafo do artigo para continuar com o discurso pró-pirataria.

    Não creio que autores tenham o propósito de lucrar indefinidamente, como afirmou. Mas a verdade notória é que antes mesmo de ser lançada um obra ou um software, a pirataria já está atuando. Não dão nem um dia de prazo aos legítimos autores/proprietários. Isso sim é crime!

    Argumento no artigo a forma de distribuição do OGA no Windows Update e sem desinstalação. Mas não questiono o direito dos detentores de direitos patrimoniais e autorais em defenderem sua obra dentro do que lhes é de direito e legítimo. Talvez, com piratas defendendo tão radical e descabidamente sua causa, a Microsoft tenha lá sua razão em tomar medidas drásticas para se defender.

  4. @Amanda: Entendi que o propósito do OGA é emitir notificações e lembretes constantes. Assim, creio que o que vai acontecer é que ele vai ficar de agora em diante sempre e insistentemente avisando você sobre a cópia não original…

  5. Márcio, coloquei um servidor wsus na empresa, so mandei baixar atualizações do XP. Essa atualização vem tb? msm eu não baixando atualizações do Office? Eu procurei essa atualização KB949810 e não achei no meu servidor wsus!

  6. @Marcel: Pelo que entendi, o OGA só esteve equivocadamente como atualização crítica no WSUS por um período, e não está mais. Importante notar que a inclusão do OGA via WSUS requer aceitação, manual ou automática, da licença de uso (EULA).

    De qualquer forma, é bom ficar atento caso a Microsoft resolva incluir o OGA via WSUS aqui no Brasil e ficar atento também aos problemas reportados por administradores de redes.

    Eis alguns links a respeito:

    http://blogs.technet.com/wsus/archive/2008/04/18/office-geniune-advantage-oga-notification-update-release-kb949810.aspx

    http://www.ditii.com/2008/04/19/microsoft-admits-pushing-anti-piracy-office-nag-kb949810-to-all-wsus-servers/

    http://social.microsoft.com/Forums/en-US/genuineoffice/thread/0269ec58-204b-4572-990a-bbdd2ba17a34

  7. Que papo de pirata, o pessoal tem que cobrar das operadoras, afinal a gente paga um absurdo para ter a Net, e ainda não tem direito a nada?

    Fala sério.

  8. Tenho que discordar de alguns comentários principalmente no que faz referencia ao preço do office. Todos os meus programas são originais, esse é um item que não posso abrir mão por questões profissionais. fiquei surpreso quando fui notificado de que meu office não era original, infelizmente a empresa que me vendeu o programa faliu e seus donos abriram outra empresa sabe la Deus aonde e usaram minha licença. Tentei junto a microsoft comprar uma nova licença para evitar problemas, mas a microsoft não facilita em nada a vida de quem quer deixar a ilegalidade de lado. A versão mais barata do office com o outlook incluso custa pelo menos R$ 1.200,00. Mesmo tendo sido lesado, estou tentando fazer a coisa correta, mas nesse pais quem quer ser honesto tem que pagar o preço. Abraço a todos.

  9. @Marcos: O preço de mercado de aproximadamente 150 reais que citei se refere ao pacote Microsoft Office Home and Student 2007, que inlcui os três programas mais populares do Office, Word, Excel e PowerPoint, além do programa de anotações OneNote. É muito provavelmente a versão que atende a maior parte dos usuários, em especial os particulares/domésticos.

    Segundo a tabela comparativa da Microsoft, o menor pacote que inclui o programa de emails e compromissos Outlook é o Office Basic, que também traz Word e Excel. Para acrescentar o PowerPoint, o pacote passa a ser o Standard.

    http://office.microsoft.com/pt-br/products/FX101635841046.aspx

    Pesquisando no Buscapé.com.br, encontrei o Office Basic OEM por 419 reais (Atera) e o Standard de 890 (Balão da Informática) a 1139.

    Obrigado pela participação!

  10. Artigos relacionados:

    O OGA decreta a morte do Word? – http://www.blogpaedia.com.br/2009/09/o-oga-decreta-morte-do-word.html
    Também recomenda o BrOffice como alternativa. Em Blogapaedia, 2009-09-15.

    Top 5 Hacks to Remove or Uninstall (KB949810) OGA Office Not Genuine Notifications – http://www.solidblogger.com/remove-disable-oga-office-not-genuine-notifications-uninstall-kb949810/
    Referenciado no artigo anterior. Por Bapun (em inglês), 2009-08-28, em Solid Blogger.

    Workaround para desativar e remover OGA Notificações de Office Não Genuíno (Desinstalar KB949810) – http://www.mydigitallife.info/2009/08/28/workaround-to-disable-and-remove-oga-office-not-genuine-notifications-uninstall-kb949810/
    Em My Digital Life (em inglês), 2009-08-28.

    Tradução automática do artigo anterior para o Português – http://www.mydigitallife.info/2009/08/28/workaround-to-disable-and-remove-oga-office-not-genuine-notifications-uninstall-kb949810/pt_BR/

    Office Genuine Advantage Notifications (OGA KB949810) v2.0.48.0 Released To More Markets Office Genuine Advantage Notifications (KB949810 OGA) v2.0.48.0 Lançado para mais mercados – http://www.mydigitallife.info/2009/08/27/office-genuine-advantage-notifications-oga-kb949810-v2-0-48-0-released-to-more-markets/pt/

  11. Olá,
    Márcio, gostei muito do seu blog, não conhecia Recebi uma atualização hoje ao acordar, percebi que era um notificador como sei que o meu não é original nem instalei!
    A propósito, discordo de qualquer discurso em pró da pirataria, mesmo tento 100% de programas piratas em meu PC. Como muitas famílias brasileiras, ou compra programas originais, ou compra um PC.
    Abraços!

  12. @EZeRodrigues: Solução? Eis sugestões, em ordem:
    1. Não instale a Notificação do OGA, recusando os termos de uso quando solicitado.
    2. Utilize BrOffice.org, seja livre e não se preocupe mais com Microsoft Office.
    3. Se você tem um MSOffice pirata e aceitou a instalação do Notificador OGA, pode tentar (por sua inteira conta e risco!) as sugestões dos artigos (em inglês) no comentário #11.

  13. Sugestão de como resolver o problema do OGA.
    Vá em C:\windows\system32 e acrescente ou mude .old nos arquivos
    OGAAddin.dll OGACheckControl.dll OGAEXEC
    assim
    OGAAddin.old OGACheckControl.old OGAEXEC.old
    Funciona, mas não pode deixar reinstalar o OGA novamente

  14. Galera, resolver o problema desta msg indesejada no office 2003 acesse o link postado pelo Brown Sugar no Yahoo!Respotas.
    http://www.baixaki.com.br/download/uninstall-tool.htm
    Depois de instalar, acesse o programa, clicar na aba “sistema”, procura o programa:”OGA Notifier 2.0.0048.0″ com o botão direito do mouse clique em desinstalar e pronto, ja era a mensagem!
    Mas não reinstale o Programa de Vantagens do Office Original, senão a msg volta aparecer.
    Somente é uma pena porque o programa tem validade de 30 dias, depois tem de comprar. Mas valeu!!!

  15. Marcio, não sei o que aconteceu no meu pc mas de uns dias pra cá está aparecendo uma mensagem no canto superior da tela dizendo que o office não é original e os icones da barra de ferramentas so aparecem quando clico onde está escrito inidio, inserir, etc. mas isso só acontece quando abro a planilha do excel, pois no word está normal, gostaria de entender qual seria o motivo de estar aparecendo essa frase e o que posso fazer pra que ela nao apareça mais sem causar nenhum tipo de dano ao meu computador.Obrigada

  16. Oi, Márcio!
    Tudo bem?
    Achei seu blog por acaso ao fazer uma pesquisa no google p/ tentar uma solução para o meu problema. Talvez você possa me dar umas dicas, já que não entendo quase nada de informática. Seguinte: meu antivírus (Panda) diariamente detecta ataques de spywares e pede para que eu faça uma atualização do Windows. O meu windows é original (ou ao menos acredito que seja – comprei o notebook nos eua, numa loja, e ele veio com o Windows XP), mas o meu microsoft office (word, excel etc) nao é (um amigo instalou p/ mim usando a licença dele, acho). Fico receosa de obedecer ao antivírus e fazer o windowns update e/ou instalar a atualizaçao automática e este update me causar dor de cabeça por conta do office não original. Isso pode acontecer? Ou o Windows update apenas analisa o windowns xp, mas não o office? Desculpe se a pergunta for elementar, mas realmente não entendo bolhufas disso :))))
    Obrigada pela ajuda.
    Bia!

  17. @Beatriz:
    Olá, Bia. Muito obrigado pela participação no meu blog.

    Sobre a abrangência das Microsoft Update: o recurso de Atualizações Automáticas do Windows pode sim, opcionalmente, buscar atualizações para outros produtos Microsoft que não o Windows, mas você tem que ter selecionado explicitamente esta opção.

    O exemplo deste artigo mostra exatamente uma atualização para o Office feita através do Microsoft Update em um Windows XP com a opção de atualizações para outros produtos Microsoft ativada.

    Independente disso, atualizações instaladas pelo Microsoft/Windows Update como a Notificação do Office Genuíno (OGA) ou a de Notificação do Windows Genuíno (WGA) não são feitas de forma totalmente automática, exibindo obrigatoriamente uma janela para que o usuário concorde com os termos e aceite a instalação.

    Muitas vezes as pessoas tem o mau hábito de clicar “OK” ou “Concordo” em caixas de diálogo destas confirmações sem sequer ler do que se trata. A dica é ter atenção e ler as mensagens e textos informativos que surgem.

  18. Ola márcio
    instalei um office 2003 pirata no meu PC. Quero removelo e não consigo. Já fui no painel de controle em remover programa e não cosegui. veio a seguinte mensagem
    office\OFFICE 11 \SETAP.CHM. O meu filho tentou no Pronpt de comando e não comsegui remover o programa office 2003.
    Peço que se voce poder me ajude aremovelo
    Um abraço Aubaniza

  19. Meu office não passou na validação da microsof gostaria de saber o que vai acontece? meu maior medo é ficar sem poder usar o office, eu acreditava que ele era original pois veio junto com o meu pc novo fiquei supresso!!!

  20. é assim no segundo comentário a o Márcio diz que não concorda que o direito autoral é para sempre, e ainda cita uma lei esdruxula que diz que o tempo é de setenta anos, vocês conhecem algum software com 70 anos de idade , e claro, nos EUA, uma licença do windows 7 ultimate custa 120,00 dolares, cerca de 210,00 reais , no brasil esse valor pula para 800,00 reais, uma copia do office aquele mais básico, o home and student custa US$ 30,00, cerca de 51,00 reais aqui custa na promoção 199,00 reais , então meus queridos não discutam se é certo ou errado piratear, é completamente errado , mas concordo em tudo com o jeff sayss, é uma imoralidade principalmente quando se compara com os preços praticados no primeiro mundo, como sempre nós pagamos a conta do luxo do primeiro mundo, não sei quanto a vocês mas eu sou desenvolvedor e desenvolvo e posto um monte de crackers na internet para todos os programas principalmente microsoft e adobe grade abraço a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *