Quem avisa amigo é – Classificação de sites

Navegar na Internet livremente é como passear em uma grande metrópole. Você encontrará de tudo, desde os pontos mais nobres e íntegros até os becos escuros e regiões perigosas.

A fraude inunda o e-mail e a web. Existe também o risco de conteúdos ofensivos, ilegais, imorais e os impróprios para crianças (eróticos, pornográficos, chulos, violentos etc.). Tanto o bem quanto o mal podem estar a um clique de distância.

Identificar e evitar os perigos na Internet exige atenção constante, senso crítico, cuidado e prudência.

Mas para quem ainda não desenvolveu bem esse instinto, ou para os mais desatentos e displicentes, algumas ferramentas de segurança para classificação e alerta sobre sites potencialmente perigosos podem ajudar. Conheça algumas.

Navegadores

Firefox Antiforgery O Mozilla Firefox foi pioneiro em segurança e privacidade. Em parceria com o cadastro de fraudes do projeto Safe Browsing da Google (ver projeto hospedado em Google Code), o navegador Firefox inclui recursos de Proteção contra fraudes e códigos maliciosos (veja FAQ em inglês).


A Microsoft correu atrás do prejuízo a partir do Internet Explorer 7, quando também introduziu um Filtro de Phishing e vem desenvolvendo pesquisas e tecnologias contra fraudes.

Extensões

McAfee SiteAdvisor - Veja como funciona Outra ferramenta gratuita é o McAfee SiteAdvisor. Disponível como plug-in para Firefox e Internet Explorer em Windows XP ou superior, a versão para download gratuito oferece proteção na web. Ao lado de cada link exibido em páginas, o SiteAdvisor pode exibir um ícone de classificação. Existe também o SiteAdvisor Plus pago que inclui proteção com senha e inspeção de links em correio eletrônico e mensagens instantâneas. A Globo.com fez parceria com a McAfee para também distribuir o SiteAdvisor gratuito.


WOT - Web of Trust O projeto WOT – Web of Trust oferece plug-ins para Firefox e para Internet Explorer que, similar ao SiteAdvisor, exibe ao lado de links e na barra de endereços um ícone de classificação de páginas web.

Antivírus e Segurança

Ferramentas de antivírus e proteção internet comerciais de primeira linha, como o Kaspersky Antivirus & Internet Security, oferecem também este tipo de proteção. Incorprando bases de dados do Anti-Phishing Working Group e de PhishTank, as ferramentas de segurança da Kaspersky Lab são capazes de identificar e bloquear páginas e códigos maliciosos.

A empresa Symantec oferece um serviço de consulta gratuito, chamado Norton Safe Web, onde você pode digitar o endereço de um site web e o serviço informa se ele é seguro ou perigoso, segundo a base de dados da Symantec.

Se depois de tudo isso você ainda atravessar o semáforo vermelho, bem… não diga que não foi avisado!

3 Replies to “Quem avisa amigo é – Classificação de sites”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *