Fusões de gigantes também no mercado de ECM

Não é só no mercado de infra e middleware que os líderes estão uns comprando os outros. No segmento de Gerenciamento de Conteúdo Corporativo (Enterprise Content Management – ECM), a canadense Open Text acaba de comprar a Vignette. Ambas empresas estão entre as principais no mercado de ECM, sendo que a Open Text é considerada por institutos de pesquisa uma das cinco líderes do setor, ao lado de EMC, IBM, Oracle e Microsoft.

Dentre as líderes, a Open Text é a única empresa exclusivamente focada em ECM; as outras atuam em diversos segmentos. Já a Vignette é especializada em conteúdo e mídia digital para web e Internet, ou seja, o segmento de ECM específico de Gerenciamento de Conteúdo Web (Web Content Management – WCM) e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management Systems – CMS).

Open Text compra Vignette por US$ 310 milhões, por IT Web, 2009-05-08.

Press release por Open Text (Waterloo, Ontario, Canadá) e Vignette (Austin, Texas, EUA): Open Text to Acquire Vignette (idem na Vignette), 2009-05-06.

Veja a evolução do Quadrante Mágico do Gartner, do Forrester Wave e do Datamonitor Decision Matrix para o mercado de ECM nos últimos anos:

[photopress:Gartner_Quadrante_ECM_2008.png,full,centered]

Fonte: Gartner, Quadrante Mágico para Enterprise Content Management, 2008; 2008-09-23; por Karen M. Shegda, Toby Bell, Kenneth Chin, Mark R. Gilbert, Mick MacComascaigh; reproduzido por Microsoft; também por EMC, por Oracle e por Day Software.

[photopress:Gartner_Quadrante_ECM_2007.png,full,centered]

Fonte: Gartner, Quadrante Mágico para Enterprise Content Management, 2007 [PDF]; 2007-09-21; por Karen M. Shegda, Toby Bell, Kenneth Chin, Mark R. Gilbert; reproduzido por IBM.

[photopress:Forrester_Wave_Q4_2007.png,full,centered]

Fonte: Forrester, The Forrester Wave™: Enterprise Content Management Suites, Q4 2007 [PDF]; 2007-11-09; por Kyle McNabb, para Information & Knowledge Management Professionals; reproduzido por Oracle.

[photopress:datamonitor_matrix_ecm_2006.png,full,centered]

Fonte: Datamonitor, Decision Matrix: Selecting an Enterprise Content Management Vendor (Competitor Focus) [PDF]; dezembro 2006; reproduzido por EMC Corporation em ECM Connection.

[photopress:gartner_quarante_ecm_2006.png,full,centered]

Fonte: Gartner, Magic Quadrant for Enterprise Content Management, 2006; 2006-10-11; por Karen M. Shegda, Kenneth Chin, Mark R. Gilbert, Debra Logan, Toby Bell, Lou Latham.

Empresas e produtos considerados líderes:

Desafiantes:

  • Autonomy Interwoven (aquisição em janeiro 2009) – também focada em ambiente web/internet, assim como a Vignette.
  • Hyland Software – OnBase – solução de GEC/ECM muito amigável.
  • Xerox – DocuShare.
  • Alfresco – Alfresco Enterprise – software de código aberto criado por dissidentes da Documentum.

CMS Watch – Mapa de Fornecedores ECM, em estilo “mapa de metrô”:

CMS Watch - ECM Subway Vendor Map

Para saber mais:

5 Replies to “Fusões de gigantes também no mercado de ECM”

  1. Tenho pavor em ver o Vignetti nesse top, bem como a Microsoft com o Sharepoint – que é um CMS que deixa o projeto muito amarrado.
    Mas, interessante ver esses quadros!

    []s!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *